Uma das maiores dificuldades das marcas é descobrir a receita perfeita para aumentar o engajamento no Instagram.
De fato, ter um bom engajamento é sinal de que o seu trabalho na rede social está trazendo resultados, tanto em termos de relacionamento e branding, quanto em melhorias do ROI (Retorno Sobre o Investimento).
Porém, mais do que estimular o envolvimento das pessoas com as suas publicações, é preciso compreender o comportamento do público, criar estratégia para que a interação seja duradoura e mensurá-la da forma correta!
Continue lendo para saber mais sobre engajamento no Instagram!
O que é engajamento no Instagram?
Quando falamos de engajamento, estamos nos referindo ao “nível de lealdade” do seu público aos seus conteúdos, nesse caso, dentro do Instagram.
Não se trata do número de seguidores, mas do grau do envolvimento, interesse e interação que as pessoas demonstram em relação aos seus posts, independente do formato (imagens, carrosséis, vídeos).
No Instagram, existem várias maneiras de interação, como:
- Curtir a publicação: nada mais é do que a maneira do usuário demonstrar que aquele conteúdo despertou nele algum interesse.
- Comentar na publicação: é outra forma de interação entre usuários. Geralmente, os comentários demonstram uma maior proximidade.
- Salvar a publicação: demonstra que a publicação é uma inspiração ou uma referência para o usuário, deixando claro que aquele conteúdo é útil para ele.
- Enviar a publicação: ao compartilhar significa que aquele conteúdo é tão interessante para aquele usuário ao ponto dele divulgar de maneira orgânica o que ele viu.
Além dessas, outras interações como enviar mensagem direta, responder e interagir nos Stories (responder enquete, abrir um link etc) e enviar Stories são sinais interpretados pelo algoritmo do Instagram como uma forma de interesse no conteúdo do seu perfil.
Algoritmo do Instagram: qual é sua relação com o engajamento?
A relação entre algoritmo e engajamento é íntima, afinal, é a partir dela que a rede social se constrói. Veja abaixo como é essa relação:
1. Influência do algoritmo no engajamento:
- Exposição do conteúdo: é o algoritmo determina quais posts serão exibidos no feed de cada um dos usuários. Deste modo, se um post não for exibido para inúmeros seguidores, é provável que seja devido à classificação do algoritmo.
- Priorização de conteúdo: para priorizar o conteúdo que considera mais relevante para um usuário, o algoritmo toma como base o seu histórico de interação. Portanto, se uma postagem não for vista como relevante pelo algoritmo, ela tem baixa possibilidade de ser exibida para os usuários, resultando em menos engajamento.
- Amplificação do engajamento: O algoritmo pode amplificar a exposição da postagem, aumentando ainda mais o engajamento. Esses casos acontecem se uma postagem recebe um alto nível de engajamento inicial, assim pode ser interpretado como um sinal de conteúdo é interessante.
2. Influência do engajamento no algoritmo:
- Qualidade: o engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos, é um sinal para o algoritmo de que o conteúdo é valioso para os usuários. A partir daí o algoritmo pode considerar essas interações como indicadores de qualidade e, consequentemente, dar mais visibilidade ao conteúdo, o exibindo para um público maior.
- Distribuição: quando um post recebe um alto nível de engajamento, o algoritmo pode interpretar isso como um sinal de que o conteúdo é relevante e interessante para um público maior. Como resultado, o algoritmo pode aumentar a distribuição da postagem, mostrando-a para mais usuários.
- Relacionamento: se um post recebe interações positivas e comentários significativos, isso fortalece o relacionamento entre o criador de conteúdo e seus seguidores. Assim, o algoritmo pode considerar essas interações e priorizar o conteúdo desse criador para os seguidores.
Resumidamente, o engajamento influencia como o algoritmo do Instagram classifica e distribui o conteúdo, determinando a exposição e a visibilidade das postagens.
Por outro lado, o algoritmo também influencia o engajamento, decidindo quais postagens serão mostradas para os usuários e como elas serão priorizadas em seus feeds.
É uma relação dinâmica onde o engajamento pode impulsionar a exposição e o alcance do conteúdo, enquanto o algoritmo busca fornecer uma experiência personalizada e relevante aos usuários.
Qual é a importância do engajamento no Instagram?
