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Publicidade na Internet: o que é e como fazer

Publicidade na Internet: o que é e como fazer
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Quem trabalha com marketing digital sabe que a publicidade na Internet é bem diferente da tradicional.

Na verdade, ela passa longe do marketing tradicional, que lançava mão de recursos como telemarketing, propaganda na TV, alcance de massa e ações generalistas. A publicidade na internet envolve um conjunto de ações e estratégias específicas para a construção de uma marca, atração do público, conversão e relacionamento.

E, apesar de muitas pessoas ainda associarem o ambiente online a recursos inacessíveis e estratégias complicadas, a publicidade na internet é muito mais simples e barata que a tradicional. Hoje em dia, é possível criar – do zero – uma marca forte investindo apenas na publicidade na internet.

Para as grandes marcas, já consolidadas no mercado, a internet representa uma revolução na forma de fazer marketing e se relacionar com o público.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue com a gente! Neste post, vamos mostrar o que é publicidade online, quais são suas vantagens e como ter sucesso com isso.

O que é a publicidade na Internet

Publicidade na Internet é um conjunto de estratégias e táticas usadas para construção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços, aumento das vendas e fidelização de clientes no mundo virtual.

Diferente da publicidade tradicional, investir em estratégias de marketing na internet permite resultados mais rápidos com um retorno sobre o investimento (ROI) muito maior.

Isso acontece por diversos motivos. Primeiro, porque anunciar na Internet é muito mais barato que nos meios tradicionais de comunicação, como o rádio e a TV.

A possibilidade de alcançar as pessoas certas, através da segmentação, faz com que as ações sejam muito mais efetivas em termos de conversão. Da mesma forma, o retorno em termos de alcance e audiência é igualmente maior, já que a Internet permite chegar à milhares de pessoas de forma simples e eficaz.

Vale a pena investir em publicidade online?

O primeiro benefício, claro, é ter uma vitrine aberta na principal avenida do mundo, 24 horas por dia, 7 dias da semana. Quando você investe em publicidade na Internet é praticamente isso que acontece: a marca fica visível para milhares de pessoas que nem sabiam que ela existia. O tempo todo.

A publicidade online, quando bem feita, aumenta a visibilidade de uma marca e, com isso, as possibilidades de tráfego para um site ou e-commerce.

Aliás, a internet permitiu o nascimento do comércio virtual. E as pessoas estão cada vez mais propensas e confiantes para comprar através da internet. Pesquisas apontam que os gastos com publicidade digital  na América Latina chegarão a 9 bilhões de dólares em 2019.

O Brasil será responsável por 50,7% desse resultado e, até 2023, as empresas devem aplicar 82,1% do orçamento no digital, crescimento relevante comparado com 64,1% investidos hoje.

Veja o gráfico de expectativa de investimentos, em anúncios para dispositivos móveis, até 2023.

Publicidade na Internet: gráfico da Pesquisa

E, se você ainda precisa de mais motivos para apostar na publicidade na Internet, continue lendo este post,  vamos apresentar outras vantagens do formato digital em relação ao tradicional!

Redução de custos

A publicidade no mundo virtual custa menos que no modelo tradicional. Qualquer pessoa pode e consegue investir, porque não existe um valor mínimo.

Simplicidade

A criação de uma campanha online é mais simples que a tradicional, especialmente porque os recursos e as informações necessárias estão todas disponíveis nas plataformas de anúncio online.

Aliás, ferramentas como o Facebook Ads, Instagram Ads e o próprio Google trazem uma quantidade de informações que sequer eram disponíveis para as marcas antes da internet. Além de viabilizar o alcance das pessoas certas para a marca, as plataformas para anúncios estão cada vez mais simples e intuitivas.

Alcance

Com mais de 4.3 bilhões de usuários da internet em todo mundo, não dá pra dizer que o ambiente digital não seja um ambiente de massas.

usuarios-internet

E elas estão distribuídas em diferentes canais da internet: sites, grupos, portais, redes sociais, etc.

