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Contagem regressiva do Instagram: o que é e como usar no marketing?

Contagem regressiva do Instagram: o que é e como usar no marketing?
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A contagem regressiva do Instagram é a cereja do bolo das estratégias de marketing para divulgação de campanhas nessa rede social.

Esse sticker interativo, disponível no Instagram Stories, é o toque final que você pode dar para sua campanha ou lançamento ficarem fresquinhos na mente dos seguidores. Funciona como um Save the Date e aproveita um gatilho super importante do marketing: o senso de urgência.

Mas, olhando em termos práticos, a contagem regressiva do Instagram vai ajudar seu público para que eles não percam um evento, lançamento, live ou qualquer outra novidade da marca. Afinal, quantas vezes você já viu uma oferta e pensou “não posso esquecer dessa data”, e depois se esqueceu completamente?

Para que isso não ocorra com os seguidores da marca, vamos te explicar como usar essa funcionalidade passo a passo, e claro, dar dicas de aproveitá-la estrategicamente!

Como funciona a contagem regressiva do Instagram?

Que a contagem regressiva do Instagram é valiosa para as campanhas de marketing na rede social, você já sabe. Agora, vamos mostrar como ela funciona na prática.

De acordo com o Instagram, quando o usuário publica um Story com essa funcionalidade qualquer seguidor pode acompanhar ou compartilhar o conteúdo.

Inclusive ao ver o Story, os seguidores poderão tocar na figurinha para ativar um alerta no celular que será emitido assim que a contagem terminar.

Mas se os Stories ficam disponíveis por 24 horas, como definir uma data de fim da contagem regressiva por mais tempo? Se você tem essa dúvida, fique tranquilo!

Mesmo que o Story desapareça, a contagem regressiva permanece funcionando normalmente, e você pode criar outras campanhas sem que uma atrapalhe a outra.

Passo a passo de como usar a contagem regressiva dos Stories

Agora que você já sabe como funciona esse esse sticker interativo do Instagram. Veja, o passo a passo de como usá-lo para engajar o público antes mesmo da sua campanha acontecer.

Abra o Instagram e selecione a câmera no canto superior esquerdo da tela para fazer um novo Story. Selecione o conteúdo (foto ou vídeo) que será publicado. Toque no ícone de stickers, ou arraste a tela para cima e selecione o adesivo de contagem regressiva.

Contagem Regressiva do Instagram: imagem da tela do Instagram no celular.

Assim que o sticker for selecionado, ele aparecerá nos seu Story e você poderá customizá-lo. A primeira coisa que você precisa fazer é dar um nome à sua contagem.

Selecione no campo de texto e descreva o nome do evento. Lembrando que a palavra não pode ser longa. Por exemplo, se você estiver fazendo a contagem regressiva para uma promoção ou venda que está acontecendo em uma loja, poderá nomear sua contagem regressiva como “Promoção do dia” ou “Descontos de 20%”.

Contagem Regressiva do Instagram: imagem da tela do Instagram no celular.

Em seguida, clicando no campo do tempo, você determinará a data de término da sua contagem. Você pode decidir por selecionar o dia todo (quando a contagem regressiva se encerra à meia-noite do dia escolhido) ou escolher o horário específico, desmarcando a opção “O dia todo”.

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Contagem Regressiva do Instagram: imagem da tela do Instagram no celular.

Por último, você pode editar a cor de fundo do contador. Selecione no círculo colorido bem no topo da tela para visualizar todas as opções de cores e escolher a que melhor se adapta à sua postagem.

Contagem Regressiva do Instagram: imagem da tela do Instagram no celular.

Pronto! Agora você pode terminar de editar seu Story, se quiser incluí-lo em alguma galeria de destaque, e publicá-lo. Lembrando que, o sticker de contagem regressiva do Instagram pode ser usado para contagens de, no máximo, um ano a partir da data de publicação.

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Como usar a contagem regressiva do Insta estrategicamente?

Os Stories, quando utilizados de maneira estratégica, aumentam o engajamento do público com a marca e, se somados ao cronômetro regressivo, podem gerar senso de atenção ou urgência estimulando os seguidores a interagirem com o evento.

Então, para ajudar você a ter resultados positivos com a aplicação desse recurso, separamos alguns exemplos estratégicos utilizados por algumas marcas na rede social. Confira!

Faça contagem regressiva para uma live

As transmissões ao vivo estão se tornando cada vez mais populares. Muitas marcas utilizam as lives para se comunicarem com o público e o algoritmo da rede social tende a priorizar os vídeos em streaming.

Como são raras as pessoas que têm boa memória para lembrar do dia e horário da transmissão, a contagem regressiva do Instagram é uma mão na roda.

Por exemplo, a Resultados Digitais utiliza as lives para conversar com o público sobre assuntos de seu interesse. Desde o lançamento da funcionalidade, a marca tem aplicado a contagem regressiva do Instagram para engajar o maior número de pessoas a assistirem e participarem das suas transmissões.

A dica aqui é definir o horário final da contagem regressiva, entre 5 a 10 minutos, antes de começar a live. Para a galera ter um tempinho de acessar a plataforma e não perder o começo da transmissão.

Promova campanhas ou sorteios

O senso de urgência e restrição de tempo são gatilhos mentais excelentes para manter a atenção do seu público. Uma empresa que, por exemplo, deseja promover uma campanha para vender um produto ou divulgar um sorteio no Instagram, pode usar o sticker para indicar que a campanha tem um prazo de validade.

Um bom período para o uso da contagem regressiva do Instagram em promoções e sorteios são as datas comemorativas. Além de criar o senso de urgência, para que a data não passe em branco, é possível associar estratégias de descontos em alguns produtos específicos.

Use o recurso para destacar eventos

As redes sociais são canais excelentes para a promover a geração de leads e o relacionamento entre a marca e o público. Mas nem tudo acontece online, uma marca pode realizar muitos eventos presenciais para se aproximar do seu público.

Desde lançamento de produtos a realização de eventos e, nesses casos, a contagem regressiva do Instagram também pode ser utilizada para gerar interesse e garantir a participação dos seguidores nos eventos fora da rede social.

Por exemplo, uma banda pode utilizar o recurso do Instagram para criar alertas sobre os próximos shows. Ela pode incrementar, ainda mais, a campanha criando um storytelling e uma call to action, para que o seguidor selecione a opção de acompanhar a contagem regressiva e ser lembrado da data do show.

Deu para perceber que a contagem regressiva do Instagram funciona como um excelente gatilho mental, principalmente o do senso de urgência? O neuromarketing explica, o medo de estar perdendo algo pode ser ativado quando uma pessoa percebe que tem pouco tempo para aproveitar um benefício oferecido por uma marca.

Por isso, fique atento. O desenvolvimento de novas funcionalidades nas redes sociais acontece mais rápido do que a gente imagina. Então, não deixe de aproveitar todas as oportunidades para interagir com seu público.

Agora, que você sabe como utilizar a contagem regressiva do Instagram, siga nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

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