Como foi visto anteriormente, o engajamento é o fator principal para o algoritmo entregar o seu conteúdo. Quanto maior o engajamento, mais provável é que o seu post apareça no feed e desperte a atenção de mais pessoas.
Além disso, o engajamento potencializa outras ações de marketing indiretamente, como ampliação do alcance da marca, aproximação da marca com o público, inclusive, o aumento no número de vendas.
O engajamento é um termômetro que mostra se você está fazendo um bom trabalho em termos de conteúdo, e como o público está respondendo a isso. Mas, tenha sempre em mente que ele é uma métrica de acompanhamento e não um KPI!
Um KPI, de verdade, deve ser a taxa de conversão, número de vendas, avaliação de NPS (Net Promoter Score), ou seja, a sua capacidade de fazer negócio e criar promotores da marca dentro do Instagram.
Como medir o engajamento no Instagram?
Antes de explicar como medir a sua taxa de engajamento no Instagram, saiba que existem dois tipos: a taxa pública e a taxa real. Veja a diferença entre elas!
Taxa pública de engajamento
As taxas públicas são aquelas que não levam em consideração o alcance do post.
Um exemplo disso éo engajamento apresentado na maioria dos estudos divulgados pelo mercado, que é calculado com base no número de seguidores e não no alcance do post.
Taxa real de engajamento
São as fórmulas que levam em consideração o alcance do post.
Então, ao calcular a sua taxa de engajamento real, faça a conta do número de interações divido pelo alcance, e não pelo número de seguidores.
Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance.
Imagine um total de 184 reações em um post, com alcance de 8.774 pessoas, em um perfil que tem 3.100 seguidores. A taxa real de engajamento é: 184 / 8.774 = 0,0209 x 100 = 2,09%.
Agora, se você considerar apenas os seguidores, em vez do alcance, o seu engajamento aumenta, porém, ele não é real: 184 / 3.100 = 0,059 x 100 = 5,93%. Percebe a diferença?
Em resumo, você pode usar diferentes maneiras de avaliar a taxa de engajamento. O importante é obter Insights que ajudem a definir a sua estratégia para obter os melhores resultados.
Como aumentar o engajamento no Instagram? Confira 11 dicas!
Todo usuário do Instagram, provavelmente, já se perguntou como aumentar o engajamento em suas postagens.
O engajamento desempenha um papel crucial na construção de uma presença sólida na rede, permitindo que você se conecte com seu público e alcance um número cada vez maior de pessoas.
No entanto, com as constantes mudanças no algoritmo do Instagram, é importante adotar estratégias eficazes para impulsionar seu engajamento.
Abaixo veja 11 dicas práticas que te ajudarão a aumentar o engajamento no Instagram.
1 – Crie conteúdo relevante e de qualidade
Pode até parecer algo óbvio, mas acredite, muitos produtores de conteúdo se esquecem da necessidade de criar conteúdos relevantes e de qualidade para os seus seguidores.
E para fazer isso é preciso estar ligado nas tendências, sabendo dos novos formatos de conteúdo e o que são mais consumidos. A partir daí, para criar bons conteúdos basta estar alinhado a persona sendo relevante e autêntico.
Além disso, utilizar a Lei de Pareto (80-20) é útil. Considere fazer algo como 80% de conteúdo gerando autoridade e conexão com seus clientes e os outros 20% você fala sobre o que vende.
Nada de fazer do Insta uma vitrine de serviços e produtos, afinal, é preciso criar conteúdos educativos e que possam ajudaram entreter e cativar as pessoas.
Pode parecer até contraditório, mas é através da conexão entre usuário e marca que há a fidelização e futuras vendas. Crie conteúdo pensando no que suas personas querem ver e gere engajamento real.
2 – Utilize hashtags estrategicamente
O poder que uma hashtag tem no Instagram não pode ser subestimado. Quando bem utilizadas, elas se transformam em uma alavanca para a sua publicação alcançar ainda mais pessoas, incluindo aquelas que não seguem seu perfil.
Descubra quais são as que funcionam melhor para o seu público-alvo, mas evite ser genérico demais, seja mais específico para atingir a audiência certa, que realmente tem potencial para engajar com seus posts.
O interessante é que se usar em média 5 categorias de grupos ligados ao seu conteúdo, indo do mais nichado até as mais populares. Lembre-se de buscar por hashtags que possuem conexão com seu conteúdo e que sejam estratégicas.
