Os destaques do Instagram se tornaram um poderoso recurso, principalmente para quem achava que 24 horas era pouco tempo de exibição de um story.
O poder do destaque não está somente no tempo de exibição, lançado em 2018, o recurso ajuda a driblar alguns desafios das marcas e criadores de conteúdo na rede social.
Entre esses desafios, estão: o espaço limitado da biografia do Instagram, as dificuldades em cativar o usuário e torná-los seguidores do perfil e manter todas as informações relevantes em um local acessível.
Ou seja, ao explorar os destaques da forma correta, você pode ir além da vantagem inicial que é prolongar a vida dos stories, oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar em uma galeria de informações relevantes.
Veja agora como utilizar o recurso como parte de suas estratégias de Instagram!
Também conhecido como Instagram Highlights, o bom uso desse recurso pode trazer inúmeros benefícios para uma marca. Seu posicionamento privilegiado chama a atenção dos seguidores e permite às marcas aproveitarem suas melhores Stories por muito mais tempo.
Se você não conhece esse recurso e ele não está nos seus planos, entenda como ele pode ser usado em suas estratégias de Instagram!
Como funcionam os destaques Instagram?
Os destaques funcionam como coleções de stories fixados no perfil para que seus seguidores, antigos e novos, possam conferir, Também pode ser encontrado por aí como Highlights e utilizar o recurso é muito simples, basta selecionar o ícone “destacar” em um story postado ou “criar destaque” em seu perfil.
Após criar seus destaques, eles aparecerão em seu perfil assim:
Por que utilizar os Highlights do Instagram?
Você já parou pra pensar que nem todos os usuários do Instagram terão o primeiro contato com uma marca através de suas postagens do feed ou últimos stories?
Algumas vezes, eles acessam o perfil em busca de informações específicas como lançamentos, dicas, descontos ou até mesmo um caminho para comprar um produto.
Os destaques são essenciais para ir de encontro e sanar essas necessidades.
O que colocar e quais nomes escolher para os destaques?
Escolher os nomes certos para os destaques do Instagram é como criar um menu especial para encantar os seguidores
Precisa de inspiração? Aqui está uma lista com 10 sugestões para diferentes tipos de conteúdos postados nos destaques do Instagram.
- Endereço;
- Horários de atendimento;
- Depoimentos e avaliações dos clientes;
- Bastidores;
- Perguntas;
- Promoções;
- Produtos/Serviços;
- Eventos;
- Parcerias;
- Tutoriais e dicas.
Lembre-se de que os destaques são uma vitrine do perfil. Então, escolha nomes que refletem o conteúdo que a marca compartilha no Instagram.
Dicas de como utilizar os destaques em um perfil de marca!
Para te ajudar a tirar o máximo proveito dos destaques do Instagram, separamos algumas dicas práticas super simples de implementar! Se liga.
1 – Evidencie produtos
As marcas que vendem produtos no Instagram podem utilizar os destaques para segmentar os produtos. Por exemplo, de acordo com seções, como ‘novidades’, ‘mais vendidos’ ou ‘últimas unidades’, seus seguidores encontrarão todas as informações de forma fácil e organizada.
A @lojasrenner, por exemplo, já teve seus destaques segmentados de acordo com suas seções: infantil, perfumes, novidades, beleza, além de um highlight com as coleções que estão disponíveis na loja.
Quando você entrar no perfil, note as descrições, eles não utilizaram texto, mas sim emojis. #ficaadica
2 – Destaque stories com tutoriais
Hoje, para conseguir atrair clientes, não basta fazer propagandas ou “empurrar” um produto para eles. Você precisa conquistar as pessoas.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é entregando um conteúdo de qualidade para ganhar a confiança do seu cliente e mostrar que você entende do assunto.
Nos destaques você pode dar dicas, fazer tutoriais, mostrar truques e ideias que tirem as dúvidas do seu público.
