Você sabia que, de acordo com um relatório emitido este ano pela Smartinsights.com, 50% das empresas que possuem programas de marketing digital ativos não têm nenhuma estratégia definida? A outra metade está dividida entre as empresas que têm uma única estratégia digital (16%) e aquelas que integram essa estratégia em um plano geral de marketing (34%).
Muitas empresas dizem que possuem planos e estratégias eficientes e que dificilmente são utilizadas. Outras afirmam que planejamento no meio digital são inúteis e que a abordagem do marketing muda muito rápido. Mas, ainda assim, essas empresas podem se beneficiar e muito com um bom planejamento digital. Sabe por quê?
1) Uma estratégia definida te dá foco e direção
Quando você faz um bom plano de marketing digital, você consegue enxergar além das ações gerais que quer fazer online. É interessante você traçar metas, entender o comportamento de seu consumidor, estabelecer objetivos e correr atrás para concretizá-los. Quanto mais profissionalismo sua empresa ter em relação à comunicação e divulgação no meio digital, melhor será para acompanhar os resultados.
Sem objetivos específicos, fica difícil saber exatamente o que você precisa fazer online, além de dificultar a mensuração de seu sucesso.
O universo online te oferece o poder de acompanhar os resultados, segmentar o público em cada divulgação, verificar as ações da concorrência. Por isso, é fundamental seguir o planejamento para você entender suas ações e poder melhorá-las sempre!
2) Garante a unificação e personalização
Um planejamento digital ajuda a garantir que toda a equipe esteja alinhada com as atividades online da empresa. A clareza é essencial! Se tiver mais de um responsável pela página de sua empresa no Facebook, por exemplo, é importante que todos entendam a linguagem, a essência de sua empresa e como divulgar as informações da melhor maneira para o seu público.
3) Conseguir administrar melhor os recursos
Sem uma estratégia, é mais difícil programar o budget necessário para impulsionar o digital, ou contratar mais criativos para ações especificas. Ter um plano a longo prazo é sempre mais eficiente.
4) Evitar duplicações
Mesmo que você não tenha recursos suficientes, eles podem ser desperdiçados caso falte uma estratégia sobre como utilizá-los da maneira correta. Fazer um calendário anual de conteúdo, com uma linha editorial, é muito importante para as empresas! Assim, você aloca os assuntos mais pertinentes para seu público, consegue dividi-los nas semanas e fazer uma pauta relevante. Faça uma lista destes temas. Se você tem uma academia, sua linha editorial poderia ser, por exemplo:
- Modalidades da academia;
- Vídeos com passo a passo do uso de aparelhos;
- Benefícios dos exercícios;
- Dicas de alimentação pré e pós treino.
Com isso em mãos, você conseguirá distribuir o conteúdo da melhor forma e entregar algo de valor para as pessoas que seguem sua empresa.
5) Ajuda a otimizar e ficar sempre à frente
Toda empresa com um site tem que ter Analytics! Você precisa otimizar suas URLs para que seja melhor ranqueado no Google. Estratégias assim ajudam bastante na busca pela empresa e visibilidade da mesma.
6) Você ganha mais tempo e consegue mensurar melhor seus resultados
Com um planejamento feito, é preciso colocá-lo em prática. Se você fizer o calendário anual ou mensal de seu conteúdo, poderá agendar os posts e depois apenas acompanhar seus resultados. Mas como fazer para agendar os posts? É simples! Existem ferramentas como mLabs que permitem cadastrar, de forma fácil e rápida, várias contas em uma única plataforma, agendar seus posts nos melhores dias e horários, comparar seu desempenho com sua concorrência e muito mais!
Planejar é o caminho mais seguro e rentável para qualquer negócio! Se não tem um plano de marketing digital, que tal começar agora?
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