Sabia que três quartos de todo conteúdo salvo no Pinterest vem de sites empresariais, revistas e blogs profissionais? A rede já tem mais de um milhão de perfis comerciais e, acredite, nem todos são páginas de designers, arquitetos, fotógrafos e profissionais de casamento.
Apesar de grande parte dos pins que circulam na rede serem de categorias de beleza, moda, comida e bebida, a rede social está repleta de conteúdos como infográficos, comparativos, tutoriais e produtos variados.
Mas como divulgar uma marca no Pinterest e ter resultados por lá? É justamente esse o tema deste post!
Reunimos as melhores dicas práticas para te ajudar nessa tarefa.
Fique com a gente!
Crie uma conta comercial (o passo 1 para começar a divulgar uma marca no Pinterest)
A primeira coisa que você precisa fazer para começar a divulgar uma marca no Pinterest é criar uma conta comercial. Ao fazer isso, você terá acesso a uma série de recursos valiosos, como o Pinterest Analytics.
Com o Pinterest Analytics você terá dados sobre seu perfil, sua audiência e -se fizer uma reivindicação de página e inserir uma tag gerada pelo Pinterest em seu site – poderá ter dados dos usuários do Pinterest em sua página.
Se a marca já possui um perfil pessoal na rede, é possível migrá-lo para uma conta comercial em poucos passos. Acesse esse link, logue com sua conta pessoal, e siga os passos orientados para conversão em conta comercial.
Domine os recursos do Pinterest para empresas
Essa dica é MUITO importante para o seu sucesso nessa rede. Isso porque o Pinterest possui ferramentas incríveis para empresas.
Além do Pinterest Analitycs, você poderá inserir botões e widgets variados em seu site e, com isso, ampliar seu alcance na rede social.
Entre eles estão os botões:
- Salvar: permite que os usuários salvem imagens do seu site em suas pastas no Pinterest
- Seguir: leva os usuários do seu site a se tornarem seguidores no Pinterest
- Incorporar: o widget Pin permite que você incorpore um alguns de seus Pins em seu site
- Mostrar últimos Pins: com o widget de perfil você poderá mostrar até 30 dos seus últimos Pins no seu site
Veja aqui como como instalar qualquer um desses botões e widgets.
Instale o botão de “Salvar” em seu site
Este tópico poderia estar dentro do anterior, certo? Mas ele é tão importante que achamos melhor dar um espaço só para ele e te explicar melhor porque fazer isso.
Como dissemos acima, o botão “Salvar” ou “Pin It” do Pinterest, permite que os usuários salvem imagens do seu site em suas pastas na rede social.
E essa é, sem dúvida, uma das melhores formas de aumentar o alcance da sua marca – e a audiência para o seu site – através do Pinterest.
Ao dar um Pin It em uma imagem do seu site, o usuário amplia o alcance dele para toda sua rede de seguidores. Como você poderá inserir uma URL de fonte (do seu site) para cada um de seus Pins, todos os usuários do Pinterest terão acesso ao seu endereço se quiserem mais informações.
E aí temos um efeito bola de neve: os seguidores dos usuários que compartilharam também salvam a imagem em seus boards e, sucessivamente, levam a marca para novas pessoas. O Pin compartilhado também poderá ser encontrado nos resultados de pesquisa da rede,
Para adicionar esse botão em seu site, veja as orientações do Pinterest neste link.
Utilize os Rich Pins
Além dos Pins tradicionais, o Pinterest entrega aos perfis comerciais a possibilidade de usarem rich pins. Os pins ricos são pins com campos de informações adicionais que ampliam as possibilidades dos usuários interagirem com suas marcas.
Existem quatro tipos deles:
Produto: os rich pins de produto têm campos específicos para preço em tempo real, disponibilidade no estoque e onde comprar.
Receita: este rich pin traz informações relevantes para receitas, entre elas: ingredientes, porções, tempo de cozimento, etc.
