Qualquer social media que se preze sabe que o LinkedIn é uma verdadeira máquina de fazer negócios.
A maior rede social para profissionais do mundo conta com mais de 500 milhões de usuários cadastrados, todos eles com um objetivo em comum: estabelecer conexões comerciais.
Graças a isso, muitas empresas criam company pages com diversas finalidades, como interagir com potenciais parceiros, estabelecer-se como autoridade em um segmento, recrutar colaboradores e, claro, conquistar clientes. Empresas do segmento B2B têm no LinkedIn um oceano azul de possibilidades.
Mas a rede não é só pra elas.
Ter uma Company Page no LinkedIn pode ajudar a estreitar o relacionamento com clientes e parceiros e ser uma ótima estratégia de humanização de marca. Muitas empresas do segmento B2C fazem isso por lá ao compartilhar seus bastidores e como aplicam seus valores, no dia a dia com os funcionários.
Neste post, vamos te ensinar:
- Como criar uma Company Page
- Como criar um Showcase Page (e em quais situações criar)
- Quais são as vantagens de ter uma página empresarial no LinkedIn
- Como otimizar sua Company Page
- Dicas para ter resultados com essa estratégia
Vamos nessa?
Como criar uma página de empresa no LinkedIn?
Para criar uma página corporativa você precisará criar uma conta pessoal no LinkedIn. Se você já tem uma, faça o login e siga para os próximos passos.
Passo 1: Clique em “Soluções” no canto direito superior da tela inicial.
Passo 2: A seguir, selecione a opção “Crie uma Company Page”.
Passo 3: Coloque o nome da sua empresa e a URL com a qual os usuários poderão encontrar a sua página corporativa. Depois, aceite o termo de compromisso de responsabilidade para falar pela empresa. Por fim, clique em “Cria Página”.
Passo 4: Insira a logomarca e a descrição da empresa nos campos selecionados abaixo. Se quiser, também é possível escolher uma imagem de capa, que ficará ao fundo.
Passo 5: Complete os demais campos, principalmente a URL do site e a localidade.
Prontinho! Agora você já tem a sua página de empresa no LinkedIn e pode começar a executar a sua estratégia!
Requisitos para criar uma Company Page no LinkedIn
Se algo acima não deu certo, assegure-se de cumprir com todos os requisitos para criar uma página de empresa no LinkedIn:
- Ter uma conta pessoal no LinkedIn (em seu nome).
- Ser ativo. Além de ter conexões pessoais, seu perfil deve ser intermediário ou campeão.
- Ser funcionário da empresa que criará a Página. Além de ser seu cargo atual, ele deve estar cadastrado na seção “Experiência”.
- Ter um e-mail corporativo com o domínio da empresa confirmado na sua conta do LinkedIn. Você não terá sucesso se usar algo como [email protected] ou [email protected].
O que é uma Showcase Page no LinkedIn?
Agora que você já sabe como criar uma Company Page, vamos a outro recurso que pode fazer parte da sua estratégia no LinkedIn: as Showcase Pages, ou, em tradução literal, “páginas de vitrine”.
A Showcase Page foi criar com o intuito de facilitar a divulgação de produtos e serviços no LinkedIn. Elas são extensões das Company Pages, e servem também para destacar diferentes setores de uma empresa, projetos, produtos ou marcas dentro de um mesmo grupo.
Por exemplo, uma editora de livros pode ter diferentes selos para gêneros literários distintos. Ou uma empresa do ramo de higiene pessoal pode ter as linhas masculina, feminina e infantil.
Dessa maneira fica muito mais fácil segmentar o público e produzir conteúdos cada vez mais específicos para as personas de um negócio.
Para criar uma Showcase Page, basta entrar na sua Company Page, clicar em “Ferramentas administrativas” e, a seguir, “Criar Showcase Page”.
No momento, o LinkedIn limita o número de Showcase Pages: no máximo 10. Apesar disso, você pode entrar em contato para solicitar mais páginas de vitrine.
Como ter sucesso em uma LinkedIn Company Page?
Depois de pronta a sua página de empresa no LinkedIn (e as suas Showcase Pages), é hora de você utilizar estratégias para fazer com que ela cresça e traga os resultados esperados para o seu negócio.
Abaixo, confira uma série de dicas para otimizar as suas ações como página corporativa no LinkedIn:
Convide toda a equipe
Depois que sua Company Page estiver criada, mobilize todos os funcionários da empresa para indicarem, em seus perfis, que trabalham ali. Além de criar um link para a página em cada perfil de funcionário, ela ganhará essas pessoas como seguidores automaticamente.
O compartilhamento e a interação com os conteúdos também ajudará a ampliar o alcance orgânico dos mesmos. Além da página, a empresa pode criar e participar de grupos relacionados, convidando o time para fazer isso também.
Faça SEO para LinkedIn
O LinkedIn possui o seu próprio mecanismo de buscas, e isso significa que você pode otimizar suas páginas e perfil para ele.
