Texto originalmente publicado na newsletter do LinkedIn de Rafael Kiso
Se tem uma coisa que não falta por aí são teorias sobre como crescer no Instagram. Mas será que tudo o que você ouve faz sentido?
Desde a obsessão pelo viral até a ideia de que ninguém lê legendas longas, muitos desses mitos acabam confundindo quem quer realmente construir uma presença digital sólida e gerar resultados na plataforma.
Na Kiso Insights, vamos desvendar alguns dos maiores mitos do Instagram e mostrar, com base nos dados e na lógica, o que realmente funciona para engajar seu público e potencializar sua estratégia.
Viralizar a qualquer custo? O que os números dizem
Viralizar muitas vezes é associado ao sucesso, mesmo que por alguns minutos.
Mas, para alguém que tem um negócio e não está nas mídias sociais só por fama, entende que melhor do que alcançar todo mundo é alcançar o maior número de pessoas dentro do público-alvo potencial.

Os dados acima mostram que 92,1% dos posts alcançam apenas a média, enquanto 4,6% conseguem 4X mais alcance, ou seja, a cada 22 posts 1 faz 4x, e apenas 0,2% atingem 10X, ou seja, a cada 500 posts 1 faz 10x.
Sem dúvidas algumas técnicas usadas para viralizar devem ser usadas, como um bom gancho para chamar a atenção, mas tem que ser intencional para chamar a atenção das pessoas certas.
Mais do que números, a chave é criar conteúdos que sejam relevantes, contextuais e conectados ao valor que você entrega.
🔥 Podemos afirmar que “Viralizar é bom a qualquer custo” é um mito?
Ninguém lê legendas? Os dados provam o contrário
📊 Dados abaixo mostram que 25% dos brasileiros leem as legendas sempre e outros 34% frequentemente. Ou seja, quase 60% do público presta atenção no texto, desmentindo o mito de que “ninguém lê as legendas”.

Além disso, as legendas são indexadas pelos buscadores, funcionando como um campo semântico. Legendas mais completas são mais eficazes, tanto para o engajamento quanto para aumentar a visibilidade.
Uma legenda bem pensada pode engajar, inspirar e até converter seguidores em clientes. Aposte em palavras-chave e narrativas relevantes para capturar a atenção de quem importa.
Na série A Queda dos Mitos 💣nós estamos nos aprofundando nos achismos e nos fatos sobre o Instagram. A aula 1 foi ao ar hoje e se você não acompanhou ao vivo, pode conferir o Replay e o Mapa Mental clicando aqui.
Preciso vender o tempo todo? O perigo da autopromoção excessiva
Segundo os dados abaixo, 40% das pessoas deixam de seguir marcas quando o conteúdo é focado demais em autopromoção. Além disso, posts repetitivos e falta de inspiração também afastam seguidores. Isso prova que a chave para vender mais não é falar de vendas o tempo todo, mas sim criar conexão e entregar conteúdo que engaje.

Quando você produz conteúdos que educam, inspiram e resolvem problemas, sua audiência confia mais em você. É essa confiança que transforma seguidores em clientes, sem precisar exagerar na propaganda.
Só Reels funcionam? A importância de diversificar formatos

Apesar de toda a atenção que os Reels recebem, apenas 17% dos brasileiros preferem consumir esse formato de conteúdo. Já os Stories lideram com 50% da preferência, seguidos pelos posts do feed com 33%. Esses dados só nos reforçam como diversificar formatos é importante para engajar sua audiência de forma mais eficiente.
Não é sobre escolher apenas um formato, mas sim entender o papel de cada um: Stories geram proximidade, posts do feed constroem autoridade, e os Reels ampliam seu alcance. A chave é combinar estratégias para resultados consistentes e duradouros.
Existe mesmo um horário perfeito para postar?
Os brasileiros acessam mais o Instagram entre 20h e 00h (24%) e 18h e 20h (23%). Mas postar nesses horários não garante mais resultados. O que realmente faz a diferença é testar diferentes horários e analisar os dados da sua própria audiência.

🧡 Com a mLabs, você pode agendar posts em horários variados a cada semana e acompanhar os resultados para entender o que funciona melhor.
Além disso, mais importante do que o horário da publicação, é estar presente e interagindo com seu público nos horários de pico para potencializar o alcance.
Se tem uma coisa que esses mitos deixam claro, é que acreditar em tudo que se fala sobre o Instagram pode limitar o seu crescimento. Mais do que seguir regras genéricas, o segredo está em testar, analisar e ajustar sua estratégia de acordo com seu público e objetivos.
O que realmente gera resultado não é apenas viralizar, postar no “horário perfeito” ou lotar seu feed de propaganda, mas sim construir conexões genuínas e entregar valor de forma consistente.