Você já sabe que conteúdos em vídeo vêm ganhando muita força, e o Facebook Live entra nessa modalidade.
Webinars, gameplays, videoaulas, apresentações e promoções… São inúmeras as possibilidades de usar o Facebook Live para fazer transmissões ao vivo.
Ter a chance de compartilhar em tempo real com os seguidores algum momento, novidade, rotina, e o que mais desejar, parece uma ótima ideia, né? Não só parece, como é!
Mas é preciso entender como fazer isso da maneira certa pra você não errar em nenhum detalhe!
Afinal, os seguidores estão esperando por um conteúdo relevante, de qualidade e que não fique travando a cada um segundo ou então que nem entre no ar!
Além disso, para as marcas, o sistema de vídeos in loco do Facebook representa um universo de incríveis oportunidades em tempos de queda do alcance orgânico.
Além de notificar seguidores quando uma Page entra ao vivo, as lives do Facebook têm lugar especial na timeline e são vistas como relevantes pelo algoritmo da rede.
Você não quer perder a chance de aumentar o alcance de uma página e cometer algum erro por simplesmente não saber todos os passos de como fazer uma transmissão ao vivo no Facebook, certo?
Imagina perder boas oportunidades por cometer erros técnicos que prejudicam a experiência do usuário?
Então, chegou a hora de acabar com esse problema. Hoje você vai entender como fazer uma live no Facebook, verá dicas e erros que você precisa ficar ligado e evitar.
Vamos lá?
Como fazer transmissão ao vivo no Facebook Live
A maior parte das pessoas passa muito tempo navegando pelas redes sociais — que se tornaram verdadeiras armas para as estratégias de marketing.
Nelas, o conteúdo ao vivo tem um peso enooorme, ainda mais quando é em vídeo.
O próprio Facebook divulgou, em 2016, que as lives geravam três vezes mais engajamento do que os vídeos comuns.
Além disso, usar esse recurso ajuda a deixar os seguidores mais próximos e fazer com que interajam mais.
E a melhor parte disso é que não é preciso gastar rios de dinheiro para fazer uma transmissão ao vivo no Facebook Live.
Não é necessário nem ao menos sair de casa! O que você precisa é de um computador, celular ou tablet, uma câmera e um microfone que garantam qualidade na transmissão e um conteúdo que interesse seu público.
Agora é mão na massa! Vamos conferir passo a passo como usar o Facebook Live:
Facebook Live pelo celular
Para fazer uma live no Facebook pelo celular, siga os passos abaixo:
- abra o APP do Facebook no seu celular;
- vá ao perfil ou Fan Page;
- no espaço de atualização de status, escolha “Vídeo ao vivo”;
- faça os ajustes necessários para começar. Se for sua primeira live, você terá que permitir o acesso da câmera e microfone;
- escolha o grau de privacidade da transmissão. Você pode deixá-la pública, para todos assistirem, ou acessível para um grupo específico;
- insira o título da live e defina se quer usar a câmera traseira ou frontal do aparelho;
- com os ajustes feitos, clique no botão “Transmitir ao vivo”. A partir daqui todos os seguidores serão notificados de que você está ao vivo;
- você pode aplicar filtros durante a transmissão, ao clicar no símbolo de uma “canetinha”;
- também consegue convidar amigos ao clicar no ícone do boneco;
- é possível ler os comentários dos seguidores e respondê-los ao vivo;
- quando for finalizar a live, clique no botão “Concluir”;
- se você quiser postar o vídeo após finalizá-lo, é possível clicar em “Publicar” e ele ficará salvo na página;
- já se desejar excluir, clique em “Excluir”.
Facebook Live pelo computador
Para usar o Facebook Live pelo computador/notebook, basta:
- acessar a área de atualização de status da Fan Page e escolha “Iniciar um vídeo ao vivo”;
- liberar o acesso do Facebook para seu microfone e câmera;
- definir a Página em que você compartilhará a live;
- inserir um texto que descreva o assunto da live;
- clicar em “Iniciar transmissão ao vivo”;
- depois, é só começar sua live!
Para quem quer fazer lives no celular, é só seguir os mesmo passos quando for concluir, publicar ou excluir sua transmissão.