A @maybelline, por exemplo, teve um destaque em que todas as quintas-feiras são apresentadas dicas de como fazer algum tipo de make. Já deixando o público feminino preparado para arrasar na balada do final de semana.
3 – Ofertas especiais para os seguidores
Ofereça ofertas e cupons especiais nos destaques.
As pessoas que encontrarem a oferta poderão tirar um print ou serem direcionadas para a loja online. Essa é uma estratégia interessante que a @rappibrasil usou para mostrar as lojas que estão com ofertas especiais.
4 – Ressalte depoimentos e comentários positivos
Quando você recebe uma recomendação ou lê algum comentário positivo sobre uma marca, você se sente mais seguro em comprar seus produtos, não é mesmo?
Então, aproveite esses comentários, vídeos e depoimentos deixados pelos seguidores e faça uma coleção nos destaques do Instagram.
A @leadlovers, por exemplo, teve um destaque com todos os depoimentos carinhosos de seus clientes. Além de estimular os clientes a deixarem seus comentários, mostra a outros seguidores as experiências que os atuais clientes estão tendo.
Como fazer capa para destaque do Instagram?
Entre as “boas práticas” dos destaques para marcas está a capacidade de tonar o assunto, de cada sequência de stories destacado, facilmente e rapidamente compreendido.
Para isso, utilizamos as capas e textos curtos. Ao criar capas para os destaques, é essencial ter em vista o tamanho correto (9:16 – 1920×1080) e a visualização final. Separamos uma lista de ferramentas de edição de fotos para ajudar na criação dessas capas.
Canva
Disponível para Android, iOS e desktop online, o Canva oferece uma plataforma intuitiva e cheia de recursos que podem transformar capas em obras de arte.
Para começar, basta baixar o Canva no seu celular e fazer o cadastro no app, utilizando seu e-mail ou conectando-se com o Facebook ou Google.
Feito o cadastro, você também pode acessar a plataforma diretamente pelo site em qualquer computador.
Para criar sua capa dos destaques do Instagram no Canva, siga o passo a passo:
- ao abrir o Canva, você verá o menu principal, onde encontrará uma barra de pesquisa. É nesse espaço que você pode indicar o que deseja criar e ter acesso aos modelos personalizáveis do Canva.
- digite “destaque” e selecione a opção “Capa para destaques dos stories do Instagram”. Pronto! Você já terá à sua disposição um modelo no formato perfeito, sem a necessidade de procurar dimensões corretas ou fazer ajustes de proporções.
- para editar sua capa, é possível começar do zero, liberando toda a sua criatividade com os recursos de edição, ou utilizar os modelos prontos que o app oferece.
Ao finalizar, você terá a opção de baixar a imagem no dispositivo.
Adobe Express
Agora é hora de falar sobre o Adobe Express, uma ferramenta que vai te deixar de queixo caído!
Com ela, você consegue criar designs incríveis para seus destaques numa facilidade só. Sabe por quê? Porque o Express tem uma interface superintuitiva e uma tonelada de modelos personalizáveis. Ou seja, não importa se você é um novato no assunto ou um profissional experiente, você vai conseguir dar vida às suas ideias criativas!
Disponível para Android, iOS e desktop, você terá a flexibilidade de utilizar o Adobe Express em diferentes dispositivos.
Para começar, abra o Adobe Spark e clique no botão “+” no menu esquerdo e selecione a opção “Story do Instagram”. Em seguida, siga o passo a passo:
- navegue até a aba “Modelos” e explore as opções disponíveis. Deixe sua criatividade fluir e encontre um modelo que se encaixe ao seu estilo e tema do destaque;
- se preferir, clique em “Foto” para carregar uma imagem do seu computador e usá-la como base para sua capa;
- na aba “Ícones”, você pode inserir elementos adicionais que sejam apropriados ao tema. Brinque com as opções, ajuste cores, centralização e dê vida à sua imagem;
- se quiser adicionar um texto para destacar ainda mais a capa, vá em frente! O Adobe Spark oferece opções de texto para você expressar sua mensagem de maneira única.