Artigo: pins ricos de artigo trazem o alfinete que permite aos usuários guardar o post para ler depois. Além disso, mostra o título, o autor e uma breve descrição do conteúdo.
APP: pins de aplicativos mostram um botão de instalação que permite aos usuários baixar o APP sem sair do Pinterest. Atualmente, esse rich pin só está disponível para APPs iOS.
Utilize SEO para o Pinterest
Mais do que um grande catálogo de ideias, o Pinterest também é um mecanismo de busca. E, como tal, possui seus próprios fatores de rankeamento.
Para otimizar seu perfil para esse buscador, temos algumas dicas:
URL amigável
Além do conteúdo, robôs de busca leem urls. E isso explica porque suas urls (seja em sites ou qualquer ambiente) não podem ser como esta: www.seusite.com.br/ x812xss9f7h8l2k.
Isso porque, além do nome do seu domínio, ela não diz absolutamente nada sobre o conteúdo da sua página. E os robôs de busca precisam dessas pistas para entender que uma página fala sobre determinado assunto.
Essa lógica se aplica da mesma forma ao Pinterest. Então, se você quer que a url do seu perfil – e panéis – seja amigável para robôs de busca e para humanos também, pense bem nas palavras-chave que nomearão elas.
Para o perfil, a rede te dá um campo onde você pode customizar sua url. Obviamente, marcas precisam ter seu nome ali.
Agora, para seus painéis, você terá que usar estratégia. Se você possui um e-commerce de moda feminina e identificou que seu público busca por “moda feminina jovem”, “moda feminina verão” e “moda feminina despojada”, você pode organizar seus pins em pastas com esses nomes.
Para descobrir quais são esses termos, aposte na busca orientada do próprio Pinterest. Ele mesmo sugere, no topo da página, complementos muito buscados para o termo que você inseriu.
Otimize a sua descrição
O espaço “Sobre você” também deve ser usado de forma estratégica. Pense que as informações contidas ali dizem sobre uma marca para o público e também para os robôs de busca. Então, aplique suas palavras-chave de forma fluida e natural. Mas não as deixe de fora!
Vende roupas femininas e sabe que seu público busca assim? Inclua na descrição. Outro cuidado importante aqui é a inclusão do seu logo em boa resolução.
Organize painéis estrategicamente
Otimizar para mecanismos de busca é apenas um dos ótimos motivos para organizar painéis a partir de palavras-chave. Mas, ao fazer isso você estará, de fato, criando uma organização de conteúdos por macro temas que interessam sua persona. E isso facilita sua entrega de valor.
A Nordstrom, por exemplo, sabe como fazer isso com primazia.
Ela organiza seus pins em painéis com os principais termos usados nas buscas por seu público. “Acessórios”, “Verão Fashion”, e “Vestidos de Noiva” são os nomes de alguns de seus painéis.
Esse simples “cuidado” amplia o alcance dos Pins da Nordstrom para um público altamente qualificado.
Lembre-se também que mais importante que criar painéis otimizados, é inserir pins de alta qualidade e condizentes com o nome deles.
Além do campo de busca orientada, faça uma varredura no seu Pinterest Analytics e acesse os dados demográficos e de pins para entender quais são os temas que mais interessam seu público.
Aproveite o próprio acervo do Pinterest
Criar pins originais e de alta qualidade é importantíssimo. Mas uma marca também pode compartilhar pins do acervo do Pinterest.
Lembra que usamos as redes sociais para entregar conteúdo de valor para o público? Pois é, esse conteúdo pode vir de outra página e não há problema algum nisso.
Certifique-se apenas de que não seja de um concorrente direto. #dica
Utilize uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais
Não importa em qual rede você atue, se quer fazer um trabalho consistente e que traga resultados, tudo ficará mais fácil com uma boa ferramenta de gestão.
Elas te ajudarão a agendar postagens e garantir a frequência certa. Se precisar de uma boa indicação, conheça a mLabs! Faça um teste grátis e tire suas próprias conclusões!