A enquete no Instagram passou por mudanças ao longo dos anos, mas o sticker ainda oferece muito potencial em gerar conexão e engajamento pela rede.
De acordo com um estudo da Opinion Box, 82% dos brasileiros seguem alguma empresa ou marca no Instagram e 44% usam o Instagram para interagir com empresas.
Ou seja, investir em recursos para aumentar a conexão com seguidores e potenciais clientes, já não é nenhuma estratégia inovadora e sim essencial para marcas e negócios.
Neste post, te contaremos os segredos por trás do uso das enquetes dos stories do Instagram e o passo a passo de como usar.
Como criar enquete nos stories do Instagram?
Nem todo mundo sabe, mas existem duas formas de fazer enquetes no Instagram Stories.
A primeira, e mais tradicional, é a de votação e possui duas opções de resposta customizáveis. Depois de compartilhar a enquete, os usuários poderão escolher uma resposta (e ver qual é o percentual de votos de cada opção) depois que votarem.
A segunda é a enquete de intensidade. Com esse sticker é possível inserir uma pergunta e uma barra de intensidade, com um emoji customizável.
A ideia é dar ao usuário a possibilidade de responder percentualmente qual é a sua opinião a respeito de algo. A solução perfeita para aqueles que não se sentiam atendidos com apenas duas opções de resposta, certo?
Assim como na enquete tradicional, o usuário que responder a enquete de intensidade, poderá ver qual é o percentual médio das respostas àquela pergunta.
E o criador poderá visualizar o resultado da enquete, inclusive quem votou e como votou.
Aumentar a sua proximidade com os usuários descobrir o interesse dos clientes por produtos ou serviços e gerar interações pelos stories são alguns benefícios de utilizar a enquete no Instagram.
Como criar uma enquete de votação no Instagram?
Para inserir enquete no Instagram Stories, siga os seguintes passos:
- Crie o Story da forma como você planejou.;
- arraste a tela para cima e clique na opção “enquete”;
- escolha um título (aqui entra a pergunta a ser respondida pelos seus leitores);
- caso queira, edite as opções “sim” e “não”, de acordo com o item acima;
- por fim, poste nos seus stories.
Pronto! Você acabou de fazer a sua primeira votação!
Sempre que quiser checar os resultados, basta voltar na sua tela e deslizar com o dedo para cima.
Lá, será mostrado o que cada pessoa selecionou e qual resposta está ganhando. Lembre-se que, assim como as outras histórias, a duração da pesquisa é de 24h, então analise as estatísticas antes de o tempo acabar!
Como criar a enquete de intensidade no Instagram?
Para fazer uma enquete de intensidade, siga os mesmos passos da enquete tradicional e, na hora de escolher o sticker de enquete, opte pelo ícone da barra deslizável com emoji para enquete de intensidade. Edite sua pergunta, escolha qual emoji usar e pronto!
4 formas de utilizar a enquete Instagram Stories de forma estratégica
Não basta só criar enquetes por criar, com a quantidade de stories que os usuários têm acesso é preciso captar a atenção do usuário e o instigar a interagir.
Para isso, quanto mais estratégia, melhor! Veja 5 dicas para criar enquetes.
1. Conheça a sua persona e suas preferências
A persona é essencial para qualquer estratégia de sucesso.
No entanto, como vamos criar conteúdos ou vender os produtos focados no nosso consumidor ideal, se não temos nem noção de quem ele é ou quais são suas preferências?
Meio difícil, certo? Essa ferramenta do aplicativo pode te auxiliar nesse propósito! Abaixo temos exemplos do que fizemos no Instagram da mLabs e ficaram entre os melhores stories em engajamento.
2. Peça opinião sobre um produto, serviço ou atendimento
Agora você vai poder pedir feedbacks para o público!
Esse contato direto vai permitir que você tenha noção do que funciona ou não para o negócio, além de criar uma aproximação ainda maior com o público.
Vai lançar um novo produto? Faça uma enquete! Quer melhorar algo? Faça uma enquete!
Simples, não?
3. Crie sentimento de FOMO (Fear of Missing Out)
Medo de estar perdendo algo, eis o conceito de FOMO.
Essa sigla se tornou muito forte com a chegada das redes sociais. E nós somos a prova disso, não é mesmo?!
Pare e pense: quanto tempo você consegue deixar de olhar suas mensagens do WhatsApp? Ou verificar a menção que seu amigo acabou de fazer do seu nome no Facebook?
Isso acontece pela necessidade que temos de estar sempre conectados e nunca ficarmos por fora de um “acontecimento”.
Essa sensação pode ser facilmente usada na hora de fazer uma enquete do Stories!
Pergunte aos seguidores se eles já têm tal lançamento superpopular da empresa, por exemplo. Isso criará ansiedade no leitor que selecionar “não” e, em seguida, senso de urgência para obter tal coisa.
4. Faça com que os seguidores conheçam mais a empresa
Os seguidores realmente conhecem o negócio? Eles sabem identificar o logo ou falar o ramo em que a empresa que seguem atua?
É muito importante que as pessoas tenham isso claro. É assim que se dá a construção de uma marca, um passo um pouco negligenciado hoje em dia, mas fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.
Enquetes são ótimos recursos para fazer quizzes sobre a empresa!
Agora que você já sabe como engajar o público com enquetes no Instagram Stories, veja também nossas 15 dicas de marketing no Instagram e potencialize os seus resultados na rede social.