Feedbacks ajudam a evoluir. É assim na reunião com o chefe, que fala como está o trabalho do colaborador. É assim quando o professor chama o aluno para uma conversa depois de uma prova. E, é assim também com o feedback no Facebook, que ajuda uma marca a avaliar sua presença na rede social.
Feedbacks nas redes sociais podem vir de várias formas, nos comentários de um post, por exemplo, ou nas avaliações de uma página no Facebook. Mas, neste artigo, vamos mostrar como a marca pode lidar com o feedback negativo nas suas estratégias de marketing na rede social.
O Facebook considera que houve um feedback negativo, quando o usuário realiza alguma das ações listadas abaixo:
- ocultar a publicação;
- parar de ver publicações da página por 30 dias;
- deixar de seguir a página;
- reportar como spam, nudez, violência, assédio, notícia falsa etc.
Para realizar uma dessas ações e dar seu feedback no Facebook, o usuário precisa clicar nos “três pontinhos” em qualquer post do feed, dos Stories ou diretamente na página, e selecionar a opção desejada. Veja na imagem.
Quando vários usuários dão feedback negativo, o algoritmo do Facebook capta essa informação e reduzir o alcance das postagens prejudicando o desempenho da página. Por isso, essa análise precisa entrar no planejamento do social media.
Onde visualizar os feedbacks negativos da sua página?
O Facebook quer que você saiba quando os usuários marcam suas publicações no feedback negativo. A intenção é que você use essa informação para evitar conteúdos indesejados e até proibidos pelas diretrizes da plataforma. Dessa maneira, a experiência dos usuários na rede social se torna mais valiosa — e é esse o maior objetivo do Facebook.
Por isso, essa informação está disponível na ferramenta de “Informações da Página” e no Gerenciador de Anúncios. O feedback no Facebook se aplica tanto nos posts orgânicos, quanto nos patrocinados.
Pela mLabs, facilitamos a vida dos administradores ao concentrar toda a gestão de redes sociais em um só lugar. Por isso, está lá também a informação dos feedbacks negativos do Facebook.
Como o feedback no Facebook impacta seus resultados?
Quando você recebe um feedback negativo, o Facebook toma algumas atitudes.
Se um usuário pede para não ver mais uma publicação da sua página, o Facebook reage imediatamente e faz o post desaparecer para ele. Se a pessoa denuncia como spam, nudez, violência, fake news etc., o post vai para análise e o Facebook avalia se ele vai contra os seus Padrões de Comunidade. Se for, o post é excluído da rede. Ainda, dependendo da gravidade e da recorrência da página na violação, o Facebook pode restringir suas publicações, desativá-las e até denunciar às autoridades competentes.
Além das ações diretas do Facebook, o feedback negativo também pode entrar no cálculo do algoritmo, como falamos anteriormente, e o seu alcance pode ficar prejudicado por ter muitos usuários reagindo negativamente aos seus posts.
Nos anúncios do Facebook, o impacto do feedback negativo é ainda mais evidente. Esse é um dos principais fatores do cálculo da Pontuação de Relevância, que define uma nota de 1 a 10 para medir a reação do público ao seu anúncio.
Uma pontuação alta significa um bom desempenho e maior probabilidade de que a publicidade seja exibida para o público que você deseja, em detrimento de outros anúncios concorrentes.
Portanto, feedbacks negativos podem prejudicar o desempenho, reduzir o alcance e aumentar os custos das suas campanhas. Em casos mais graves, o Facebook pode impedir a sua veiculação ou até excluir a página da plataforma.
Como gerenciar feedbacks negativos?
Feedbacks negativos são comuns, dentro e fora das redes sociais. Volta e meia, algum usuário pode pedir para não ver uma publicação da sua página, talvez porque não gostou do conteúdo mesmo, ou porque quer organizar melhor o seu feed, ou simplesmente porque está num dia ruim!
Além disso, muitas vezes o feedback negativo cresce em publicações que têm alto engajamento. Nesse caso, o post alcança tanta gente que acaba aparecendo no feed de pessoas que não esperavam vê-lo. E, com essa inserção inesperada, elas acabam marcando o post negativamente.
Então, é preciso analisar o contexto antes de se desesperar com os feedbacks negativos. De qualquer forma, quando vários usuários marcam uma publicação como indesejada ou deixam de seguir a página, faça uma análise do que pode ter acontecido.
Mas saiba que as páginas não têm influência sobre o feedback no Facebook. Não há como eliminar feedbacks negativos ou pedir para um usuário desfazer a marcação, por exemplo. Eles simplesmente são recebidos.
O que as páginas podem fazer é adotar atitudes para diminuir as chances de receber feedbacks negativos. Veja, agora, as atitudes que você pode tomar para isso!
Siga os Padrões de Comunidade do Facebook
Se você não segue as regras do Facebook, simplesmente não pode estar ali. A rede social elimina posts e páginas que disseminam discurso de ódio, violência, nudez, entre outras práticas reprováveis. Então, leia os Padrões de Comunidade do Facebook e se adeque a eles.
Entenda as expectativas do seu público
Estude o perfil da sua persona. Entenda os temas, a linguagem, os formatos e os tipos de imagens que o seu público gostaria de ver no feed. Assim, você pode definir sua linha editorial com mais chances de agradar os seguidores.
Publique menos conteúdos de venda
O Facebook não deve ser usado para “panfletar”. Ninguém gosta de ser incomodado com publicidade agressiva o tempo inteiro, essa atitude só tende a afastar o público. Portanto, mude o foco da marca para o público e crie conteúdos úteis e relevantes para a vida do consumidor.
Utilize imagens atrativas
Imagens atraem o olhar — para o bem e para o mal. Se você inclui imagens sem qualidade, difíceis de entender ou muito poluídas, por exemplo, pode ser outro motivo para o público ocultar o post.
Melhore o direcionamento dos anúncios
Outro motivo para receber feedback negativo é direcionar os anúncios para as pessoas erradas ou para um público muito amplo. Assim, você atinge pessoas que não tem nada a ver com a sua marca. Portanto, restrinja o direcionamento para uma audiência interessada no que você anuncia.
Fique sempre de olho no feedback negativo na plataforma, ele é uma boa temperatura da aceitação do público sobre o conteúdo da página. Se os posts não estão agradando, você já sabe que precisa mudar algo na sua linha editorial, especialmente se eles não estão de acordo com as regras da rede social.
Mas, se você segue as boas práticas no Facebook, não tem por que se preocupar. Veja agora as nossas dicas para ter mais sucesso com os seus posts no Facebook!