O recurso de vídeos rápidos que duram apenas 24 horas chegou de vez no LinkedIn. Depois do Snapchat, Instagram, Facebook e WhatsApp, a rede social de negócios também aderiu ao formato.
De fato, ninguém imaginava que os Stories seriam um fenômeno a ser replicado em váaaarias redes sociais. Muito menos se imaginava que um formato tão descontraído de comunicação chegaria a uma plataforma mais séria e focada na vida profissional.
Justamente por isso fizemos esse post, para você conhecer dicas valiosas de como usar os Stories do LinkedIn no seu dia a dia!
O que é LinkedIn Stories
LinkedIn Stories é um recurso disponível para dispositivos móveis que permite compartilhar vídeos curtos de até 30 segundos que duram apenas 24 horas, indicado para atualizar informações profissionais no LinkedIn.
Ele se parece bastante com os Stories do Instagram. Nos LinkedIn, os usuários também podem adicionar textos, marcar outras pessoas, criar perguntas e inserir stickers personalizados nos seus Stories.
Os Stories ficam disponíveis na parte superior do feed do LinkedIn e para visualizá-los basta tocar na imagem em formato de uma bola com círculo azul em volta.
Depois de visualizar, os usuários podem interagir com o Story por meio de uma mensagem direta – um estímulo a mais para gerar conversas casuais na plataforma.
História do LinkedIn Stories no Brasil
O recurso de histórias da rede social começou em fase de testes para apenas alguns estudantes universitários nos Estados Unidos.
Quem trouxe essa informação foi o site TechCrunch, que ouviu os planos de Isha Patel, gerente de produto do LinkedIn. Matt Navarra, consultor de social media, também informou sobre os testes em seu Twitter:
Os Stories começaram a se chamar “Student Voices” e permitiam que os estudantes publicassem pequenos vídeos (fotos não eram permitidas) sobre suas experiências acadêmicas, como estágios, bolsas de pesquisa e participação em feiras e seminários.
Esses vídeos apareciam no topo do seu perfil da Campus Playlist. Então, os usuários podiam navegar nas playlists de cada universidade e da sua rede de contatos.
Na época do seu lançamento, os Student Voices tinham um diferencial em relação às outras redes sociais: as publicações não duravam apenas um dia. Elas desapareciam da playlist depois de uma semana, e ainda ficam disponíveis permanentemente no perfil dos usuários.
Como usar o LinkedIn Stories – passo a passo
Confira o tutorial para publicar as suas histórias na rede social de negócios.
- Abra o app mobile do LinkedIn e toque no ícone “+” no item “Seu Story” localizado no canto superior esquerdo;
- Habilite as permissões solicitadas para que o app acesse a sua galeria e tire foto, grave o vídeo ou áudio diretamente da câmera do celular;
- Se preferir, faça o upload da foto ou vídeo dos seus arquivos, para isso, toque no ícone de “Álbum” no canto inferior esquerdo;
- Após ter gravado o vídeo, toque no ícone de “Figurinhas” no canto superior direito para adicionar uma figurinha na sua história;
- Toque no ícone de “Texto”, localizado no canto superior direito, e inserira o seu texto. Faça os ajustes de cores e toque em “Concluído”;
- Para publicar, toque em “Compartilhar story” no canto inferior direito.
Pronto! Agora você pode publicar Stories no LinkedIn e compartilhar vídeos curtos da sua vida profissional com os seus contatos da rede social.
Tamanho de imagens e vídeos para o LinkedIn Storeis
Veja os tamanhos recomendados para publicar fotos ou vídeos nos Stories do LinkedIn.
Imagens
- Resolução: 1080 x 1920 pixels;
- Arquivos suportados: PNG e JPG;
- Proporção: 9:16.
Vídeos
- Duração: até 20 segundos;
- Resolução: 1080 x 1920 pixels;
- Frame: 30 FPS, pixels quadrados;
- Arquivos suportados: H264 e MP4;
- Proporção: 9:16.