Para saber quais são as hashtags certas, faça pesquisas, estude as hashtags dos concorrentes e filtre através de ferramentas de hashtags.
3 – Interaja, faça perguntas e incentive comentários
Pode ser básico para você, mas essa é a ação que trará mais resultados em termos de engajamento no Instagram.
Então, se você recebe um comentário, uma pergunta, um direct ou uma crítica, precisa responder! Com empatia, sendo útil e relevante e, acima de tudo, de forma rápida e eficaz. #semrobôs
Pensando nisso, é essencial que ao criar conteúdos para feed e para stories, CTAs sejam usados para persuadir ao seguidor a realizar ações que vão gerar diálogos e engajamento, assim, há uma interação que gera uma oportunidade para construir uma relação mais consistente e prolongada.
Pela mLabs, por exemplo, é possível gerenciar comentários e responder mensagens privadas do Facebook, Instagram e Google Meu Negócio na mesma tela, otimizando o seu tempo!
4 – Faça parcerias e incentive o UGC
Uma das formas de impulsionar e gerar muito engajamento são as parcerias com influenciadores e os chamados User-Generated Content (UGC).
Utilizar delas possibilita que se crie grupos que levam o nome da sua marca, produto e/ou serviço para lugares que antes não era possível.
Afinal, na hora de avaliar a qualidade dos produtos ou serviços que desejam adquirir, os consumidores estão sempre buscando opiniões de outros dos usuários.
Sendo assim, estimular que clientes façam o compartilhamento de produtos e serviços em redes sociais e sites de avaliação, sempre que for apropriado é ideal para alimentar uma cadeia de nano influenciadores.
Por outro lado, quando estamos falando de parcerias maiores, é sempre válido deixar claro que tudo deve ser planejado, os consumidores querem ouvir a opinião de bons influenciadores, que, segundo a Opinion Box, são aqueles que trazem informações confiáveis, explicativas e que são direto ao ponto.
5 – Poste nos melhores dias e horários para sua audiência
Postar conteúdo que interesse aos seus seguidores é básico. Mas não basta só isso! É preciso postar na hora em que ele realmente está na rede social, pronto para interagir.
Para isso, nada de se basear nos horários de pico da rede social. É preciso analisar como a SUA audiência se comporta lá! Pela mLabs, você consegue descobrir os melhores dias e horários para postar no Instagram de acordo com o comportamento da sua base de seguidores.
Para otimizar esse Insight, utilize a ferramenta para agendar post em diferentes dias e horários e vá analisando pelos relatórios. A própria plataforma te dará o dado de forma precisa.
Em uma perspectiva global, os melhores dias e horários para se postar são:
- Melhor dia: Terça e quarta-feira
- Segunda-feira: 11h
- Terça-feira: entre 10h e 14h
- Quarta-feira: entre 10h e 14h
- Quinta-feira: entre 10h e 12h
- Sexta-feira: 10h e 12h
Dados: Sprout Social (2022)
6 – Poste conteúdo em vídeo
Conteúdos no formato de vídeo são envolventes. Segundo uma pesquisa realizada pela DataReportal, 69,7% dos usuários utilizam o Instagram para postar ou compartilhar fotos e vídeos.
Em um estudo realizado pela mLabs, o Reels apresentou uma taxa média de engajamento real foi de 7%, 1 ponto percentual maior que os posts de feed.
A nossa dica é que você aproveite que os vídeos passaram a ganhar mais relevância no feed, tanto nos posts orgânicos quanto nos pagos e crie conteúdo que desperte a atenção do seu público. O formato Reels do Instagram é o que está bombando no momento!
Por ainda ser uma novidade, a plataforma está priorizando a entrega do conteúdo nesse formato e o seu alcance tem sido superior aos outros tipos de vídeo no Feed.
Veja um exemplo de Reels que postamos no nosso perfil para se inspirar!
7 – Faça sorteios e concursos no Instagram
Segundo levantamento da Tailwind, contas que fazem sorteios e concursos no Instagram conseguem aumentar o número de seguidores 70% mais rápido do que contas que não fazem.
O mesmo estudo comprovou que posts relacionados a promoções no Instagram têm aproximadamente 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas comparados a posts tradicionais.
