Briefing: esse termo tão usado e tão importante nas agências de publicidade e marketing ainda não recebe a atenção que deveria, infelizmente.
Fazer um briefing – ou “brifar” – é passar informações objetivas e completas a respeito de um trabalho que precisa ser feito. O intuito principal é que a produção possa entender, sem ruídos, o que foi definido para aquele job.
Quem depende de um briefing sabe como um documento feito sem o devido cuidado, vindo através de várias fontes (e-mail, skype, whatsapp, telefone etc) pode impactar na produtividade, assertividade e qualidade do job.
Usar uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo, com workflow de demandas, ajuda e muito nesse processo todo.
Dá uma olhada nestas dicas que separamos:
Organize-se já!
O cenário que usamos como exemplo anteriormente é real. A equipe de criação, na enorme maioria das vezes, recebe a informação de um job através de vários canais, ao mesmo tempo: e-mail, Skype, WhatsApp, telefone, Facebook pessoal… E o que isso implica? Bom, podemos enumerar alguns problemas que nascem dessa prática:
- Queda da produtividade: a equipe perde muito tempo tentando compilar os dados recebidos, aumentando os custos dos projetos, por adicionar horas a mais no processo todo. Além disso, gera stress e, para os menos organizados… Retrabalho!
- Vamos falar de retrabalho? Toda essa desorganização pode gerar ruído na comunicação e, consequentemente, retrabalho. Vale lembrar que um trabalho feito duas vezes é um trabalho duplamente mais caro. Vale a pena viver no risco?
- Prazos: desorganização afeta o rendimento da equipe mas, principalmente, pode trazer desconforto para o cliente. Já pensou se um desses e-mails não chega? E se o prazo passar? Organizar é preciso!
Escrita clara e objetiva
Preocupe-se com o Português e com a maneira que irá passar as ideias. Por mais que seja sua equipe, aquela galera com a qual você tem intimidade, sempre pergunte-se: eu entenderia facilmente isso o que escrevi? Faltou alguma coisa? Alguma frase ficou passível de dupla interpretação?
Detalhes importantes
Para cada briefing, é imprescindível indicar qualquer restrição por parte do cliente, direitos de imagem, orientações legais relacionadas ao produto etc. E, também, informações como público-alvo, data limite de entrega, aprovação e veiculação ajudam muito.
Antecipe-se!
Sempre que for escrever um briefing, se possível, tente antecipar problemas ou dúvidas que possam surgir lá na frente. Quando cada etapa do processo faz perguntas a respeito do que pode dar errado, as chances de um job 100% são muito maiores.
Sempre coloque uma cereja no bolo
Sua equipe conta com você. Por isso, tente tornar um hábito caprichar nesse documento. Insira links e referências, por exemplo. Tudo o que vem para somar, irá resultar em um job campeão.
Facilite o acesso
Organizou? Tomou cuidado com a escrita? Ficou de olho nos detalhes? Antecipou possíveis problemas? Agora, facilite o acesso de todas essas informações.
A mLabs tem um workflow de demandas muito simples e que se adapta a diferentes necessidades. Lá, você pode escrever o briefing (que será incrível depois de ter lido esse post), escolher se o agendamento é automático e ainda ver a sugestão de melhores horários e datas para a postagem.
Toda a equipe pode visualizar o documento e, posteriormente, adicionar textos, imagens, gifs e vídeos. Ah, e para todas as redes socias, o que facilita ainda mais a vida. Instagram, Pinterest, Twitter, Youtube… Tem tudo mesmo.
E como você vai querer ser adepto de briefings incríveis, com direito a organização impecável e cerejinha no bolo… Você pode testar a mLabs por 7 dias grátis. Clique aqui e garanta o seu acesso!