Para entender como usar GIFs de maneira estratégica nas redes sociais, é preciso, antes de mais nada, conhecer um pouco mais sobre esse recurso.
Os GIFs caíram no gosto popular em 2007 – com a revolução dos smartphones – para deixar as conversas mais dinâmicas, leves e divertidas. Desde então, se tornaram super presentes no nosso dia a dia, seja nas redes sociais, em e-mails ou páginas.
Quem nunca se sentiu representado por um GIF?
Super usados no nosso dia a dia, eles continuam em alta! Essa pesquisa do Google chegou a listar os dez mais populares em 2018. De acordo com o New York Times são postados 23 milhões de GIFs todos os dias no Tumblr e cada um deles vale, pelo menos, mil palavras.
Como usar GIFs para melhorar os resultados?
Seja para humanizar a marca , engajar pessoas, descontrair conversas, no final das contas, tudo que o GIF faz é transmitir uma mensagem. E não é exatamente isso que as marcas querem?
Então, chegou o momento de saber como usar a animação, de maneira estratégica e planejada, para obter os resultados esperados nas suas estratégias de marketing digital!
Veja os principais motivos para usar GIFs:
- encurtar a mensagem – comunicar mais com menos;
- transmitir emoções da marca;
- gerar engajamento;
- ilustrar histórias da marca;
- baixo custo – são mais baratos que vídeos;
- se adaptar à linguagem da internet;
- responsividade – são mobile-friendly.
Todos esses motivos fazem com que os GIFs sejam cada vez mais usados para enriquecer as estratégias de marketing de muitas empresas. Aqui na mLabs, nós usamos em vários momentos com objetivos diferentes, desde campanhas publicitárias para engajar pessoas nas redes sociais até no chat da plataforma para humanizar o atendimento.
Quando optar pelos GIFs?
Assim como nós, você também pode planejar como usar GIFs em diferentes momentos da sua estratégia de marketing, não apenas para melhorar o engajamento como público em geral, mas também para fortalecer a conexão com a persona e criar oportunidades de negócio.
Confira algumas situações em que é recomendado adotar essa alternativa:
- branding: para customizar o conteúdo e criar autenticidade;
- divulgação de produtos: para evidenciar a qualidade dos produtos e serviços;
- divulgação de tutoriais: para explicar o passo a passo de um processo específico;
- comunicação com o público: para tornar a mensagem mais espontânea e interativa;
- prospecção de clientes: para diferenciar sua mensagem das outras que o cliente receber durante o dia;
- realização de follow up: para quebrar a tensão da conversa e gerar proximidade.
Cases para se inspirar!
Esse poderoso recurso interativo é usado de inúmeras maneiras para incrementar as estratégias de marketing digital das marcas. Confira alguns cases para se inspirar!
mLabs
Utilizar os GIFs é algo que fazemos muito por aqui, na mLabs. Eles têm tudo a ver com a nossa persona, que é jovem e antenada. Ele é um dos recursos que fizeram com que o nosso CPC, nas campanhas do Instagram, ficassem até 5 vezes menor que em outras plataformas. Além do Instagram, usamos a animação em várias plataformas, até mesmo nos comentários do Facebook. Veja!
Dell
Uma simples campanha de e-mail marketing, focada em GIFs, fez com que a empresa Dell conseguisse aumentar sua receita em 109% e se tornasse a vencedora do prêmio MarketingSherpa em 2014.
A ideia era apresentar o lançamento de um Ultrabook, que se transformava em tablet, sem usar muitas imagens ou excesso de texto. A saída foi usar o recurso interativo para mostrar as principais características do produto e deu certo. Os resultados foram um aumento de:
- 42% na taxa de clique;
- 103% na de conversão;
- 109% na receita gerada.
Outras formas de usar os GIFs
A Mash Online já usou a animação para criar uma campanha no Dia do Solteiro com foco em CTA. Veja!
A Schutz, por sua vez, montou um cabide de bolsas, roupas e sapatos para explorar os produtos que podem ser encontrados na sua loja.
A animação ainda pode ser utilizada para criar aquele senso de urgência e instigar a curiosidade, como no exemplo abaixo.
Como usar um GIF?
Se você ficou ansioso pensando em como usar GIFs nas suas estratégias de marketing, chegou a hora de conferir as dicas de apps de animações prontas ou personalizadas.
Existem diversas ferramentas com essas finalidades, no primeiro caso, para encontrar um recurso pronto, os melhores locais são:
- Giphy: permite copiar a URL, a ferramenta é muito simples de ser utilizada;
- Google Image Search: oferece a opção de GIFs ao entrar em “Ferramentas”, “Tipo” e selecionar a opção “Animação”;
- Tumblr: é um site específico para a busca de GIFs, basta procurar por palavra-chave.
Agora se você quer agregar originalidade e autenticidade à marca, a melhor forma é criar animações personalizadas. Conheça as principais ferramentas que podem facilitar esse processo. E não estamos falando do Adobe Photoshop, são opções mais simples para iniciantes, algumas permitem criar GIFs até pelo celular!
EzGif Maker
O site oferece várias funcionalidades. Para criar o GIF, basta fazer o upload das imagens que serão utilizadas e seguir as orientações. Você não precisa se preocupar com os tamanhos e formatos das imagens, o próprio EzGif Maker aponta as divergências e realiza os ajustes.
Giphy Cam
O aplicativo Giphy Cam permite criar as animações pelo celular, disponível nos sistemas Android ou IOS, é uma boa alternativa para quem precisa realizar essa função fora do escritório, em eventos ou ambientes externos, por exemplo.
Recordit
O Recordit é um programa simples que precisa ser instalado no computador (Mac ou Windows) para ser executado. Ele permite tirar prints de telas contínuos e converter as imagens ou vídeos em GIFs, de maneira simples e prática.
Como você viu, o uso das imagens animadas é fundamental para otimizar a comunicação dentro e fora das redes sociais. Se você é iniciante no assunto quer entender mais sobre, veja também como personalizar seus próprios GIFs com o Instagram Stories.