Além disso, a pesquisa constatou que 91% de todos os posts que alcançaram mais de 1.000 comentários no Instagram são posts de promoções. O fato é que, ao oferecer um benefício, você entrega valor e conquista mais interações!
Apesar de causarem muito impacto no engajamento do perfil no Insta, devemos ressaltar que para realizar estas atividades é preciso que o usuário esteja alinhado às diretrizes da rede social e ter a permissão da Caixa Econômica Federal.
8 – Crie stickers e filtros personalizados
Os stickers (adesivos) são muito úteis para gerar mais engajamento no Instagram. Ao usá-los de maneira estratégica, você consegue chamar a atenção dos seguidores e promover mais comentários e respostas nos Stories.
Eles ampliam o seu potencial criativo, deixam o conteúdo mais interessante e personalizado! Dentre todas as opções de stickers podemos dar destaque a alguns modelos como os geostickers (adesivos que marcam a posição atual do usuário) e os personalizados (com o nome ou imagem da marca).
Além dessas, novas formas de interação como os balões de reação, enquetes, perguntas, música, links, testes, contagem regressiva e outros, foram adicionadas para dar novas possibilidades de interação entre os usuários.
Um exemplo são as figurinhas que tem gerado muito engajamento é a “sua vez”, que cria um corrente onde um usuário pode fazer aquela ação após o outro usando a mesma figura.Ao criar figurinhas e filtros personalizados você espalha a imagem da marca nas publicações de outros usuários. Quanto aos stickers de localização, posts com geotag tem até 79% mais engajamento comparado aos que não tem.
9 – Crie conteúdo que as pessoas queiram salvar
Uma das melhores maneiras de aumentar o envolvimento dos usuários com as suas publicações é criar conteúdos incríveis que incentivem o seu público a tocar no botão “Salvar”.
O conteúdo salvável pode ser qualquer informação que você saiba que o seu público vai querer revisitar mais tarde.
Por exemplo, nós compartilhamos a publicação “Essas hashtags podem prejudicar seu perfil”, o estilo de conteúdo que é útil e que sempre é bom ser consultado.
Por ser um assunto muito pertinente que interessa aos profissionais de marketing digital, o ele estimula o “salvamento” do post.
10 – Compartilhe dados interessantes do seu nicho
Outro exemplo de publicação que gera engajamento e muitas marcações entre os usuários é o conteúdo com dados interessantes, seja sobre o segmento, mercado, etc.
Aqui, o segredo é criar conteúdo que o seu público pode usar como fonte de pesquisa ou de análise na estratégia de negócio. Além de querer salvar, as pessoas tendem a compartilhar e marcar outros usuários na publicação.
Pense em infográficos e dados que podem acrescentar informações valiosas na vida dos seus seguidores. Veja, como exemplo, esse post do nosso CMO, Rafael Kiso!
11 – Poste com frequência
Manter a frequência de postagens no Instagram ajuda a melhorar a sua taxa de engajamento. Lembra daquela frase “quem não é visto, não é lembrado”? Então, ela se encaixa muito bem nesse caso.
Sem contar que os seus seguidores estão esperando pelos seus conteúdos. Ao postar com frequência você gera brand lift, ou seja, amplia o interesse deles pela marca.
Mas, qual seria o número de postagens ideal para uma marca? Não existe um padrão. Tudo depende do tamanho da jornada de compra, por isso a importância de conhecer o comportamento do consumidor e criar conteúdo para cada etapa da jornada!
A frequência será diferente para cada tipo de perfil, entretanto, podemos imaginar cerca de 3 postagens por semana no feed e postagem diária nos stories. Assim, é possível criar movimento e interação contínua no perfil.
Qual é a taxa média de engajamento do Instagram?
A mLabs em parceria com a DashGoo by mLabs realizaram uma pesquisa onde trouxeram a taxa média real de engajamento de marcas brasileiras no Instagram.
O estudo comparou dados de contas creators e business com formatos de imagens, vídeos, carrossel e vídeos curtos.
Dos stories, foram extraídos dados de taxa de respostas, taxa de saída, taxa de toques para voltar e avançar.
