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Como fazer vídeo para capa do Facebook? Aprenda neste post!

Como fazer vídeo para capa do Facebook? Aprenda neste post!
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Para entender a importância do vídeo na capa de uma fanpage na Facebook, tenha em mente que ela é a porta de entrada para um dos mais importantes canais de comunicação entre empresa e usuário.

Uma capa bem-feita está para os belíssimos rios de Valfenda, assim como uma capa feia está para os tenebrosos portões de Mordor.

E isso é tão sério, que o próprio Facebook tem incrementado essa porta de entrada dia após dia.

Antigamente, ela era estática. O administrador poderia adicionar imagens para recepcionar de maneira amigável aos seus fãs ou potenciais seguidores.

Porém, as coisas mudaram. Em abril de 2017, a rede social de Mark Zuckerberg liberou o recurso de vídeo para capa do Facebook, o que abriu um novo leque de oportunidades.

Neste artigo, você aprenderá a criar uma capa animada para uma fanpage e engajar ainda mais os usuários de um negócio! Continue a leitura e confira!

Por que criar um vídeo para capa do Facebook?

A possibilidade de inserir vídeos na capa do Facebook traz uma série de novas alternativas. Veja abaixo alguns exemplos:

  • dizer aos visitantes o que uma empresa faz;
  • reafirmar valores e ideias do negócio;
  • promover um produto;
  • divulgar um evento;
  • proporcionar uma experiência mais rica;
  • aumentar o envolvimento;
  • investir em branding;
  • contar uma história;
  • realizar campanhas, concursos e promoções.

É claro que essas são apenas algumas opções e existem diversas outras alternativas. Mas vamos colocar a mão na massa? A seguir, aprenda a criar um vídeo para a capa do Facebook.

Como criar um vídeo para capa do Facebook?

Abaixo, veja um passo a passo para criar uma capa animada:

Passo 1: entenda o funcionamento dos vídeos de capa no Facebook

Um detalhe para que você entenda como funciona o vídeo de capa é fundamental. Vejamos como isso acontece sob o ponto de vista do usuário.

Assim que as pessoas acessam a página, o vídeo começa a ser reproduzido automaticamente. Via de regra, o início é em modo silencioso (assim como ocorre com os vídeos do feed), e o usuário pode clicar no ícone de som para ouvi-lo.

Passo 2: escolha suas preferências de edição

A primeira coisa a ser feita é criar o vídeo. É claro que, havendo recursos disponíveis, ele deve ser feito por um profissional da equipe, freelancer de design ou agência.

Caso contrário, há algumas ferramentas de edição de vídeos que são intuitivas e podem ajudar na composição da peça.

Alguns exemplos pagos são o Camtasia, After Effects, Adobe Premiere e Sony Vegas.

Mas também existem plataformas gratuitas, como Windows Movie Maker, Lightworks, Wondershare e Avidemux.

Lembre-se: não existe uma regra geral para a edição de vídeos. Tudo depende do quanto uma empresa está disposta a gastar e dos recursos necessários.

Passo 3: configure o vídeo

A partir de agora, você terá que escolher as características do vídeo.

O próprio Facebook recomenda que ele esteja em 820px por 456px. Além disso, deve ter no mínimo 20 e no máximo 90 segundos.

Essas configurações são variáveis, mas podem influenciar a experiência do usuário no que se refere ao tempo de carregamento e posicionamento do vídeo.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Passo 4: faça o upload do vídeo

Faça o login no Facebook e clique na seta localizada no canto superior direito. Ali, você deverá selecionar a fanpage a ser editada. A seguir, passe o mouse sobre a capa e clique em “Alterar Capa”.

Existem duas formas de inserir o vídeo na capa:

  • a primeira é quando o vídeo já está publicado no feed de notícias. Nesse caso, selecione “Escolher a partir dos vídeos”.
  • A segunda é quando você tem o arquivo salvo no computador. Se é esse o caso, selecione “Carregar foto/vídeo”.

A partir desse momento, o Facebook carregará e codificará o vídeo. Isso pode demorar um pouco, dependendo da opção selecionada e tamanho do arquivo.

A seguir, você deverá posicioná-lo da forma que mais agrade ao usuário. Segure e arraste o ponteiro do mouse e coloque-o no local desejado.

Essa ação é importante, principalmente em vídeos em que há caracteres. Isso porque, dependendo da posição, eles podem ficar ocultos.

Por fim, a própria plataforma gerará 10 thumbnails, que são as miniaturas exibidas no feed de notícias do usuário. Ou seja, imagens congeladas. Selecione aquela que melhor se encaixa no objetivo do  negócio e pronto! A capa dele agora tem um vídeo do Facebook!

Passo 5: siga as dicas para melhorar a performance da sua fanpage

A partir de agora, a capa está pronta e é recomendável seguir algumas dicas para mantê-la sempre em alta e com a melhor performance.

Vamos observar quais são as melhores práticas?

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Mudar a capa com frequência

Os seguidores (principalmente os mais leais) podem se cansar do vídeo de capa. Além disso, o negócio perderá a oportunidade de explorar esse recurso para diferentes objetivos.

Por isso, é recomendada a atualização da capa animada de tempos em tempos. Alguns acontecimentos podem influenciar essa atividade. Por exemplo, novos produtos, eventos, campanhas e muito mais!

Realizar testes e mensurar os resultados

Apesar de não ter tantos dados no Facebook Insights, é possível medir o desempenho de uma capa em vídeo.

Por meio da análise de métricas, é possível verificar as visualizações, curtidas e comentários, por exemplo. Ao fazer pequenos ajustes, podemos realizar testes A/B e encontrar o melhor formato para encantar os seguidores.

Não exagerar nas informações

Lembre-se de que a capa tem o propósito de atrair e engajar, e não é um anúncio publicitário. O exagero no número de informações pode ter o efeito contrário, e é possível que se perca alguns seguidores.

Por isso, nada de exageros! Tente inserir somente informações relevantes e poucas palavras.

Usar o PowerPoint ou o Google Slides

Uma dica muito interessante para quem não tem recursos para investir é utilizar as ferramentas de slides citadas no título para criar vídeos.

Sim, isso é possível! Basta salvá-las no formato desejado. Elas podem conter efeitos, transições e gifs, além de serem altamente intuitivas para confecção do material.

Prontinho! Agora você está apto a criar um vídeo para Facebook na capa de uma fanpage. Explore todas as vantagens que esse recurso traz e o resultado será ainda mais interações com os seguidores!

Agora, nos diga: você já teve alguma experiência com essa ferramenta ao trabalhar com páginas corporativas? Se sim, conte-nos por meio dos comentários! Será um prazer debater resultados e possibilidades para as empresas!

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