Mesmo em época de crise, o fim de ano é uma temporada de oportunidades de compra que todas as empresas precisam aproveitar!
Pensando nisso, selecionamos 6 dicas que podem ser implementadas mesmo a pouco dias do Natal e que podem ajudar bastante sua empresa a ter um final de ano exitoso!
Dica 1 para aumentar as vendas no Natal: Crie campanhas de e-mail marketing
Esta é uma das estratégias mais importantes para quem possui um negócio. Existem muitas possibilidades para elaborar uma boa campanha e fisgar a atenção das pessoas, que tendem a comprar mais devido as festas comemorativas. Lembre-se:
- Aposte em uma boa ferramenta de disparo;
- Não esqueça de medir a eficiência da mesma (pode ser através do Google Analytics mesmo);
- Tenha uma linguagem mais pessoal, para humanizar a marca, ainda mais nesta época do ano;
- Envie dicas de presentes, não como uma simples seleção de seus produtos, mas sim procurando dar valor criativo às suas sugestões. Faça com que seus clientes tenham vontade de saber o que mais sua empresa pode oferecer a eles;
- Tente programar uma promoção bacana e inclua já no título do e-mail.
Dica 2: Capriche na home de seu site
Afinal, é a página mais importante. É nela que a maior parte de seus consumidores chegam e onde muitos se perdem, levando a desistência da navegação. Tenha sempre atenção em:
- Dê dicas para o seu usuário, não permita que ele se perca em categorias desnecessárias. O “call-to-action” precisa chamar a atenção, mas deve ser simples e efetivo.
- Desenvolva o conteúdo e as prioridades que você tem dentro do seu site: foco no produto e na venda;
- Aproveite esta época para inovar no design! Banners especiais com temáticas criativas, fotos de fim de ano, são alguns dos exemplos que podem direcionar as pessoas com mais facilidade ao seu objetivo principal.
Dica 3: Use “descontos psicológicos”
Este tipo de desconto não se trata de oferecer um falso desconto, mas sim de trabalhar com a ideia de percepção do valor do seu produto. Exemplos: valor mínimo comprado ou porcentagem, compre um leve outro, descontos por quantidade, frete grátis, etc.
Não se esqueça de não elaborar descontos matematicamente complexos (que os usuários não entendam de primeira). E lembre-se: descontos reduzem a possibilidade do cliente realizar uma pesquisa por preço, aumentando as chances de fechar negócio com você.
Utilize as redes sociais para fomentar suas promoções!
Dica 4: Incentive os clientes fiéis e capture os indecisos
Uma das grandes características da internet é o compartilhamento de experiências e indicações, sejam dentro de comentários no blog ou redes sociais.
Analise esses comportamentos. Elogie e agradeça. Ofereça algo em troca (mesmo se for um cartão de natal). Adote algum tipo de incentivo para que o cliente retorne à loja ou ofereça um código para um cupom de desconto.
Dica 5: Não se esqueça do engajamento nas redes sociais
As mídias sociais são aliadas fortes durante o final do ano, portanto, precisam de uma atenção especial nessa época. Não deixe de preparar seus conteúdos para o fim do ano:
- Utilize imagens comemorativas. Mude sua capa e avatar para algo que celebre essa data do ano.
- Crie anúncios no Facebook Ads ou diretamente no Twitter. Uma publicação da sua marca pode render muitos compartilhamentos.
- Seja o mais humano possível. Publique vídeos que tenham referência ao Natal e fim do ano e que fujam do padrão das mensagens que você publica. Aposte na emoção e capture com mais facilidade a atenção de seus fãs.
Essas são algumas dicas para que as possibilidades de venda no Natal aumentem.
Propicie um bom atendimento, trabalhe conteúdo relevante nas redes sociais, gere mais clientes fiéis por meio de estratégias de descontos com e-mail marketing.
E você, tem mais alguma dica para dividir com a gente?