O LinkedIn é uma das redes sociais mais usadas para estratégias de marketing B2B, geração de leads e consumo de conteúdo, devido ao alcance orgânico do algoritmo.
Além disso, mais de 90% dos recrutadores usam o LinkedIn regularmente. 👀
Ou seja, quem busca fazer negócios ou novas oportunidades, não pode deixar a estratégia para o LinkedIn de lado.
Quer saber como criar um perfil no LinkedIn, ter mais visibilidade e possibilidades de negócios? Vamos te contar agora!
Como criar uma conta no LinkedIn?
Para criar a sua conta do zero no LinkedIn siga os passos relacionados abaixo:
1 – Acesse a página inicial do LinkedIn e clique em “Cadastre-se Agora”.
2 – Preencha seu email e crie uma senha, após isso, clique em “aceite e cadastre-se”.
3 – Informe seu nome e sobrenome e clique em “continuar”.
4 – Faça a verificação de segurança clicando em “verificar” e escolhendo a imagem correta de acordo com o solicitado.
5 – Preencha o país e cidade em que você mora.
6 – Em seguida, informe o cargo mais recente que você ocupou ou ainda ocupa e clique em “continuar”. Se você ainda for estudante, clique no botão “sou estudante” para informar as informações de instituição de ensino.
8 – Ao continuar preenchendo as informações do seu cargo, defina o tipo de emprego e a empresa mais recente.
9 – Ao preencher seus dados de trabalho ou estudo, você será redirecionado para uma página de confirmação de e-mail. Para confirmar, acesse sua caixa de entrada, localize o e-mail enviado pelo LinkedIn e copie o código de 6 números.
Depois de ter o código, é colar e clicar em “aceitar e confirmar”.
10 – É possível já informar se você está em busca de um novo emprego ou não.
11 – Você também pode escolher adicionar contatos do seu e-mail para que possa se conectar no LinkedIn.
12 – Insira uma foto de perfil para que as pessoas possam reconhecer você e seu perfil fique ainda mais chamativo.
13 – Prontinho, perfil criado! Nossa principal dica é que você preencha todas as informações relevantes.
Como criar uma página para uma marca no LinkedIn?
Para ter uma página empresarial no LinkedIn é necessário ter um perfil pessoal.
Se você já quer criar um perfil e uma LinkedIn Page em uma tacada só, se liga no passo a passo:
1 – Clique no botão “soluções” que fica localizado no menu superior da plataforma. Ao clicar, abrirá uma aba em que terá a opção “criar LinkedIn Page”, clique nesse botão.
2 – Você será redirecionado a uma página para escolher o tipo da sua LinkedIn Page, entre as opções estão: empresa, Showcase Page e Instituição de Ensino.
3- Coloque o nome da sua empresa, a URL, site, setor, tamanho e tipo da organização.
Faça o upload do seu logo para que seja a foto do seu perfil, coloque seu slogan, aceite os termos e clique em “criar página”.
Prontinho! Agora você tem uma LinkedIn Page.
Como personalizar o feed do LinkedIn?
Após criar a sua conta é hora de personalizar as informações que você deseja receber no seu feed do LinkedIn. Para isso, selecionamos algumas etapas a serem seguidas.
- selecione a opção de personalização da conta;
- acesse o seu endereço de e-mail e importe os seus contatos;
- escolha as páginas e perfis influentes para seguir;
Como editar o perfil no LinkedIn?
A edição do perfil é muito importante para a sua imagem profissional. O seu perfil no LinkedIn é basicamente o seu currículo, portanto as informações precisam estar sempre atualizadas.
Veja como editar o seu perfil em poucos passos:
- clique no menu “Eu” e escolha a opção visualizar o perfil;
- clique no ícone de um lápis e edite as informações principais;
- adicione informações na seção “Experiência”;
- adicione informações na seção “Formação Acadêmica”;
- adicione informações na seção “Licenças e certificados”.