Confira agora quais são as taxas médias de engajamento do primeiro trimestre de 2023 no Instagram, com base em cerca de 5.000.000 de posts agendados pela mLabs:
Taxa média de engajamento do Feed do Instagram
As taxas de engajamento do Feed do Instagram são baseadas em publicações em fotos, vídeos e carrossel. Veja a seguir os dados que foram baseados em cerca de 5.000.000 de publicações:
- Taxa de engajamento: creator x empresa
O engajamento de perfis de creators é maior que perfis de empresas sendo:
6,4 a taxa de engajamento de contas empresariais e 6,8 a taxa para contas de criadores.
Este é um número que não surpreende, já que criadores de conteúdo costumam se posicionar e manter suas publicações o mais humanizado e personalizadas possível. Por isso, marcas apostam cada vez mais em criar conteúdo em parceria com creators e influenciadores.
- Taxa de engajamento por formato
Ao analisar a taxa de engajamento por formato, percebemos que o carrossel se apresentou como o formato mais engajável, sendo:
- 7,3% e 7,1% a taxa de engajamento de carrossel de contas creators e de empresas, respectivamente
- 6,5% e 6% as taxas de engajamento para fotos de feed de perfis creators e business, respectivamente.
- 5.8% a taxa de vídeo para ambos os tipos de contas.
- Taxa de engajamento por número de seguidores
Quando se trata de número de seguidores, as contas com até 10.000 e as com acima de 500.000 seguidores, possuem as maiores taxas de engajamento.
Além dessas, as contas que possuem entre 100.000 e 500.000 seguidores e são criadores de conteúdo, também apresentam taxa alta de engajamento.
Taxa média de engajamento para posts do Reels do Instagram
As taxas de engajamento de Reels são baseadas em mais de 200.000 publicações.
Os vídeos considerados na análise são aqueles que possuem menos de 1 minuto e 30 segundos e podem aparecer como recomendados.
- Taxa de engajamento: creator x empresa
Assim como a performance do feed, os Reels também apresentam maiores taxas de engajamento em contas creators, mas a diferença é bem maior chegando a 1,8 pontos percentuais.
- Taxa de engajamento: reels x imagem x vídeo feed x carrossel
Já no comparativo por formato, Reels feitos por creators são os que apresentam maiores taxas de engajamento, seguido do carrossel.
Mesmo sendo o formato que obtém maior engajamento para contas de criadores de conteúdo, o Reels não é o conteúdo de mais engajamento das contas empresariais, sendo a taxa de engajamento do carrossel, 0,9 pontos percentuais mais alta.
Confira mais dados acessando o
Relatório de Engajamento do Instagram!
Recursos e ferramentas para aumentar o engajamento no Instagram
Colocar todas as dicas acima em prática é bem provável que o engajamento no Instagram vai crescer. Porém, devemos deixar claro; sem ajuda de ferramentas para te apoiar, o trabalho será muito mais difícil do deveria.
Desta forma, se você estiver buscando em aumentar o engajamento do Instagram, ter mais seguidores, leads e tornar o seu produto/serviço mais conhecido e admirado pelos clientes, é preciso contar com a ajuda de ferramentas que de fato vão te impulsionar.
Programação de postagens
Ter uma cadência de postagem é o caminho perfeito para os usuários criarem um laço de fidelidade com o perfil.
Sendo assim, é necessária uma ferramenta que faça a programação de postagens, pois com o agendamento de posts tudo sai na hora exata e não precisa de desespero para cumprir todo o cronograma manualmente.
A mLabs tem a solução perfeita para criadores de conteúdos, profissionais de marketing e social mídias, com a nossa plataforma é possível programar todos os conteúdos, sendo eles do feed, carrossel, reels ou stories.
Com a ajuda da mLabs, todo o seu cronograma será cumprido.
Análise de assuntos mais pesquisados
Outro recurso para ser utilizado na hora de produzir conteúdo é a análise de assuntos mais pesquisados dentro do seu nicho de atuação.
É algo benéfico quando se utiliza das trends do momento para gerar conteúdo, isso é aproveitar aquilo que está no hype.
Por isso, usar ferramentas de pesquisa de conteúdo é essencial, alguns exemplos são: SemRush, Google Trends, Ubersuggest e outras do tipo te ajudam a buscar assuntos que estão sendo comentados ou que possuem uma tendência de crescimento nas buscas pela internet.
