Se você usa o Instagram, deve saber que o lançamento do Instagram for Business representou um salto de qualidade para as marcas que fazem marketing no Instagram. A ferramenta, que deu às empresas a possibilidade de terem um perfil comercial no Instagram, trouxe também o acesso às métricas e a opção dos anúncios!
Para as marcas que já faziam marketing na rede através de perfis pessoais, existe a opção de mudar para perfil comercial no Instagram! E isso é muito simples! Veja abaixo!
Como mudar para perfil comercial no Instagram?
Para converter o perfil pessoal para perfil comercial no Instagram, siga o passo a passo:
1 – Primeiro, acesse as configurações do seu perfil no Instagram.
2 – Toque em “Conta”;
3 – Toque em “Mudar para conta profissional”;
4 – Escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo” ou “Empresa”;
5 – Selecione uma categoria que descreva melhor o que você faz;
6 – Escolha as opções de exibição do perfil;
7 – Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública.
Seu perfil comercial no Instagram será criado com sucesso!
Quais as vantagens de ter um perfil comercial no Instagram?
Acessar métricas
A primeira, e uma das mais importantes vantagens de ter um perfil comercial no Instagram, é poder acompanhar métricas para entender e otimizar os resultados da sua estratégia nesta rede social.
Com um perfil comercial você poderá acessar dados como:
- Alcance: número de contas únicas que viram seu post;
- Impressões: total de views da postagem;
- Atividades dos seguidores: média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em dia;
- Visualizações de vídeos: número de vezes que seu vídeo foi visto. A métrica considera replays de mais de 3 segundos;
- Cliques: número de usuários que acessaram o link da bio;
- Salvas: número de usuários que salvaram um post seu;
- Respostas: Dado específico do Stories. Mostra quantas pessoas viram o vídeo e enviaram um direct de lá;
- Saídas: Outro dado específico para Stories. Mostra quantas vezes um seguidor foi de uma de suas Stories para a de outro perfil;
- Dados demográficos: gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores.
Conhecer seu público
As métricas que você poderá acessar com um perfil comercial no Instagram te ajudarão a conhecer melhor seu público e, claro, otimizar (ou construir) suas buyer personas.
Conhecendo melhor as características do seu público e como ele se comporta no Insta, você conseguirá otimizar sua estratégia, investir nos formatos e abordagens que trazem mais resultados e, claro, mudar a rota sempre que for preciso!
Inserir botões interativos
Outra vantagem de ter um perfil comercial no Instagram é poder inserir, além do link da página na bio, botões interativos com telefone e e-mail da empresa.
Mais uma forma de ajudar seu público a te encontrar, certo?
Promover seus posts
Uma das vantagens mais legais de ter uma conta comercial no Instagram é poder promover suas publicações.
Além de poder segmentar para que tipo de público o post será mostrado, você terá acesso aos dados e relatórios de cada patrocinado.
Poder visualizar os dados exclusivos com a mLabs!
Bom, independente de você usar a mLabs, se você chegou até aqui com certeza já entendeu as vantagens de ter um perfil comercial no Instagram.
Agora, se você usa a mLabs (ou pretende usar), a coisa fica séria.
Isso porquê, além de todas as métricas que a conta business te oferece, você ainda poderá acessar gráficos exclusivos!
Veja quais são!
Gráficos e dados que a só a mLabs oferece para perfis comerciais!
Veja abaixo quais métricas e gráficos você poderá acessar pela mLabs!
Melhores Stories (considerando visualizações)
Esse gráfico vai te dizer quais foram as suas Stories com mais visualizações de usuários únicos.
Ok, você pode estar pensando: “Mas no perfil empresa eu já posso ver isso!”.
Sim, você tá certo! A diferença é que o Instagram vai te trazer esse dado considerando APENAS as Stories que você postou nos últimos 14 dias!
Logo abaixo do gráfico, você verá um resumo com a sua melhor Story pelo critério de visualizações.
Na mLabs você poderá ver suas melhores Stories de agora em diante!
Isso significa que, começando a postar com a mLabs você terá, muito em breve, dados históricos super assertivos em seus gráficos!
Melhores Stories (considerando interações)
Esse gráfico vai te mostrar quais foram suas melhores histórias considerando interações.
Lembrando que, a mLabs entende como interações:
- cliques em itens da história (hashtags, menções e localizações);
- respostas via direct;
- cliques no link (caso a história tenha um).
Assim como no gráfico anterior, abaixo desse você verá qual foi sua melhor Story, agora pelo critério de interações.
Total de Stories por período, total de interações e média de interações por história
Além de te dar um panorama de quantas histórias você postou em determinado período, este gráfico te mostrará o número total e a média de interações por história.
Assim como o gráfico de “Melhores Stories”, a mLabs te dará esses dados considerando todas as Stories que você postar de agora em diante, não apenas as dos últimos 14 dias!
Quem escolhe o período é você!
Stories por tipo
Neste gráfico você vai conseguir descobrir qual é o formato perfeito de Stories para o seu público!
Com ele você entenderá quais Stories têm mais interações de acordo com o formato: Stories com vídeo, com foto, com link e Stories com enquete.
E, claro, logo abaixo a gente te dá a dica de qual é o melhor formato!
Stories por Hashtag
A mLabs também vai te contar quais são as hashtags que você mais usou em suas Stories, quais delas estão associadas às histórias com maior número de interações e quais marcaram as histórias com mais visualizações.
Tudo isso considerando seu histórico de uso hashtags (da data do lançamento do gráfico na pela mLabs em diante!).
Stories por Menções
Assim como o gráfico anterior, te contamos quais são as menções que você mais usou em suas Stories, quais estão associadas às histórias com maior número de interações e também às com mais views.
Stories por dia e hora (te ajudamos a descobrir os melhores dias e horários para postar Stories no Instagram!)
Outro dado valioso que só a mLabs te dá são os melhores dias e horários para postar Stories de acordo com O SEU público (não só seguidores, mas todas as pessoas que viram as SUAS histórias!).
Isso mesmo! Nada de informações genéricas, que valem para todo mundo (e na verdade não valem para ninguém!)
Nosso algoritmo analisa quais foram os dias e horários das SUAS histórias com maior número de interações.
E, claro, abaixo do gráfico, te entregamos o tesouro!
Aqui, uma dica importante: para ter dados cada vez mais assertivos, agende o máximo de Stories que puder em horários diferentes pela mLabs! Fazendo isso, você estará construindo uma base de dados rica e diversificada, capaz de te dar a resposta exata quanto aos melhores dias e horários para postar suas Stories!
Métricas do Instagram: gráficos da mLabs
Além dos dados exclusivos que a mLabs te dá sobre o Instagram Stories, com um perfil comercial, você poderá descobrir quais são os dias e horários que os seus seguidores estão realmente presentes no Instagram!
Mais do que uma dica genérica de melhores dias e horários para postar, vamos te contar, de fato, quando os seus seguidores mais acessam a rede!
Todos os dados disponíveis para a conta comercial do Instagram estarão disponíveis também dentro da mLabs com o diferencial de estarem organizados de forma visual e intuitiva!
Além de acessar esses dados, você também poderá fazer uma análise comparativa com concorrentes e gerar relatórios customizados para os seus clientes diretamente da plataforma.
Quer saber como é isso, na prática? Teste a mLabs gratuitamente e tire suas próprias conclusões! Ah, e antes disso, não se esqueça de mudar para perfil comercial no Instagram!