16 dicas para ter sucesso com o seu perfil no Linkedin
Com um bom perfil no LinkedIn um usuário ou marca, conseguem:
- conquistar reconhecimento;
- gerar leads e referências;
- apresentar produtos e serviços;
- construir autoridade e muito mais.
Confira agora as 16 dicas, que selecionamos a dedo, para você conquistar essas vantagens e ter destaque com o seu perfil no LinkedIn!
1. Escolha a foto de perfil ideal
A primeira coisa que vão reparar no seu perfil LinkedIn são as fotos (de perfil e de capa), portanto, cause impacto!
Segundo o LinkedIn Business, perfis com fotos atraem 6x mais visitantes do que os sem fotos.
Use o logotipo, ou a foto de rosto (no caso de influenciadores ou especialistas). Lembre-se sempre que é um perfil profissional e a imagem precisa estar nítida e discreta.
As especificações para foto de perfil do LinkedIn são:
- 300 x 300 pixels (imagem quadrada);
- formato PNG;
- máximo 8 MB.
Se quiser saber mais informações sobre as medidas dos arquivos para o LinkedIn, veja o nosso guia completo e atualizado de tamanhos de imagens, vídeos e outros formatos.
2. Use uma boa imagem de capa
A escolha da imagem de capa não precisa ser um bicho de 7 cabeças, mas tem que refletir seu estilo profissional.
Caso não seja uma imagem diretamente relacionada a identidade da marca ou do lugar onde você trabalha, pode ser uma foto sobre a participação em eventos, palestra, ou uma imagem referente ao nicho de atuação.
As especificações para capa de perfil do LinkedIn são:
- 1584 x 396 pixels (imagem retangular);
- formato PNG;
- máximo 8 MB.
A plataforma permite editar fotos, com funções de cortar e alterar a iluminação. 😉
3. Conte sua história no resumo e inclua palavras-chave
Preencher bem a seção “Sobre” é indispensável para causar uma boa impressão na rede social, esse é o seu resumo no LinkedIn!
Visitantes leem as primeiras 300 palavras, mas recrutadores e parceiros leem o seu cartão de visitas online até o fim.
É importante incluir palavras-chave relacionadas à área de atuação, como “Marketing de Conteúdo”, “Conteúdo”, “Inbound Marketing”, etc.
Recrutadores pesquisam uma combinação de cargos, habilidades e outras keywords para encontrar os candidatos certos, eis a importância de otimizar a descrição com palavras-chave.
Para saber o que escrever, pergunte-se:
- O que me destaca em relação aos demais?
- O que eu tenho a oferecer?
- O que me motiva?
- Qual combinação de habilidades me ajudam a ser bem-sucedido?
- O que me faz gostar do que faço?
- O que conquistei até hoje?
Embora mais formal que outras redes, o LinkedIn permite que você dê um toque pessoal na sua descrição. Ou seja, você não precisa ser um robô, ok?
4. Escreva seu título profissional
Aquele campo abaixo do nome deve indicar profissão e área de atuação. Nesse campo não é necessário informar seu cargo atual, mas é importante usar as palavras-chave para nomeá-lo.
Ex.: Analista de social media | Especialista em Marketing de Conteúdo | Marketing Digital.
Jamais preencha essa seção com “procurando recolocação no mercado” ou “buscando novos desafios”, pois isso não diz nada sobre o profissional que você é e ainda tem conotação negativa.
👉 Veja mais informações sobre O que colocar no título do LinkedIn?
5. Personalize a URL do seu perfil LinkedIn
Ao personalizar a URL do seu perfil você deixa o seu nome em destaque, faz com que mais pessoas te encontrem e deixa ela mais “amigável” para usar no seu currículo ou na sua assinatura de e-mail, por exemplo.