Relatórios e análise de dados
Além da produção ideal e do cronograma correto, é preciso que haja relatórios e análises que gerem insights e ajudem a compreender o que gera mais engajamento e resultado para o seu público.
Por isso, ferramentas como a mLabs e a DashGoo by mLabs são certas para ter essas informações, pois, possibilitam que você tenha dados assim como o próprio Instagram Insights
Erros comuns que diminuem o engajamento no Instagram
Assim como existem maneiras de aumentar o engajamento no Instagram, há também os erros comuns que diminuem o engajamento.
Um simples erro como comprar seguidores falsos para uma conta, pode ser irreversível causando resultados baixíssimos.
Por isso, ressaltamos algumas ações que podem trazer malefícios permanentes ao engajamento de uma conta.
Comprar seguidores e curtidas
Apesar de aparentar ser uma ótima maneira de alavancar os números, utilizar esta prática é acabar com o futuro do perfil.
Afinal, essas interações e seguidores não são reais e fogem completamente do foco de trazer engajamento relevante e da autoridade que se busca.
Fazer isso, traz prejuízo à credibilidade, baixa taxa de conversão, engajamento irrelevante, além de correr risco de penalizações devido às diretrizes da rede.
Ignorar comentários e interações
Redes sociais são feitas para interagir, ou seja, banalizar as interações de seguidores, é um caminho certo para que eles sumam e sua taxa de engajamento despenque.
Por isso, sempre responda e acompanhe as interações. .
Focar apenas na quantidade de seguidores
Ter seguidores é algo importante, mas focar APENAS neles é algo terrível para a saúde do perfil.
Afinal, esta pode acabar virando uma métrica de vaidade! Sendo assim, é importe entender que melhor do ter muitos seguidores é ter seguidores que engajem e sejam fiéis à página.
Perguntas frequentes sobre engajamento no Instagram
Veja as respostas para as principais dúvidas sobre engajamento no Insta!
Como faço para medir o engajamento das minhas postagens no Instagram?
Para medir o engajamento das postagens no Instagram, você deve considerar métricas como curtidas, comentários, compartilhamentos e outras.
Essas informações indicam o interesse dos usuários com seu conteúdo.
Ferramentas de análise como a mLabs, podem fornecer dados mais detalhados sobre o desempenho das postagens e do perfil.
Qual é a importância dos comentários no engajamento no Instagram?
Os comentários possuem um papel crucial no engajamento no Instagram por representarem interações diretas dos usuários com o conteúdo.
Comentários demonstram interesse, feedback e engajamento ativo.
Além disso, quanto maior for número de comentários, maior poderá ser a visibilidade da postagem e incentivar outros usuários a interagirem.
Posso aumentar meu engajamento comprando seguidores?
Comprar seguidores não é uma estratégia recomendada para aumentar o engajamento no Instagram.
Os seguidores comprados geralmente são contas falsas ou inativas, que não se envolvem com o seu conteúdo.
Comprar seguidores prejudica a credibilidade do seu perfil e compromete sua autenticidade.
Existe um horário ideal para postar no Instagram e aumentar o engajamento?
Não há um horário ideal, o que existem são algumas projeções que podem ajudar no engajamento.
O recomendado analisar o comportamento do seu público, utilizando métricas e insights.
Experimente postar em diferentes horários e dias da semana para identificar quando seu público está mais engajado.
Como posso incentivar meus seguidores a compartilharem meu conteúdo?
Adote estratégias eficazes, como criar conteúdo envolvente e relevante, fazer perguntas diretas, usar CTAs persuasivas, realizar concursos ou sorteios e recompensar aqueles que compartilham seu conteúdo.
Além disso, interaja e responda aos comentários e compartilhamentos, isso pode estimular ainda mais o engajamento e encorajar outros a compartilharem também.
Uma boa gestão do Instagram ajuda a aumentar o engajamento!
Depois de testar as dicas que mais se encaixam no seu perfil, chega o momento de entender quais performaram melhor, como o público se comportou, o dia e horário mais indicado para publicar etc.
Com base nessas informações você poderá planejar ações futuras que realmente farão a diferença para o seu negócio. Para isso, fazer uma boa gestão do Instagram é fundamental.
Afinal, aumentar o engajamento do Instagram vai além de seguir dicas, você precisa entender onde, quando e como fazer as publicações. Veja como uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais pode te ajudar nessa tarefa!