Se você trabalha com a venda de produtos e ainda não tem uma loja no Instagram, saiba que está perdendo a oportunidade de ganhar MUITO dinheiro.
Com esse recurso você pode criar posts, colocar preço nos produtos e inserir links que encaminham o usuário direto para a sua loja, sem pagar nada por isso!
Quer mais motivos para criar a sua loja no Instagram?
- 90% dos usuários do Instagram segue uma empresa;
- em uma pesquisa encomendada pelo Facebook Inc. 81% dos entrevistados disseram que o Instagram os ajuda a pesquisar produtos e serviços;
- 50% dos usuários do Instagram fica mais interessados em uma marca depois de ver um anúncio dela na plataforma;
- o número de usuários ativos da rede social já passou de 95 milhões no Brasil.
Quer saber mais informações sobre a loja do Instagram? Fica com a gente, neste post vamos mostrar o passo a passo de como criar uma do zero!
Loja no Instagram, uma evolução para as marcas na rede social
Quem usa o Instagram sabe que a rede social permite, apenas, link na biografia e links nos Stories, no segundo caso apenas para contas comerciais verificadas ou com mais de 10 mil seguidores.
Essa limitação “obrigou” as marcas a investirem em anúncios para divulgar links dos seus produtos. Mas, com a “loja do Instagram” a possibilidade de inserir links de produtos foram ampliadas!
Shop: como vender pelo Instagram?
Existem algumas etapas que precisam ser realizadas antes de criar sua loja na rede social mais querida do Brasil!
De forma resumida, é seguinte, você precisa ter um perfil comercial no Insta vinculado à uma Fan Page, ter um domínio, um catálogo de produtos no Facebook ou um e-commerce.
👉 Caso você não tenha um e-commerce ou um catálogo de produtos, é preciso que você abra uma conta no Gerenciador de Negócios para criar o seu catálogo – é obrigatório, não tem como fugir.
Assim, os produtos do seu catálogo do Facebook poderão ser marcados nas publicações do Instagram, aparecendo para os usuários de maneira orgânica!
Ou seja, você posta uma imagem com seu produto e insere descrições, preço + link para compra do mesmo.
Além de criar uma vitrine de produtos, você ainda pode compartilhar as promoções com anúncios no feed ou nos Stories, aumentando assim o alcance das suas publicações.
Depois de habilitar sua loja do Instagram, os usuários poderão clicar nos produtos e ver as informações comerciais como nome, descrição e preço.
Veja o exemplo da loja Amaro no Instagram.
Tá bom, o usuário clicou no post, visualizou todas as informações do produto e decidiu comprá-lo! E, agora?
Após escolher o produto que deseja comprar o usuário será direcionado para uma das duas opões:
- catálogo de produtos do Facebook;
- plataforma de comércio eletrônico (e-commerce).
Por esse motivo, você precisa ter uma dessas duas plataformas antes de criar a sua loja no Instagram.
Passo a passo para criar sua loja no Instagram
Confira o passo a passo e as recomendações que você precisa se certificar para que a loja do Instagram dê certo!
1 – Confirme a sua qualificação
Se a sua empresa cumprir todos esses requisitos, você estará qualificado e poderá configurar o recurso Compras no Instagram, são eles:
- estar localizada em um mercado disponível;
- ter um produto qualificado;
- estar em conformidade com o acordo de vendedor e as politicas comerciais da plataforma;
- ter um domínio de site no qual você pretende vender.
2 – Migre para o perfil comercial no Instagram
Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram siga estas etapas:
- acesse as configurações do seu perfil no Instagram;
- toque em “Conta” e em “Mudar para conta profissional”;
- escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo”, “Empresa” etc;
- selecione uma categoria que descreva melhor o que você faz;
- escolha as opções de exibição do perfil.
Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública e seu perfil comercial no Instagram será criado com sucesso.
Caso tenha mais dúvidas, veja nosso post Como mudar para perfil comercial no Instagram e quais as vantagens de fazer isso?
3 – Vincule a sua conta do Instagram à sua página do Facebook
Siga estas etapas para vincular sua conta comercial do Instagram a uma Página do Facebook.
- acesse o perfil da sua empresa no Instagram;
- selecione “Editar Perfil”;
- sob a seção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”;
- escolha a página do Facebook que deseja conectar;
- caso você não tenha uma página no Facebook, selecione “Criar uma nova Página no Facebook”.
4 – Carregue o seu catalogo de produtos
O recurso Compras no Instagram é desenvolvido com o seu catálogo de produtos. Há duas maneiras de conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram, são elas:
- Gerenciador de catálogos: é o método para fazer essa conexão por conta própria, localizado no Gerenciador de Negócios do Facebook;
- Plataformas de e-commerce parcerias: é uma integração realizada por meio de um de nossos parceiros certificados de plataforma de comércio eletrônico, como a Shopify ou o BigCommerce.
5 – Faça a análise da conta
Depois de conectar um catálogo à sua conta do Instagram e cadastrar produtos, siga as etapas para enviar sua conta para análise. Normalmente, as análises de conta levam alguns dias, mas às vezes podem demorar mais.
- acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no ícone de três barrinhas;
- selecione “Configurações”;
- cadastre-se para o recurso “Compras”;
- siga as etapas para enviar sua conta para análise;
- a qualquer momento, acesse Compras nas Configurações para verificar o status.
Algumas empresas podem ser notificadas de que informações adicionais são necessárias para provar a propriedade do domínio do site.
Se você receber essa notificação, siga as etapas para concluir o processo verificação de domínio para enviar sua conta para análise.
6 – Habilite o modo compras no perfil do Instagram
Depois que sua conta for aprovada, você poderá ativar os recursos Compras.
Caso você não encontre a opção “Compras” em “Configurações”, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso compras no Instagram.
- acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque de três barrinhas;
- selecione “Configurações”;
- toque em “Empresas” e em “Compras”;
- selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;
- selecione “Concluir”.
7 – Marque os seus produtos na loja do Instagram
Agora, que você já fez a parte trabalhosa é só criar um post com a foto do produto e escolher a opção “Marcar produtos”.
A opção de marcação aparece em lugares diferentes:
- posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas;
- posts nos stories: a marcação de produtos fica dentro da aba de stickers.
Boas práticas para o Shopping no Instagram
De acordo com o Instagram for Business, existem uma série de boas práticas que quem pretende aproveitar a feature deve seguir. Veja:
- crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;
- marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar;
- DIVULGUE sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja);
- use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;
- tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e também na sua loja virtual.
Neste link, você acessa o passo a passo criado pelo próprio Instagram para usar a ferramenta.
Mas não basta configurar sua loja no Instagram, para que essa novidade converta em vendas, você precisará ter mais seguidores no Instagram, trabalhar para ter mais engajamento, ter uma estratégia de marketing no Instagram forte e alinhada com seu público.
Agora, que você já sabe como criar a sua loja do Instagram, veja também 17 dicas de como vender pelo Instagram e alavanque as suas vendas!