Assim, quem clicar na sua URL do LinkedIn terá rápido acesso às suas informações profissionais. 😉
Para personalizá-la, acesse o painel de edição do perfil e escolha um nome ou um termo para modificar a URL destino da sua página. Veja as opções recomendadas:
- /seunome/
- /nomedaempresa/
- /nomedamarca/
Entenda aqui como alterar a URL do seu perfil
6. Preencha sua experiência profissional
Seu perfil pode ser bom, mesmo sem dezenas de experiências profissionais, afinal, o bom resultado depende da combinação de informações preenchidas e não da quantidade delas.
Mais do que volume, preze por ser honesto ao incluir as experiências sólidas, acrescentando a descrição de cada uma.
Nessa seção, um relato das suas habilidades também é bem-vindo.
7. Fale das suas habilidades
Você pode atribuir várias habilidades ao seu perfil no LinkedIn. Mas o que são essas habilidades?
Se trata de aptidões especificas que você possui, porém não fala sobre elas em suas experiências profissionais. O ideal é que você liste, pelo menos, 5 delas no seu perfil para que suas conexões possam vê-las.
Se você é iniciante e não sabe o que preencher, recomendamos que procure em outros perfis do mesmo nicho habilidades parecidas com as suas, para se balizar.
Outra maneira de fazer esse levantamento é analisar as habilidades mais difíceis e flexíveis de 2020, para ver em quais você se encaixa.💥
8. Adicione seções ao seu perfil
Se você acha que preencher o resumo já basta e está se perguntando: pra que adicionar mais seções do seu perfil? Nós temos a resposta!
Ao adicionar as seções e mostrar mais das suas realizações e interesses profissionais, você:
- aumenta as chances do seu perfil obter visualizações;
- constrói uma rede ao conectar seu perfil com pessoas como mesmo interesse;
- gera mais oportunidades de negócio (vagas de emprego e parcerias).
Para adicionar seções, clique no botão “Adicionar seção ao perfil” que fica embaixo da sua imagem de capa e selecione as seções oferecidas na plataforma.
Dica: todas as abas comportam mais seções (Sobre, Histórico Profissional, Competências, etc.).
9. Publique conteúdo próprio
Não é balela, publicar conteúdo de sua autoria faz toda diferença na maneira como as pessoas te vêem na rede social e ainda aumenta o seu potencial de alcance.
Segundo o site Demand Metric, cerca de 80% dos consumidores se sentem mais abertos com relação à marca após lerem seu conteúdo personalizado.
Ao publicar conteúdo próprio no LinkedIn você:
- oferece conteúdo de valor para quem visita o seu perfil;
- expande as conexões, mais pessoas interagem com seus artigos e posts;
- aumenta as chances de se tornar autoridade em determinado assunto.
Por isso, vale a pena escrever sobre aquilo que você domina da sua área e não sobre qualquer assunto que está bombando no momento.
Se você ainda não publicou nenhum artigo na rede social e não sabe como fazer isso, leia nosso post Como publicar um artigo no LinkedIn Pulse e tire suas dúvidas! 👈
10. Use CTA para promover links
Adicionar links ajudam a aumentar o tráfego, mas, para isso, que isso aconteça de maneira eficiente é preciso dar o comando. Por isso, não subestime o poder da CTA!
Incluir Call to Action sempre que quiser que as pessoas visitem seu site ou canal funciona muito bem para as estratégias de marketing nas redes sociais.
11. Faça menções para ser notado
Assim como nas outras redes, marcar alguém numa publicação não só é comum como te ajuda a se sobressair na rede social.
Afinal, se você quer que um usuário veja as suas atualizações, marque ele nas suas publicações – claro, se o assunto tem a ver com ele, né?
Para fazer a menção, basta digitar @ e o nome do usuário, que nem precisa estar entre suas conexões.
12. Solicite recomendações aos colegas e parceiros
Alguns usuários do LinkedIn fazem recomendações naturalmente, mas se você não receber nenhuma recomendação dos seus colegas de trabalho de maneira espontânea, não tenha vergonha de pedir.
