Quando Diego iniciou sua estratégia nas redes sociais, estava muito empolgado. Afinal, ele finalmente começaria a decolar o seu negócio com uma forte presença digital.
No começo, tudo ia bem. O número de seguidores aumentava em um ritmo acelerado, mas depois de um tempo Diego começou a perceber que, apesar de tudo, suas postagens recebiam poucas interações.
Isso mesmo: nada de likes, compartilhamentos, comentários ou outras reações sociais. Isso também impactava no alcance das postagens, já que o algoritmo das redes leva isso em consideração.
Ou seja, mesmo com um crescente número de followers, eles não estavam engajados. Isso culminou em poucas vendas e Diego descobriu que explorar as mídias sociais não é tão fácil quanto parece. Qual seria a solução para isso?
Se você já passou por esse problema, não se preocupe! Neste artigo você aprenderá a encantar os usuários e transformar seguidores em fãs leais à sua marca! Sente-se em algum lugar aconchegante e continue a leitura do artigo!
Para transformar seguidores em fãs, conheça sua persona!
Existem muitos aplicativos na internet que prometem multiplicar o número de seguidores. Não seja bobo: isso não é o que realmente importa, sendo caracterizado como uma métrica de vaidade.
Não adianta nada ter 1 milhão de seguidores se eles não interagem com as suas postagens,. Uma base mais enxuta mas com pessoas com potencial real de se tornarem clientes vale muito mais a pena.
É importante ter seguidores que se encaixam no seu padrão de cliente ideal. No mundo do marketing, esse conceito é conhecido como persona, um personagem fictício para o qual você deve direcionar todas as suas ações nas redes sociais.
Quando você elabora e personaliza a sua comunicação, certamente os índices de engajamento avançam e seus seguidores podem se tornar embaixadores da marca.
Entenda a jornada do consumidor
A jornada do consumidor é todo o caminho por ele percorrido, desde o momento que ele não conhece a sua marca até tornar-se um comprador.
Ao pensar nessa trilha, é possível compreender todas as dores, os dilemas e as preferências da sua persona. Seja analítico e compreenda que há muitas informações valiosas que precisam ser compreendidas para atender às necessidades do seu público.
Coloque-se no lugar dele e reflita sobre como o usuário se torna um seguidor da sua marca. Você deve ser capaz de responder a uma série de perguntas.
- Por que o usuário optou por segui-lo nas redes sociais?
- O que ele espera receber diante da promessa da sua página comercial?
- Quais são os seus principais problemas?
- O que a sua empresa pode entregar de útil ao follower?
- Como ele chegou até o seu perfil corporativo?
Ao responder essas questões, você será capaz de produzir posts incríveis — mas não é apenas o engajamento que pode subir com isso. Os níveis de confiança também são elevados, fazendo com que seus seguidores se tornem defensores da marca.
Consequentemente, eles indicam a sua empresa para outras pessoas, entrando em um ciclo de buzz marketing que leva clientes para o seu negócio de maneira orgânica.
Use o funil de vendas nas redes sociais
Pouca gente sabe, mas é possível usar as redes sociais tanto como alicerce para uma estratégia de inbound quanto utilizar o funil de vendas dentro das próprias plataformas de interação.
Funciona assim:
Topo do funil
Atraia visitantes para a sua página com o uso de hashtags, anúncios e outros recursos para se tornar rastreável.
Meio do funil
Produza posts realmente úteis, com CTAs envolventes para que o usuário decida segui-lo. Nessa analogia, o seguidor equivale ao lead.
Fundo do funil
Por fim, é preciso mantê-lo interessado para que feche um negócio.
Depois de tudo isso, há ainda o trabalho de retenção, que é muito valioso para manter a lealdade das pessoas que já compraram.
O grande trunfo aqui é a criação de conteúdo rico para a sua persona. Tanto o feed quanto os stories devem focar 80% dos esforços em posts de utilidade e 20% em promoção, vendas e conversões.
Estimule os clientes a compartilharem as suas experiências
Na era digital, as pessoas querem se sentir parte dos negócios. Hoje não há mais aquela distância entre empresas e consumidores: eles fazem parte da definição de valores e da criação de produtos oferecidos.
A melhor maneira de transformar os seguidores em advogados da marca é justamente chamando o usuário para perto da empresa.
Estimule o conteúdo gerado pelo usuário (User Generated Content, ou apenas UGC) por meio de concursos, promoções ou simplesmente incentivando o engajamento.
Responda às mensagens no inbox, interaja com os comentários nos posts, compartilhe os stories nos quais for marcado. Esse tipo de ação pode gerar resultados incríveis, acredite!
Mantenha a regularidade nas suas postagens
Assim como no marketing de conteúdo, é muito importante que as pessoas se lembrem da sua marca — e nas redes sociais, não é diferente. Se a sua empresa fica muito tempo sem postar, é bem provável que os seguidores se esqueçam dos motivos pelos quais começaram a segui-la.
O contrário também pode acontecer: posts em demasia podem afastar os followers da sua marca. Nesse caso, a recomendação é a realização de testes para descobrir os melhores dias, horários e a frequência ideal de postagens.
Os embaixadores da marca surgem diante de um relacionamento contínuo. Não se esqueça de programar postagens, mesmo que o profissional responsável esteja fora do horário de trabalho, de férias ou ausente por outra razão.
Em casos assim, é sempre vantajoso contar com um software de agendamento. Essa funcionalidade está presente na mLabs, e você pode testá-la gratuitamente por 7 dias.
Agarre essa oportunidade com todas as forças para permanecer em contato com os seus seguidores em momentos cruciais.
Você faz algo diferente para transformar seguidores em fãs? Compartilhe sua experiência através dos comentários!