7 dicas de como usar os Stories do LinkedIn na sua estratégia de marketing
Acompanhe as nossas dicas de como usar o LinkedIn Stories para valorizar a sua marca pessoal ou divulgar a sua empresa na rede social, caso esse seja o seu objetivo.
1. Destaque as suas conquistas profissionais
É comum mostrar atualizações da carreira e elogios no LinkedIn. Então, aproveite que os usuários se interessam por isso e publique uma promoção, um prêmio, um artigo publicado no LinkedIn Pulse ou uma parceria de alto nível.
Você pode fazer um vídeo de selfie para falar com seu público e explicar em detalhes sua conquista. Essa é uma ótima maneira de dar vida aos Stories do LinkedIn e gerar entusiasmo para os seus contatos que irão se envolver com seu conteúdo.
2. Inspire outros profissionais
Ao fazer um Story com foco mais emocional você consegue impactar e se aproximar da sua comunidade com mais facilidade. Você pode contar uma história profissional, por exemplo, ou falar de uma lição importante e o que você aprendeu com ela.
Essas informações motivacionais, de como lidar com um ambiente de trabalho tóxico, por exemplo, leva mais pessoas a se identificarem com você, inclusive a apoiarem a sua causa, além de se sentirem inspiradas é claro!
3. Eduque a sua audiência
Educar a sua audiência é uma das maneiras mais valiosas de reunir percepções de clientes sobre seus produtos e serviços.
O caso de empresas, é importante mostrar o desenvolvimento de produtos – se possível em tempo real – para conseguir interações e feedbacks de clientes.
Você também pode fazer perguntas, inclusive antes do lançamento de um produto. Isso é positivo para aquecer a campanha e elevar as expectativas do público, fazendo com que eles se sintam envolvidos no projeto e com mais afinidade para adquirir o produto.
4. Elogie parceiros e colegas de trabalho
Aproveite o espaço do LinkedIn Stories e faça um elogio para um colega de trabalho ou um parceiro. Diga o quanto você aprecia o trabalho realizado por esse profissional, ou simplesmente agradeça ao parceiro pelo job que vocês realizaram juntos.
Use a sua criatividade, pegue uma foto antiga do colega em algum evento, ou uma simples captura de tela de uma web conferência do Zoom já pode servir para criação de um elogio nos Stories.
5. Faça um dia de perguntas e respostas
Já imaginou quantas dúvidas podem surgir sobre a sua marca ou produto na rede social? Aproveite um dia para fazer uma dinâmica de perguntas e respostas no Stories do LinkedIn para abordar apenas temas profissionais ou empresariais.
É uma maneira de se aproximar do público, contar mais curiosidades sobre a você ou sua empresa, inclusive para torná-la mais humana e acessível a todos os interessados.
6. Mostre as novas contratações
Com o aumento do trabalho remoto muitas empresas tiveram crescimento no quadro de colaboradores sem que eles fossem “apresentados pessoalmente” a todos os membros da equipe.
Para que esses profissionais não se sintam desconectados, use os Stories para dar vida ao espírito de comunidade, apresentando os funcionários recém-contratados. É uma ótima maneira para conectar equipes e departamentos mais distantes, que não interagem tanto entre si.
7. Divulgue as suas lives do LinkedIn
Usar o espaço dos Stories para divulgar lives realizadas no LinkedIn é uma forma de dar visibilidade para a marca, seja pessoal ou empresarial.
As lives no LinkedIn fazem muito sucesso entre os usuários e criadores de conteúdo. A própria rede social relatou que os seus anúncios em vídeo recebem 30% mais comentários que a publicidade estática.
Além do potencial de engajamento dos anúncios em vídeo, um estudo da HubSpot apontou que a taxa de conversão no LinkedIn é 277% maior que no Facebook e no Twitter. Por que não usar os Stories para fazer com que a sua live alcance mais pessoas?
E aí, o que você achou do LinkedIn Stories? Agora que você já conferiu as nossas para ampliar as suas interações na rede social, veja também nosso artigo sobre Perfil LinkedIn: como criar e 16 dicas para torná-lo mais atraente!