Webwriting é um conjunto de técnicas usadas para redigir e criar conteúdos para a internet. Faz parte das diversas estratégias existentes atualmente para engajar ainda mais o seu texto e alcançar um número maior de leitores.
Sendo assim, não é apenas criar textos para a internet. Mas é, também, pensar em formas de tornar aquele conteúdo relevante para o público e para os buscadores do Google. Porém, lembre-se de que um conteúdo vazio não irá proporcionar os resultados que deseja. É necessário conhecer bem o público-alvo e os macetes da internet.
Saiba mais sobre o conceito de webwriting e quais são suas técnicas.
Entendendo o que é webwriting
Como visto, o termo webwriting é utilizado para criar conteúdos para a internet que sejam de fácil acesso e tenham alguns aspectos particulares.
Hoje em dia, a concorrência on-line é grande e as empresas precisam conquistar essa presença na internet. Para competir e se destacar, não funciona mais vender produtos e serviços a qualquer custo. Agora, o usuário busca informações que tirem suas dúvidas, ofereça soluções, acrescente algo em seu conhecimento e o ajude a suprir suas dores. Afinal, quando você vai pesquisar algo na internet, é isso que procura, certo?
Sendo assim, oferecer isso a ele é algo muito importante. Porém, de nada adianta criar ótimos conteúdos se eles não são vistos. É então que entram as técnicas de webwriting que, além de tornar a experiência do usuário melhor, ainda conseguem atender às demandas dos buscadores do Google para que seu site apareça na primeira página, na posição zero, etc.
Além disso, as técnicas também ajudam a fazer com que o leitor permaneça mais em seu site, tenha uma leitura organizada, rápida e esclarecedora.
As técnicas de webwriting
Veja algumas técnicas essenciais para colocar o método em prática:
Use palavras-chave
As palavras-chave são indicadores do que o seu público está buscando na internet. Utilizando-as, você tem mais chances de aparecer para os usuários. Os motores de busca levam em consideração as palavras-chave utilizadas e sua frequência. Utilize-as nos títulos, dentro do texto e também nas descrições e nomeações de imagens.
Lembre-se da leitura escaneada
A leitura na web é muito diferente, pois costuma ser mais rápida e ágil. Então, busque produzir textos dinâmicos e que permitam uma leitura escaneada. Pense na arquitetura das informações e utilize parágrafos curtos, com, no máximo, quatro linhas. Faça subtópicos para melhorar a leitura e tenha um texto objetivo.
Mescle formatos diferentes
Oferecer novas formas de conteúdo ajudam a enriquecer seu texto e a melhorar a experiência do usuário. Utilize textos, vídeos, infográficos, imagens, entre outros.
Proporcione a leitura dinâmica
Na internet, o leitor costuma passar o olho nos textos, buscando pela informação que precisa. Por isso, é tão importante um conteúdo conciso e direto. Utilize textos em formato de lista, pois ajudam a facilitar a leitura. Use exemplos para tornar o entendimento melhor e faça perguntas, pois elas estimulam o engajamento do usuário.
Crie conteúdo relevante
Pense não somente em técnicas de SEO, mas também em como proporcionar o que o seu leitor deseja receber. Por isso, é tão importante a proximidade com o usuário no texto. Estude bem a sua persona e monte conteúdos que atendam às necessidades dela.
Não se esqueça também de utilizar links internos dentro do texto, isso fornece mais informações ao leitor e ainda estimula que ele passe mais tempo navegando pelo seu site.
Pense na arquitetura do site
De nada adianta um ótimo conteúdo se o site não comporta a navegação ou ofereça um layout ruim. Sendo assim, opte por criar sites bem arquitetados, legíveis, com usabilidade e que tenham acesso mobile.
Invista na criação de um site responsivo e lembre-se também de anexar imagens mais leves, pois quando estão muito pesadas dificultam o carregamento da página.
A importância do webwriting para as empresas
Todas estas técnicas irão ajudar você a oferecer textos relevantes e otimizados. Isso acrescentará para o seu público-alvo, atingirá mais pessoas e ainda terá bons resultados com os robôs do Google.
Tudo isso irá servir para impactar positivamente nos resultados de sua empresa, que terá a chance de se tornar mais conhecida, de aparecer em primeiro nas buscas, virar referência no assunto e ainda aumentar os leads e chances de vendas.
Após realizar os conteúdos e publicá-los em um blog, é necessário que eles sejam divulgados. Nada melhor do que as redes sociais para fazer este trabalho, certo?
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