Como fazer live no Facebook com software de codificação?
Esta com certeza é a melhor opção para você que quer fazer uma live com recursos avançados.
Usando o software de codificação, é possível, por exemplo, compartilhar a tela do computador com um convidado, usar mais de um microfone e até mesmo agendar a transmissão no Facebook.
Ao agendar, você avisa os seguidores que terão que reservar aquele dia e horário para assistir o conteúdo. Assim, garante que mais pessoas vejam a live. Ótimo, né?
Existem diversos softwares para isso, mas uma opção grátis e bem intuitiva é o OBS.
Se essa for a sua opção, siga os passos abaixo:
- acesse sua página no Facebook e selecione “Ferramentas de Publicação” no canto superior direito da página;
- selecione “Biblioteca de Vídeos” e, depois clique em “+ Ao Vivo”;
- você verá uma “chave de stream” gerada automaticamente pelo Facebook. Copie e cole-a no local indicado do software de codificação escolhido;
- essa chave tem validade de sete dias e, após a prévia, você tem até cinco horas para começar sua live. Caso precise de mais tempo, gere uma nova chave até cinco horas antes;
- o próximo passo é fazer os ajustes e configurações da live. Insira um título, uma descrição e os rótulos (palavras-chave) de identificação da transmissão. Faça isso e vá para o software de codificação. Lá, você verá uma prévia dessa imagem. Para iniciar a live, terá que clicar no botão de “Transmitir ao Vivo” do Facebook;
- se quiser agendar a live e deixar uma opção de lembrete para seus seguidores ativarem, clique em “Programar” e selecione o horário e dia de início da transmissão;
- seus seguidores verão a imagem abaixo:
Por essa opção, também é possível salvar a transmissão e publicá-la para que outros seguidores que não tiveram a oportunidade de assistir vejam depois.
Ou até mesmo para quem deseja assistir mais de uma vez.
Dicas de como fazer uma boa transmissão ao vivo no Facebook Live
Você já aprendeu passo a passo de como fazer sua transmissão, da maneira que achar melhor para sua página.
Agora você vai ver como é possível tornar as lives ainda melhores, com algumas dicas que vão fazer a diferença:
Pense na descrição com carinho!
Se você não deu importância para o passo de “fazer uma descrição”, volte duas casas!
A descrição de uma live ajuda a chamar a atenção do público, já direcionando sobre qual conteúdo será transmitido.
Isso será exibido para os seguidores avisando que você está no ar.
Divulgue sua live
Não é porque você vai fazer uma transmissão ao vivo no Facebook que não pode divulgar ela em outras redes sociais, certo?
Não se esqueça dessa etapa, pois ela é muito importante para atrair mais público!
Use outros canais para dizer que estará ao vivo no Facebook Live. Informe o dia e hora antecipadamente, faça posts lembrando os seguidores quando estiver perto da data e, no dia, divulgue o link nos outros canais.
Tenha um CTA
O Call To Action deve ser de acordo com o intuito de sua estratégia.
Por exemplo, você pode colocar um link na descrição ou nos comentários no fim da transmissão, para um site, post de blog, e-book, etc, que fale sobre o assunto da live.
Pode também direcionar um CTA como “Comprar agora”, caso aproveite o momento para divulgar algum produto novo.
Mensure os resultados
Também é possível mensurar os resultados que a transmissão ao vivo gerou para a página do Facebook.
Você já sabe o quanto é importante ter dados palpáveis em mãos e certamente não deixará de fazer essa etapa!
Em Insights, descubra informações como:
- quantas visualizações a live teve;
- quantos minutos de audiência;
- o tempo médio;
- o horário de pico da transmissão;
- número de reações, comentários e compartilhamentos; entre outros.
Isso ajudará você a entender o comportamento dos seguidores, saber quais horários eles mais acessaram, se o conteúdo estava relevante e interessante e fez com que ficassem mais tempo assistindo, quais assuntos trouxeram mais impacto, etc.
Atenção aos erros da transmissão ao vivo no Facebook
Ok, você já entendeu o passo a passo e as dicas para tornar as lives ainda melhores.
Mas, e os erros?
