Você já percebeu o poder das redes sociais para seu negócio, certo? No entanto, nem todas as marcas sabem como aproveitá-las da melhor forma.
Por isso, apontamos algumas oportunidades que devem ser consideradas no decorrer do planejamento estratégico de social media das empresas. Vamos a elas!
1. Aprenda a otimizar o uso das redes sociais! Conheça e entenda seu público
Saiba a fundo quem é a sua audiência, pois ela será decisiva na definição nas apenas do conteúdo a ser trabalhado como na seleção das mídias sociais ideais para sua estratégia. Assim, faça pesquisas para identificar quem é seu público-alvo, analise o seu comportamento nessas redes e entenda as especificidades de cada rede social para que o conteúdo tenha relevância junto aos usuários.
2. Planeje suas ações
Faça um calendário editorial para trabalhar de forma mais assertiva conteúdos para sua marca. Aproveite este início do ano para organizar as pautas e assuntos.
Essa estratégia ajuda no planejamento de ações e lhe permite ter maior controle das atividades nas redes sociais. Além disso, ao elaborar um cronograma, você desenvolve hábitos no ambiente digital, definindo dias e horários para as postagens de conteúdo (lembre-se que a mLabs aponta essas informações de acordo com seu conteúdo postado!)
Não se esqueça das datas comemorativas, que mesmo perdendo um pouco sua força por cair na “mesmice” é de extrema importância para seu público e marca.
3. Interaja com seus usuários
As mídias sociais permitem as respostas rápidas, muitas vezes em tempo real. Por isso, é preciso estabelecer alguns parâmetros de respostas que permitam atender tal especificidade. Um deles é que nenhum contato deve permanecer sem resposta (mesmo se for algo negativo). Afinal, as redes sociais são um espaço de diálogo e interação entre usuários e marcas.
4. Invista em marketing H2H
Não importa se seu público são empresas ou consumidores finais, o que importa é que sua empresa é formada por pessoas, que interagem com outras pessoas. Nas redes sociais, a interação deve ser humanizada, gerando empatia para ganhar alguns pontos com sua audiência.
5. Adapte à sua linguagem
Nas mídias sociais você poderá abandonar os protocolos de teleatendimento, como “estaremos verificando” ou “a empresa agradece”. Analise como os usuários dialogam com a sua marca e mantenha a conversa na mesma linha, de forma leve a natural.
6. SAC 2.0
Quando uma empresa se propõe a atender o cliente no ambiente digital (conhecido como SAC 2.0), pressupõe-se que ela vá de fato interagir com o usuário.
Assim, nada pior do que vir com frases prontas, sem qualquer personalização. Vá além da resolução dos problemas para atender bem no meio digital. Interaja, crie um relacionamento próximo.
7. Invista no storytelling
As pessoas sempre gostaram e sempre gostarão de histórias. Elas permitem criarmos um cenário mental e geram identificação e empatia – dois sentimentos cruciais para que sua audiência se apaixone pela sua marca.
Quando as pessoas estabelecem este tipo de conexão com sua marca, não há como voltar atrás! Ela fica internalizada e é facilmente lembrada a qualquer momento por sua audiência.
8. Imagens e vídeos ainda valem muito
As palavras são importantes, mas é preciso ir além delas! Os conteúdos de vídeos e imagens chamam cada vez mais a atenção em meio a tantas mensagens que somos bombardeados diariamente nas redes sociais.
9. Entre na brincadeira
Dê espaço para a imaginação e crie novas formas de interagir com seu público, criando personagens. Perceba assuntos que estão em pauta no momento e procure incluir sua marca nas conversas.
É importante ressaltar que a sua marca deve ter relação com o assunto para que o dialogo seja feito da forma mais natural possível.