O próprio YouTube disponibiliza a ferramenta mais valiosa para você analisar o desempenho dos seus vídeos. Sim, estamos falando do YouTube Analytics, uma função para quem é obcecado por dados e relatórios.
O quê? Você não é obcecado por dados e relatórios? 👀
Então, é aqui que precisamos começar: os números são fundamentais para conseguirmos entender o que está funcionando e o que pode melhorar na sua estratégia do canal de YouTube.
O que é YouTube Analytics e para que serve?
O YouTube Analytics é uma ferramenta de métricas que ajuda a acompanhar o desempenho dos seus vídeos e canal do YouTube. Esses dados ajudam a compreender melhor quem é o seu público e como ele se comporta.
Afinal, não há como conhecer profundamente os seus espectadores sem entender o comportamento deles na prática!
O YouTube Analytics ajuda a responder perguntas como: quanto tempo de um vídeo o usuário assiste no seu canal? Como ele chegou até o seu vídeo? Possibilitando você aprimorar e melhorar a performance do seu conteúdo.
Como ver as estatísticas do YouTube Analytics?
Para acessar o painel do YouTube Analytics é muito simples… Bem, primeiro você precisa ter um canal no YouTube, se você não tiver, é só conferir nosso conteúdo de como fazer um canal do zero!
As estatísticas do YouTube Analytics são coletadas a partir dos vídeos que são publicados, portanto você precisa também já ter publicado algum vídeo para conseguir acessar os números.
Abra a página inicial do YouTube no seu navegador.
Depois, selecione o menu com as principais opções, clicando em cima do avatar (aquela imagem principal do canal) no alto, à direita. Um menu vai se abrir, quando isso acontecer, selecione “YouTube Studio”.
Por último, encontre a opção “Estatísticas”, que fica no menu do lado esquerdo. Talvez seja necessário rolar para baixo para encontrar a opção.
Pronto, agora você já tem acesso a todos os relatórios que precisa para conhecer melhor a performance do seu canal e o comportamento do público.
Quais são as métricas do YouTube Analytics?
Para conseguir aproveitar ao máximo o conhecimento que o YouTube Analytics pode proporcionar, é fundamental entender como ele organiza as métricas.
Cada métrica é acompanhada por indicadores de qualidade (KPIs), os quais apontam particularidades do canal e dos vídeos publicados.
Fizemos uma divisão bem didática, vê só:
Métricas do canal do YouTube
A visão geral do YouTube Analytics disponibiliza informações relacionadas ao seu canal. Ou seja, os números apontados estão relacionados ao desempenho do seu canal como um todo, não considerando os vídeos de forma individual.
Os indicadores que você poderá encontrar aqui são:
Tempo de exibição do YouTube
Essa é uma das métricas mais importantes para se acompanhar. Ela mostra o interesse que as pessoas estão tendo em relação ao seu conteúdo, o tempo que os espectadores dedicam para consumir os seus vídeos.
Imagina se você tem um tempo de exibição baixo, mas tem como hábito publicar conteúdo longos. Isso é uma indicação de que as pessoas perdem o interesse em seus vídeos em determinado momento.
A partir disso, é possível levantar algumas hipóteses para melhoria, como: reformular o roteiro dos vídeos ou reduzir o tempo deles.
Visualizações em tempo real
Essa métrica é importante para mostrar o desempenho dos seus conteúdos gerais tiveram mais recentemente.
O número é calculado considerando o número de visualizações que todos os seus vídeos receberam nas últimas 48 horas.
Assim, você descobre como está a performance do seu canal, se ele está conseguindo crescer ou há algo que precisa ser feito para melhorar.
Visualizações do Canal
Essa métrica é importante para você conseguir enxergar o número de visualizações que o seu canal acumulou em determinado período.
Esse dado é um indicador que você pode ter como parâmetro de avaliação para os seus conteúdos individuais.
Quando uma produção está muito abaixo da média de visualizações do canal, ele não apenas prejudica a média como pode indicar que o assunto abordado pode ser de pouco interesse do seu público, por exemplo.
Duração média da visualização
É a média de tempo que as pessoas levam para assistir aos seus vídeos. É aqui que você descobre se os usuários estão assistindo seus vídeos até o último minuto ou se estão abandonando o conteúdo antes do fim.
Mas como esses dados podem ajudar na prática? Ao descobrir a duração média da visualização você terá Insights sobre a duração ideal para os seus próximos vídeos.
Essa métrica também é usada pelo algoritmo do YouTube para recomendar o seu conteúdo para outros usuários e fazer com que ele seja encontrado mais facilmente em uma busca.
Existem, inclusive, outras boas práticas para conseguir isso, conhecidas como SEO para YouTube.