Saber quais equívocos não cometer também é muito importante para garantir sucesso total na transmissão do Facebook Live.
Fique ligado no que selecionamos para você aqui embaixo:
Não perca o timing para começar e terminar
Imagine a seguinte situação: o apresentador se preparou para a transmissão ao vivo, colocou uma roupa bonita, fez exercícios vocais e selecionou um baita cenário. Mas, ao iniciar a apresentação, a primeira coisa que os espectadores ouvem é:
— E aí, Paulão! Tá funcionando? Já tá no ar? Pega um copo d’água pra mim aí, por favor!
Para quem está transmitindo, isso não significa muito. Mas, para o espectador, isso mostra que o responsável pela live não se preparou o suficiente para a apresentação.
É normal esperar um tempo para que mais pessoas se juntem à live, mas é fundamental ter tudo pronto a partir do momento em que a coloca no ar.
Existem várias ações que podem ser realizadas antes de se alcançar a audiência esperada, como dialogar com o público, contar histórias, divulgar as redes sociais e outros projetos, e muito mais!
O mesmo vale para o fim do vídeo no Facebook Live. Muitas vezes, uma câmera ligada por tempo demais pode prejudicar os resultados.
Cuidado com a qualidade
Escolha um lugar com boa iluminação e que tenha silencio para você começar a transmissão.
Fique também sempre de olho na qualidade de imagem e áudio, que devem estar minimamente bons para não prejudicar a experiência dos seguidores.
Para isso, atente-se aos comentários, pois eles podem orientar sua live.
Por exemplo, caso alguém reclame que o som está baixo, ou que o assunto está tedioso, aí você consegue contornar e dar um rumo na sua transmissão conforme for percebendo esses detalhes.
Além disso, atenção à conexão que também pode prejudicar o andamento do vídeo. Afinal, ninguém merece assistir algo que fica travando ou caindo o tempo todo, né?
Isso faz até mesmo com que as pessoas desistam de assistir à transmissão.
Interaja
Não deixe de interagir com o público!
Uma das principais funcionalidades da live nas redes sociais é poder responder comentários e fazer perguntas em tempo real.
Isso também atrai mais o público, a satisfação e aumenta o tempo de permanência.
Mas tome cuidado com a falta de objetividade.
Afinal, o usuário de internet que entra na transmissão chegou até ali com um objetivo. O apresentador fará um anúncio, dissertará sobre um tema ou ensinará dicas práticas e rápidas sobre um procedimento?
Saiba o que você deseja e não enrole! Lembre que é importante cumprir a promessa do título e descrição do vídeo.
A falta de objetividade pode prejudicar bastante a performance da ação, inclusive, fazendo com que os usuários fiquem impacientes.
Consequentemente, eles vão pensar duas vezes antes de assistir ao próximo conteúdo.
Cuidado com o roteiro confuso
Qualquer vídeo na internet deve ter um roteiro bem elaborado.
Nos dias de hoje, tudo é roteirizado!
A não ser que o apresentador seja um integrante dos Barbixas e um mestre na arte do improviso, é claro.
São muitos os casos em que as pessoas iniciam suas transmissões ao vivo e, em meio à apresentação, acabam se perdendo.
Acredite, o próximo passo é a diminuição dos números de audiência, já que ninguém está ali para assistir a trapalhadas.
Por isso, oriente o responsável pela transmissão para que elabore a pauta e estude antes de entrar no ar, sabendo exatamente qual caminho seguir.
Apresentações de slides podem ser muito úteis para o apresentador e para o público, mas uma colinha em uma folha de caderno pode resolver o problema.
Pronto! Com todas essas informações, você irá se tornar um expert em Facebook Live!
Não tem mais desculpa para errar, ok?
Ah, e não se esqueça de deixar suas lives publicadas na página para que outros seguidores possam ver e não percam o conteúdo delas.
Fato que, usando desse recurso, você vai aumentar o alcance orgânico e engajamento da sua audiência, além de reforçar sua página no mundo on-line!
Ficou alguma dúvida? Pergunta pra gente aí nos comentários!
Aproveite e navegue pelo blog da mLabs para conferir mais conteúdos sobre o Facebook e suas maravilhas!