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Como usar o Twitter Trending Topics para o marketing?

Como usar o Twitter Trending Topics para o marketing?
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Você sabe como usar o Twitter Trending Topics? Se a sua resposta for não, saiba que você pode estar perdendo uma grande chance de alavancar a sua estratégia de marketing na plataforma.

Isso porque, os tópicos em alta aumentam o engajamento e, consequentemente, melhoram a performance da marca na rede social. Mas como isso acontece?

Todo mundo gosta de comentar sobre os temas mais quentes do momento, não é mesmo? E, nas redes sociais não é diferente. Por lá, os acontecimentos em alta também dão o que falar!

Ao publicar sobre os tópicos que são tendências no Twitter, a marca aumenta o alcance do seu post que passa a ser visualizado por mais usuários e com isso pode até conseguir novos seguidores!

No post de hoje, descubra algumas dicas exclusivas para alcançar mais pessoas usando o Twitter Trending Topics. Vem com a gente!

Já conversou com alguém que repete sempre as mesmas histórias? Aquela vez em que aconteceu algo em uma festa, um caso que ocorreu em mil novecentos-e-lá-vai-pedrada ou assuntos sobre os quais você não aguenta mais falar.

As respostas geralmente são olhares distraídos ou bocejos. É exatamente assim que os usuários se comportam no Twitter com temas que não são interessantes.

Em contrapartida, os temas do momento geram mais participações. As pessoas querem falar sobre assuntos que estão bombando, eles geram mais curtidas e retweetsIsso é Twitter Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter!

Basicamente, a plataforma varre os comentários e identifica as principais palavras-chave, hashtags e tópicos discutidos recentemente. 

Por isso é muito importante saber usar os recursos da plataforma. Quando bem utilizada ela se torna uma poderosa aliada dos profissionais de marketing.

Afinal, qualquer social media que se preze sabe que tweetar somente sobre a própria marca traz poucos resultados.

As pessoas querem interações mais reais e dinâmicas. Por isso, vale muito a pena estimular as conversas com temas de maior impacto, que realmente levem em conta o que as pessoas estão discutindo na atualidade. 

Quando um tópico aparece nos trends significa que milhões de usuários estão falando sobre ele. Ou seja, participar dos assuntos mais quentes do momento é como ser a pessoa descolada da festa que chega e conversa com todo mundo!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Agora, que você já sabe como funciona o Twitter Trending Topics, pegue o seu caderninho ou abra o seu bloco de notas e se prepare para anotar dicas de como aplicar o recurso nas suas estratégias de marketing!

Os Trending topics são bem fáceis de localizar na plataforma. Para acessá-los, faça login no Twitter e clique no botão “#explorar”, localizado no menu à esquerda da página inicial.

Twitter Trending Topics: imagem da página inicial do Twitter

A princípio, você verá os tópicos personalizados. Ou seja, identificados pelo algoritmo como relevantes com base na sua localização e interações na rede. 

No caso de perfis comerciais, pode ser ainda mais interessante. Se a marca é da área de marketing digital por exemplo, ela receberá recomendações sobre os tópico em destaque do seu nicho de atuação.

Mas não se vive apenas de um tema, concorda? Por isso, você pode navegar através de abas específicas. No topo da tela, você verá algumas opções como “Notícias”, “Esportes”, “Diversão” e “Entretenimento”.

Twitter Trending Topics: imagem da página inicial do Twitter

Você também pode personalizar as recomendações com base nas suas atividades. Para isso, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela e marque a opção “Assuntos para você”.Twitter Trending Topics: imagem da página de configurações do TwitterAlém de explorar os tópicos por categorias e escolher as recomendações com base nas suas atividades, existe a opção por localização.

Também é possível alterar a localização, caso você queira saber quais são os tópicos mais discutidos de uma região específica. 

Ao marcar a localização desejada, uma nova lista de tópicos será disponibilizada e  você verá os temas quentes do momento e o número de tweets relacionados a ele. 

Para visualizar os posts, basta clicar sobre a tendência desejada. A seguir, serão abertos os posts por ordem de relevância, mas é possível trocar. 