Quando finalizar, clique em “Baixar”, localizado no canto superior direito da tela, e faça o download da imagem.
Desygner
Outra ferramenta que é incrível é a Desygner, uma ferramenta gratuita de edição de imagens que oferece modelos editáveis para criar capas de destaque do Instagram.
Também está disponível para Android, iOs e desktop.
Com um rápido cadastro usando sua conta do Facebook, Google ou um endereço de e-mail, você estará pronto para começar a usar o app.
Siga estes passos para entrar no Desygner:
- acesse o site do Desygner e faça login na sua conta;
- na tela inicial, clique no botão “+” em destaque na cor azul;
- em seguida, selecione a opção “Instagram Stories” para visualizar os modelos editáveis oferecidos pelo serviço;
- navegue pelos modelos disponíveis e escolha aquele que mais lhe agrada;
- agora é hora de personalizar sua capa. Adicione suas imagens e frases estilizadas, faça ajustes de acordo com seu gosto e criatividade;
- após finalizar a edição, escolha se deseja usar a ferramenta de compartilhamento para enviar a imagem diretamente para as redes sociais ou faça o download para o seu dispositivo.
Com um design intuitivo e recursos avançados, você poderá personalizar suas capas e deixá-las com um visual incrível.
Como colocar uma capa nos destaques no Instagram?
Existem duas maneiras de alterar a capa dos destaques.
A primeira opção é para você que não quer postar a imagem da capa nos Stories. Nesse caso, basta adicionar uma capa personalizada a um destaque que já existe:
- abra o destaque;
- aperte em “Editar Destaque “;
- vá em “Editar Capa;
- Adicione a imagem de capa na coleção.
A outra maneira de publicar diretamente a arte nas stories do Instagram e, depois de ter a imagem postada, usá-la como capa.
Para isso, é preciso criar um destaque no Instagram: basta clicar em “Destaque” e selecionar sua arte como a capa de uma das suas coleções.
Informações importantes:
- sua descrição pode conter no máximo 15 caracteres, por isso use-os com sabedoria;
- a capa pode ser uma imagem ou um ícone, escolha aquela que represente o conteúdo da coleção;
- existe um limite de 100 stories para cada destaque. Pense estrategicamente em quais você irá incluir em cada um.
Como saber quem viu os destaques do Instagram?
Apesar dos destaques serem como permanentes no perfil, o Instagram tem algumas regrinhas para saber quem andou bisbilhotando os Stories dentro deles
Durante as primeiras 48 horas após a postagem do story, o Instagram é bonzinho e revela o número de visualizações, curtidas e até mesmo os nomes e fotos dos visitantes.
Mas atenção: após esse prazo, a plataforma resolve deixar a coisa um pouquinho mais misteriosa. Ela só mostra quem curtiu as suas publicações, deixando a identidade dos espiões no anonimato.
Agora, se você tem um perfil profissional, ainda tem uma vantagem. O Instagram continua exibindo números e estatísticas mesmo depois das visualizações expirarem.
E como descobrir tudo isso no seu celular? É simples:
- abra o app e toque na foto de perfil no cantinho inferior direito;
- escolha o destaque que você deseja investigar;
- toque no story desejado e procure pelo botãozinho chamado “Atividade”, lá no canto inferior direito. É onde os segredos são revelados!
Viu como os destaques do Instagram podem ser valiosos em sua estratégia de marketing digital? Destacando os conteúdos que fazem sentido para o público de uma marca, fica muito mais simples conquistar novos seguidores, fãs e clientes.
Quer gerenciar diferentes perfis do Instagram e acompanhar as métricas de cada uma, tudo na mesma plataforma? Com o gerenciador de Instagram da mLabs, isso é possível. Aproveite e faça um teste grátis!