Para fazer isso, complete todas as suas informações e descrição usando as palavras-chave que são mais valiosas para o seu público. Para descobrir palavras relacionadas às que você já sabe que são importantes, utilize ferramentas como o Ubersuggest ou analise perfis de outras empresas do seu segmento. Isso te ajudará a guiar suas escolhas para a descrição.
Otimizar sua URL com o nome da empresa também é uma forma de ajudar o robô de buscas do LinkedIn a entender sobre o quê é sua Company Page.
Isso ajudará a garantir que quando as pessoas certas fizerem as buscas, a sua empresa estará no topo dos resultados. E isso também é válido para que a sua página de empresa no LinkedIn apareça no Google (sim, isso!).
Explore o LinkedIn Ads
O LinkedIn possui um poderoso sistema de mídia paga, também conhecidos LinkedIn Ads. Assim como em outras redes sociais, esses anúncios podem ser segmentados.
A grande diferença aqui é que, como o LinkedIn reúne informações que nenhuma outra rede têm (dados como cargo na empresa, segmento de trabalho e cargos anteriores) você terá opções ainda mais avançadas de segmentação. Em outras palavras, poderá fazer com que seus anúncios apareçam para os tomadores de decisão dentro das empresas. Por exemplo, CEO’s de empresas de um determinado segmento ou pessoas com determinado grau de instrução.
Há também variados formatos, como o conteúdo patrocinado, os anúncios em texto e as mensagens inbox. Todos eles são muito úteis, basta saber explorá-los!
Publique conteúdo valioso
A publicação de conteúdo regular é o melhor meio para atingir a sua audiência e mostrar-se relevante para ela.
Lembre-se de basear-se na sua persona e mostre tudo que você pode oferecer para solucionar os problemas de quem você quer ter como cliente.
Pensar nos formatos desses conteúdos te ajudará a entregar ainda mais valor para o público. Os vídeos, por exemplo, são o um excelente formato para o LinkedIn. Aulas, webinars, vídeos institucionais, vídeos de campanhas específicas são algumas possibilidades dentro do LinkedIn.
Convide os representantes da marca para fazerem Marketing de Conteúdo no LinkedIn Pulse
Essa ainda é uma estratégia pouco explorada pelas empresas, mas que tem muito potencial.
O LinkedIn possui uma plataforma própria para divulgação de conteúdos autorais, o LinkedIn Pulse. A cada dia, novos influenciadores se destacam impactando milhares de pessoas com seus posts por lá.
E algumas empresas já captaram esse movimento e estão investindo na produção de conteúdo estratégico, que é publicado pelos representantes da marca na rede social.
Seja o CEO, o líder do grupo ou mesmo o responsável pelo marketing, essa pessoa pode vestir a camisa e falar sobre aquilo que tem de expertise no contexto do negócio. Ao publicar esses posts, o nome da marca se fortalece e é relacionado à pessoas vistas como “autoridade” por tantas outras.
Insira botões sociais e traga seguidores de outros canais
Investir no crescimento da sua base de seguidores no LinkedIn é importante para garantir resultados reais.
Para isso, use plugins para inserir em seu site, blog e emails, o botão para seguir sua Company Page.
Ah, e é claro, meça os resultados! Dessa maneira você poderá criar artigos e outros formatos de conteúdo cada vez mais valiosos para o seu público.
Agora que você já sabe como criar uma página de empresa no LinkedIn e como divulgá-la, que tal testar a única ferramenta de gerenciamento de redes sociais parceira do LinkedIn no Brasil? Teste por 7 dias gratuitamente agora mesmo!
Acompanhe as métricas do LinkedIn e otimize seus esforços
Assim como o Facebook, Instagram e Twitter, o LinkedIn possui uma ferramenta de analytics para páginas corporativas. Acompanhar esses números te ajudará a entender o desempenho da sua página, e claro, otimizar sua estratégia.
Entre as métricas fornecidas pelo LinkedIn Analytics estão:
- ganho de seguidores
- localização desses seguidores
- número de visitantes
- dados demográficos dos visitantes
- tráfego da página por dia
- engajamento (comentários, compartilhamentos, likes e novos seguidores)
- impressões
- impressões únicas
- CTR por post, etc.
Utilize uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais
Para que você explore o máximo potencial de uma página de empresa no LinkedIn, recomendamos fortemente a utilização de uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais.
Além de te ajudar com o agendamento de postagens, uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais te ajudará a integrar a gestão do LinkedIn com as outra redes que você já administra.
Com a mLabs, você poderá, por exemplo, compartilhar um post de outra rede social no LinkedIn, visualizar quais posts estão agendados para o LinkedIn, e, o mais importante: agendar posts em qualquer formato no LinkedIn (texto, imagens, vídeos, etc).
Pronto para começar? Aprenda a gerenciar suas redes sociais com este post!