Número de inscrições
Os inscritos — ou subscribers — são as pessoas que clicaram para assinar o seu canal e acompanhar todas as suas atualizações.
Se você tiver que escolher uma interação para incentivar os seus espectadores: escolha as inscrições. Elas representam o nível máximo de engajamento!
Esse incentivo aumenta o envolvimento e mais pessoas inscritas significam mais visitantes
Top Vídeos
Esse indicador mostra o desempenho dos seus vídeos baseado nas visualizações de um determinado período.
Você pode ajustar essa faixa de dias conforme seu interesse, a fim de identificar seus melhores conteúdos.
Métricas da audiência
As métricas de audiência são importantes porque elas mostram detalhes e informações sobre o público que consome as suas produções.
Por meio delas, é possível desenvolver uma persona para o seu canal e conhecer melhor as dores e as necessidades dos seus potenciais clientes.
Em métricas de audiência, vamos falar que esses dados são sobre os espectadores que estão assistindo os conteúdos que são publicados no canal.
Visualizadores únicos
Para descobrir os visualizadores únicos, o YouTube faz uma estimativa total do número de pessoas que assistiram os seus vídeos.
Essa métrica não considera múltiplas visualizações vindas de uma mesma pessoa. Ou seja, ela consegue mostrar um parâmetro de espectadores que, de fato, assistiram o seu conteúdo.
Quando os seus espectadores estão online
Esse dado é importante porque mostra quando as pessoas que assistem os seus conteúdos estão, de fato, ativos na plataforma.
Você pode, assim, conhecer os melhores horários e datas para fazer a sua publicação. Além disso, torna possível criar uma comunidade ativa, oferecendo conteúdos ao vivo para o momento de maior audiência do seu canal.
Gênero, idade e país
Se você quer conhecer melhor o seu público, é fundamental saber detalhes sobre ele. O YouTube Analytics permite que você decifre o gênero, a idade e o país de origem dos seus espectadores.
Dessa forma, você pode entender como deve ser feita a abordagem das suas publicações, pensando no tom e na voz que deve ser adotada em cada um dos vídeos e no canal como um todo.
Dispositivos
Entender por qual dispositivo a sua audiência vem é fundamental para pensar em como será o conteúdo.
Por meio dessa métrica, você poderá ver se os seus espectadores assistem os conteúdos pelo computador ou smartphone. Disso é possível tirar hipóteses e Insights para abordagens e temas de novos conteúdos.
Métricas da busca do YouTube
Existem vários caminhos que podem levar a sua audiência até o seu conteúdo no YouTube, as métricas de busca podem ser melhoradas a partir de alguns indicadores:
Impressões e CTR
A Taxa de Clique (CTR) e o número de impressão são indicadores que apontam a qualidade do uso do thumbnail — as miniaturas —, do título e da descrição para os seus conteúdos.
Essas são as três maneiras de atrair a atenção do seu público para o seu vídeo. Por isso, é fundamental usar a palavra-chave em evidência, mostrando para a pessoa do que se trata o conteúdo.
A miniatura também precisa ser chamativa e convidativa. Quando melhor a taxa de CTR, melhor será o número de impressão do seu vídeo.
Origens de Tráfego
Ao cruzar as informações da audiência com as buscas, é possível chegar no indicador de “origens de tráfego”.
Ele aponta de onde está vindo o seu público, se ele está chegando por meio de buscas no Google, na própria plataforma ou de outro local.
São possíveis origens de tráfego:
- vídeos sugeridos, aqueles que são indicados pelo YouTube após a reprodução de um conteúdo;
- externos, um tráfego que vem de fora do YouTube;
- busca, pessoas que fazem busca de palavras-chaves dentro do YouTube;
- YouTube Ads, anúncios e publicidades feitas antes de exibir um vídeo;
- Playlist, recurso do YouTube que inclui vídeos que tem a mesma temática ou podem ser de interesse do espectador.
Métricas dos vídeos
Por serem um pouco semelhantes, muitas pessoas confundem as métricas de canal com as de vídeos. Isso porque os indicadores têm nomes parecidos.
Mas enquanto a métricas do canal dá uma visão geral, as métricas de vídeos apontam dados específicos de cada um dos conteúdos publicados no seu canal.
Visualizações
É o número de pessoas que assistem aos seus vídeos. Para que um view seja contado, é preciso que um usuário assista ao seu vídeo por um certo tempo, mas o YouTube não informa exatamente que tempo é esse.
O YouTube Analytics compara automaticamente o número de views do período selecionado com outros períodos anteriores. Desta forma, você consegue analisar a performance do canal com análise comparativa.