Na aba “Mais recentes”, são listados os tweets por ordem cronológica. As outras opções são “Pessoas”, “Fotos” ou “Vídeos”, também classificados por ordem de relevância. 

Twitter Trending Topics: imagem da página Twitter Trending Topics
Quando encontrar um tema que valha a pena escrever sobre, faça-o na sua própria timeline. Simples, prático e eficiente. 

Use listas para estratégias de benchmarking

O recurso de listas, muitas vezes, é ignorado pelos usuários. No entanto, para o perfil comercial, ele pode ser muito valioso. 

Quando você cria uma lista no Twitter e adiciona um tema para ela. Por exemplo, “Marketing Digital”. Você pode acrescentar perfis relevantes da sua área (canais relacionados e concorrentes) para observar sobre o que eles postam. 

Comparar seus conteúdos com os demais concorrentes é uma prática de benchmarking muito importante para aprimorar processos e práticas internas, é como aprender com os “campeões”, sabe?

Para criar uma lista é muito fácil. Simplesmente clique na aba “Listas” no menu à esquerda da página inicial e, a seguir, selecione “Criar uma lista”.

Twitter Trending Topics: imagem da página de criar listas do Twitter
banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Para aparecer nos Trending Topics do Twitter e se juntar a milhares de usuários, você só precisa publicar um tweet utilizando a hashtag, palavra ou frase exata. 

Mas, é importante ficar atento às diretrizes da plataforma para não violar as regras gerais da rede social e ter o perfil banido.

Além de estudar as regras do Twitter, lembre-se de manter a qualidade do seu post. Quanto maior for sua qualidade melhor posicionado seu post será!

Um conteúdo de qualidade, escrito com as palavras-chave do momento tem mais chances de ganhar curtidas, comentários e retweets.

E, essas interações são muito valiosas para divulgar seu post na rede social e, consequentemente, levá-lo para o topo!

Acompanhe seus resultados de perto

Para aproveitar as oportunidades da rede social e atingir em cheio a audiência, você precisa ter ferramentas que te ajudem a analisar o seu desempenho.

Afinal, de que adianta descobrir os temas mais comentados e tweetar sobre eles, mas não saber se teve resultado positivo com a ação?

Para isso, você pode utilizar o Twitter Analytics. Uma ferramenta gratuita do Twitter voltada para análise de métricas e resultados.

Com mLabs, por exemplo, você consegue ter relatórios automatizados do Twitter e de outras redes sociais. A ferramenta permite que você crie gráficos personalizados para ter Insights precisos de acordo co o seu objetivo de marketing.

Veja os gráficos de “Influência” e “Efetividade” sobre as interações e o alcance das publicações na rede.

Twitter Trending Topics: Imagem do gráfico de Influência da mLabs
Twitter Trending Topics: Imagem do gráfico de Efetividade da mLabs

A mLabs também é uma poderosa aliada para otimizar o tempo dos profissionais de marketing.  Pela ferramenta, é possível criar grupos separados para hashtags e fazer a análise das palavras que realmente interessam para a marca.

Twitter Trending Topics: Imagem do gráfico de Hashtags da mLabs

Case de sucesso

Uma marca que manda bem nos trending topics é a Guaraná Antarctica. Em uma de suas campanhas, ela usou a hasthtag #boralá para incentivar os usuários a postarem um momento especial consumindo o seu produto.

Cada usuário que realizava um tweet com a hashtag recebia uma resposta imediata da marca. Com essas interações, a marca conseguiu colocar a hashtg nos trending topics, atingindo assim seu objetivo de gerar engajamento, aumentar o alcance e ter mais visibilidade na rede!

Twitter Trending Topics: imagem de um tweet da marca guaraná antártica

A análise diária dos Twitter Trending Topics é uma ótima maneira para otimizar a sua estratégia e manter as suas interações com o público.

Acredite, essa é uma prática regular em alguns dos maiores escritórios de marketing e agências de publicidade ao redor do mundo. 

Curtiu nossas dicas? Está pensando em implementar essa rede social em suas estratégias de marketing?

Se a resposta for sim, veja também nosso post sobre Twitter para empresas e conheça mais maneiras de promover interações e gerar  tráfego para os canais da marca.

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