Para não ficar tão acanhado, talvez seja melhor ter um tiquinho de proximidade, não é mesmo?
Portanto, não deixe de interagir com suas conexões frequentemente, seja ativo na rede com curtidas, comentários e compartilhamentos.
13. Participe de grupos do seu nicho
Interagir com profissionais das suas áreas de interesse aumenta visibilidade e gera conexões relevantes!
Isso porque, ao entrar em grupos do LinkedIn uma notificação aparece no feed dos seus contatos, assim como todas as suas interações com os conteúdos publicados no grupo, desde que ele seja público – claro!
Sem contar que os grupos profissionais são ótimos lugares para conhecer mais pessoas da área e ampliar sua rede de contatos.
14. Personalize suas mensagens de entrada
Qual seu approach ao se conectar a um profissional relevante para sua carreira? Só clica em “conectar” e “enviar”?
O ideal é personalizar a mensagem e explicar por que gostaria de se conectar àquela pessoa. Mencione algo em comum nos seus perfis ou diga que conhece ferramentas ou pessoas às quais gostaria de apresentá-la.
15. Seja ativo na rede
É raro obter resultados sem manter-se ativo no LinkedIn.
Além de “sair da sombra”, você tem que botar a mão na massa e escrever conteúdos, postar imagens, curtir, trocar ideias, enfim, aproveitar tudo que a plataforma oferece.
Se você está começando a usar a rede social, nossa sugestão é:
- artigos – 1 por mês;
- posts na timeline – 1 por semana;
- novas conexões – ao menos 2 por semana;
- interação em grupos e posts – ao menos 1x ao dia.
Isso nos leva à próxima dica, que você vai seguir quando preencher seu perfil.
16. Manutenção diária do LinkedIn
Aqui, separamos algumas dicas – que levam menos de 20 minutos por dia – para que você consiga manter sua conta ativa na rede social. Dá uma olhada quais são elas:
- percorra sua timeline e comente algo que lhe interessa;
- procure uma nova conexão entre as suas ou na busca avançada;
- personalize suas mensagens para enviar para quem está comemorando tempo de vida ou de “casa”;
- curta ou compartilhe conquistas ou posts de clientes e de potenciais conexões;
- compartilhe algo interessante que você tenha lido ou assistido no dia;
- dê uma olhadinha em quem visualizou seu perfil, assim você descobre se têm interesses em comum, que justifiquem uma nova conexão.
Dica bônus: Programe seus posts do LinkedIn com antecedência pela mLabs!
Com a mLabs o seu perfil ou página do LinkedIn fica ainda mais estratégico, isso porque a plataforma oferece a possibilidade de agendamento de posts e análise de métricas para LinkedIn.
Além dessas vantagens, existem recursos que contemplam outras mídias sociais também para integrar sua gestão em um só lugar.
Se liga nas funcionalidades da mLabs:
- 📊 Relatórios: acompanhe resultados, monitore concorrentes, crie dashboards e automatize relatórios com uma ferramenta avançada;
- 💬 Inbox/Feed: responda inbox, direct e avaliações do Google Meu Negócio na mesma tela, e interaja com mensagens do feed do Facebook e do Instagram;
- 📅Calendário de publicações: organize o seu trabalho e visualize todos os agendamentos realizados;
- ✍️Workflow: gerencie o fluxo de tarefas de criação e aprove posts via WhatsApp;
- 💰 Link de pagamentos: envie cobranças aos seus clientes de forma profissional ao integrar sua conta da mLabs à uma conta Stone;
- 🚀 ADS: promova posts do Facebook na rede social e no Instagram;
- ➕ e muito mais!
O que achou de todas essas funções? É uma baita plataforma, não?
Para te dar um empurrãozinho, vou te presentear com um cupom de 30 dias gratuitos para testar a mLabs. Agora você não tem motivos para não aproveitar nossas funções e fazer esse perfil bombar ein?
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