Uma dica para quem tem poucas visualizações é criar títulos e miniaturas que despertem a atenção dos usuários. Essa e outras boas práticas estão disponíveis no nosso post sobre como ganhar visualizações no YouTube. 😉
Inscritos no vídeo
Para saber se o seu vídeo é de qualidade ou se ele é atraente o bastante para fazer o seu canal crescer, o YouTube Analytics apresenta a métrica de “inscritos no vídeo”.
Ele representa o número de pessoas que clicaram para se inscrever no seu canal a partir de determinado conteúdo.
Ela é uma indicação importante para mostrar quais as abordagens favoritas do seu público, a fim de conquistar novos assinantes para o seu canal.
Retenção da audiência
O quanto você se esforça para manter a audiência engajada nos seus vídeos? Será que as pessoas estão fechando o navegador pouco tempo depois de dar o play nos seus vídeos?
O relatório de retenção vai responder essa pergunta para você! Essa métrica mostra a capacidade que cada vídeo tem de manter as pessoas assistindo.
Ao analisar esses dados você saberá detalhes importantes, como quais partes de cada vídeo são mais populares.
Portanto, dê mais atenção aos 15 primeiros segundos dos seus vídeos, segundo o próprio YouTube esse é o tempo que os espectadores estão mais propensos a desistir do conteúdo.
Métricas de engajamento
Quer saber como as pessoas estão reagindo ao seu vídeo? Veja a aba de “Envolvimento”.
Encare esses dados como o termômetro do YouTube para saber se o seu conteúdo é relevante e indicá-lo para novos usuários.
Agora, saiba mais sobre cada uma dessas métricas!
Gostei e não gostei
Vídeos com “não gostei” todo canal tem! O que não pode acontecer é essas interações aumentarem mais que a média.
Se isso acontecer, questione alguns tópicos do seu conteúdo, já que ele desagradou seu espectador de alguma forma.
Cliques nos cards
Quando você publica um vídeo no YouTube, pode carregá-lo com alguns cards indicando para vídeos antigos do seu canal.
Dessa forma, você cria uma espécie de narrativa, mostrando para o público que as informações do seu canal são conectadas.
Quando uma pessoa clica nesse card, ela abre uma nova aba com o seu vídeo — ou canal. E essa interação é um caminho positivo de interação.
Comentários
Também é uma métrica que demonstra forte engajamento, o que explica porque você deve gerenciar os comentários no YouTube!
Se eles apresentaram queda, adote técnicas para incentivá-los: faça vídeos com conteúdo “menos fechado”, ou seja, que convidam o espectador a participar, coloquem questões e façam perguntas.
Compartilhamento
Reza a cartilha do marketing digital que quando alguém compartilha algo, é porque essa pessoa está não apenas envolvida, mas apaixonada pelo conteúdo.
E, acredite, para que as pessoas compartilhem seus vídeos você não precisa ter ideias mirabolantes, o feijão com arroz é sempre a melhor opção: conteúdo de qualidade e frequência de postagem!
O que é YouTube Insights e qual a sua ligação com o YouTube Analytics?
Ah, antes de finalizarmos esse conteúdo é importante trazermos para cá uma dúvida muito recorrente. O YouTube Insights não é um relatório do YouTube Analytics!
Na verdade, o YouTube Insights é um estudo feito pela plataforma que aponta os motivos que fazem os brasileiros consumirem os vídeos no YouTube.
Esse estudo é atualizado com frequência, oferecendo Insights para quem procurar trabalhar com conteúdo no YouTube.
O YouTube Analytics é uma ferramenta completa com métricas e indicadores que podem fazer a sua estratégia ser mais eficiente.
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As ferramentas avançadas de dashboards e relatórios, torna possível que a inteligência por trás das métricas esteja ao favor da sua estratégia, sem grandes esforços de captação e tratamento dos dados.
Entre seus recursos, existe o dashboard que permite que você estabeleça uma visão geral dos resultados do canal para acompanhar periodicamente. Neste recurso, é possível estabelecer as métricas que deseja mostrar e ordená-los na ordem e formato que quiser!
Já o recurso relatórios tem como objetivo gerar relatórios para extração ou envio, com possibilidade de agendamento e compartilhamento por email direto da plataforma!
Assim, o trabalho mensal de colher dados manualmente e produzir um relatório de métricas, não precisa mais existir. A plataforma colhe tudo isso pra você e manda por email para sua equipe ou clientes.
Se o relatório documentado ainda não atende as necessidades do seu negócio, ainda existe o recurso de apresentação que une todas as informações para te oferecer um material para com os resultados para apresentação ao seu cliente ou restante de sua equipe.
Este recurso, sem dúvidas, é uma verdadeira “mão na roda”. Além de te entregar a apresentação pronta, a funcionalidade ainda permite que você faça alterações na folha de rosto para que fique com a cara da sua empresa!
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