Isso significa, em primeiro lugar, que a internet é o lugar perfeito para alcançar massas, independente de localização geográfica.

Mas, não é só isso. Além de alcançar muitas pessoas, é possível chegar às pessoas que realmente têm interesse e identificação com a marca. A segmentação de anúncios de acordo com o público e com os objetivos de marca é o que permite que o alcance seja efetivo.

Precisão

publicidade na Internet é ainda mais precisa que a tradicional.

Com ela você aumenta suas chances de atingir as pessoas certas e, consequentemente, alcançar um bom resultado. Os recursos de segmentação permitem às marcas escolherem exatamente as características do público que desejam alcançar, incluindo faixa etária, localização, gênero, interesses e comportamentos.

Mensuração dos resultados

Os resultados obtidos com as campanhas online são mensuráveis em tempo real, o que não acontece com a publicidade tradicional. Enquanto o anúncio está no ar, você identifica quantos cliques foram feitos no banner, quantas compras foram geradas, de onde os usuários vieram e pode, inclusive, otimizar o anúncio.

O mesmo vale para sites, landing pages, formulários online, etc.

Quais são os melhores recursos de publicidade na internet?

Se você já se convenceu de que vale a pena investir em publicidade na internet, veja então quais são as melhores formas de colocar em prática. Acompanhe!

Google Ads

É a ferramenta ideal para criar links patrocinados e divulgar o produto ou serviço na internet. Por meio dele, você tem ótimas chances de atrair clientes e aumentar suas vendas.

Existem diferentes maneiras de anunciar no Google Ads, são elas:

  • Rede de Pesquisa;
  • Rede de Display;
  • Google Shopping;
  • Vídeo;
  • Universal para Apps.

Cada uma delas tem característica e foco diferenciados. Porém, de qualquer forma, o objetivo no Google Ads é criar campanhas de anúncios online, que aparecerão nos diferentes ambientes do Google.

Social Ads

Anúncios nas redes sociais tendem a oferecer resultados significativos. A criação é feita por meio de plataformas específicas, como o Facebook Ads e o Instagram Ads.

Os anúncios nas redes sociais permitem diferentes formatos e segmentações, o que possibilita uma precisão e alcance ainda maiores. Ao mesmo tempo, é possível alcançar mais pessoas e posicionar a marca de maneira adequada para obter melhores resultados.

Blogs

Os blogs também são ferramentas indispensáveis para quem vai investir em publicidade na internet.

Além de serem o cenário para estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing, os blogs são ambientes para construção de autoridade da marca, atração de leads e fidelização de clientes.

Para gerar tráfego qualificado no blog, você também pode investir em estratégias de link building – técnica com o objetivo de conseguir backlinks de qualidade (links em outros sites apontando para o seu site).

E-mail marketing

Apesar das controvérsias, o e-mail marketing ainda traz resultados para as empresas que sabem como fazê-lo.

Isso é o que mostra os resultados obtidos pela pesquisa E-mail Marketing Trends 2018. Segundo o levantamento, 52% das empresas se consideram bem-sucedidas nessa estratégia.

Em relação aos hábitos de consumo, 78,4% dos usuários gostam de receber newsletters e 76,8% já fizeram uma compra a partir do recebimento dessa mensagem. Por que esses percentuais são alcançados?

Um dos motivos principais é o fato das pessoas que receberam o e-mail marketing terem autorizado o envio da mensagem. Por isso, pense bem antes de disparar os seus e-mails. Ter listas saudáveis, entregar conteúdo de valor (não só propaganda) e não fazer SPAM é fundamental para os resultados dessa estratégia.

Como você deve ter entendido, a publicidade online é um caminho interessante pela facilidade, precisão e acessibilidade dos recursos. Mas, apesar de todas essas vantagens, exige cuidados e, claro, as escolhas certas. A melhor forma para saber por onde começar é entendendo, à fundo, quem é o seu público. Neste outro post, nós te explicamos o que são buyer personas e como criá-las!

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