Publicar o post de um cliente na conta de outro: que social media nunca cometeu essa gafe?
Gerenciar várias contas nas redes sociais traz o desafio de lidar com diferentes conteúdos, campanhas, objetivos, calendários e relatórios ao mesmo tempo. Às vezes dá um nó na cabeça! É por isso que a administração de redes sociais pede atenção — e a ajuda de ferramentas para organizar a rotina.
Neste artigo, vamos falar sobre as dificuldades da administração de redes sociais quando você lida com mais de um perfil e como superar esses desafios para ter uma melhor gestão das contas. Acompanhe!
Por que administrar redes sociais é desafiador?
Administrar redes sociais não é só publicar posts, como pode parecer para quem olha de fora. Requer planejamento dos conteúdos, produção de textos, criação de imagens e vídeos, interação com o público, análise de dados, reuniões com clientes e apresentação de resultados.
Ainda tem que pensar em quais redes sociais deve-se fazer a publicação. Tudo com muita criatividade para driblar a redução cada vez maior do alcance orgânico das redes sociais. Ah! E tudo isso com a conta de várias clientes ao mesmo tempo… Ufa!
Veja se você se identifica com as situações que trouxemos aqui:
Contas demais para gerenciar
Ter muitas contas para gerenciar pode dar problemas na hora de criar e publicar os conteúdos.
Você cria um post pensando na Fernanda, mas essa persona é do outro cliente… com todas as abas do computador abertas, você nem percebe que publicou na conta do cliente errado — só vai saber quando recebe uma ligação reclamando do erro!
Confundir a conta pessoal com a do cliente
Com tantas contas na administração de redes sociais, você também não percebe mais quando está logado no seu perfil ou no do cliente.
Já pensou se você publica um textão sobre política ou se empolga com a vitória do seu time, mas publica sem querer na página do cliente?
Está montado o cenário de crise para o cliente, para a sua agência e para você mesmo.
Não ter controle da interação com o público
Quando você tem vários perfis para administrar, também precisa gerenciar as notificações de comentários, mensagens, reações etc. A opção de muita gente, claro, é desativar as notificações, porque seriam muitas.
Só que, assim, você precisa ir de plataforma em plataforma, perfil por perfil, post por post, para encontrar todas as interações dos usuários. Nesse caminho, você pode perder interações importantes e ainda deixar usuários no vácuo.
Como gerenciar mais de uma rede social ao mesmo tempo?
Então, como fazer para gerenciar vários perfis e redes sociais ao mesmo? Não precisa fazer malabarismo, não! É só seguir as dicas que a gente vai te dar agora:
Concentre todas as atividades em um mesmo local
Gerenciar perfis em várias redes sociais significa que você precisa acessar cada plataforma para fazer suas tarefas — publicar posts, responder usuários, editar o perfil, visualizar dados etc.
Com tempo e organização, até dá para fazer isso. Mas uma ferramenta pode facilitar muito a sua vida e ainda evitar o problema de publicar na conta do cliente errado.
Uma plataforma de gestão de redes sociais, como a mLabs, oferece ferramentas de agendamento de posts e calendário editorial, por exemplo, que não deixam você se esquecer de publicar ou perder a regularidade das publicações.
A ferramenta de relatórios também é essencial, já que integra dados dos perfis de várias redes sociais e permite análises mais completas.
Então, você não precisa mais pular de rede em rede para gerenciar os perfis — dá para fazer tudo em um só lugar!
Estreite o relacionamento com os seguidores
Ao centralizar a gestão das redes sociais em um só lugar, você também pode melhorar o relacionamento com os seguidores.
Nenhuma interação se perde no caminho. Você pode visualizar e responder todos os comentários do Facebook, mensagens do Messenger, respostas dos stories, retweets e até avaliações do Google Meu Negócio na mesma plataforma.
Melhor ainda: dá para salvar respostas prontas e ganhar tempo, atribuir atendimentos para dar mais atenção aos usuários e ainda transformar seus seguidores em leads para fechar mais negócios!
Facilite o processo de aprovação
Muitas vezes o trabalho do social media fica emperrado no aguardo da aprovação dos clientes. Quando são várias contas para administrar, a demora nesse processo pode prejudicar o andamento e o dinamismo fundamental nas redes sociais. Então, um caminho para isso é facilitar o processo de aprovação pelo cliente.
Mais uma vez, a ferramenta de gestão de redes sociais pode facilitar a sua vida. Na mLabs, você encontra uma funcionalidade perfeita para a aprovação de posts pela própria plataforma.
Funciona assim: você cria os conteúdos e já agenda na plataforma, mas eles só entram de fato no agendamento depois de aprovados. O cliente recebe uma notificação por e-mail para revisar os posts e aprovar, reprovar ou pedir ajustes. Quando aprovar, os posts já entram no calendário, e você não precisa mais se preocupar.
Tudo isso acontece no Workflow, uma ferramenta que permite definir os responsáveis por cada tarefa — como a criação e a aprovação dos posts — e emitir notificações a cada etapa do fluxo de trabalho.
Monitore os concorrentes
Você sabe o que os concorrentes estão publicando nas redes sociais? Quais posts deles fazem mais sucesso? Monitorar a concorrência ajuda a identificar oportunidades para melhorar sua atuação e seus conteúdos.
Mas é claro que, com vários perfis para administrar, fica difícil monitorar todos os concorrentes de todos os clientes em todas as redes sociais.
Por isso, uma ferramenta de gestão de redes sociais que consolide dados de crescimento, alcance e engajamento dos principais concorrentes pode facilitar a sua vida. A mLabs faz isso para você: é possível selecionar até 5 perfis de concorrentes de cada canal para captar dados automaticamente e gerar relatórios comparativos.
Faça grupos de hashtags por cliente para agilizar postagens
Cada cliente trabalha com diferentes hashtags para identificar suas campanhas, fazer os posts aparecerem na busca ativa dos usuários e atrair mais engajamento, especialmente no Instagram, Twitter e TikTok.
Então, para que você não se perca na quantidade de hashtags que precisa guardar na cabeça, a ferramenta de gerenciamento de redes sociais também pode ajudar nisso.
A mLabs permite que você salve grupos de hashtags para cada cliente e por temática de conteúdo. Assim, você pode adicionar facilmente aos posts que se referem àquele tema.
Conte com ferramentas para saber das tendências
Uma boa administração de redes sociais exige que o social media fique de olho nas tendências. Afinal, a cada semana surgem novos recursos nas redes sociais, e novos assuntos começam a bombar.
A Exploding Topics é uma ferramenta valiosa para isso, já que mostra os assuntos que estão em tendência de crescimento no momento e quando vão estourar nas redes sociais. Outra ferramenta que você já deve conhecer é o Google Trends, que mostra as principais tendências de busca e os assuntos que você pode explorar nas redes sociais.
Além disso, na mLabs, você pode analisar dados de comportamento do público para entender de quais assuntos e formatos os seguidores gostam mais e ficar por dentro dos interesses da sua persona.
Agora, está na hora de experimentar a ferramenta que vai facilitar a sua vida na administração de redes sociais, mesmo com vários perfis para administrar. Conheça agora a mLabs e faça um teste grátis por 14 dias!