Mais de 300 milhões de pessoas utilizam diariamente o Instagram Stories, um dos formatos preferidos do público dessa rede social.
Não é à toa que empresas de todos os segmentos aproveitam essa função para fins de marketing.
Os Stories se tornaram indispensáveis para profissionais da área que querem melhorar os resultados e se aproximar de seu público. Especialmente por apresentar recursos que podem ser usados para produzir conteúdo de todas as etapas da jornada de compra.
É o caso do link em Stories que desde 2021, pode ser utilizado por todos os usuários da rede — função que era reservada apenas a contas verificadas com pelo menos 10 mil seguidores antigamente.
Neste post, vamos te ensinar exatamente como colocar link no Instagram Story e obter os benefícios que ela traz para as marcas.
Como adicionar link no Instagram Stories?
É simples e rápido! Siga os 9 passos de como colocar link no Stories do Insta!
1. Abra o aplicativo
Abra o app do Instagram e faça login na conta em que deseja criar o Story com link.
2. Toque no sinal de “+”
No feed, toque no sinal de “+” no canto superior esquerdo da tela.
3. Escolha uma imagem
Escolha uma imagem da galeria do celular. Você também pode tirar uma foto na hora, tocando no ícone da câmera.
4. Toque no ícone de figurinhas
Após adicionar ou tirar uma foto, toque no ícone de figurinhas no topo da tela. Este é o botão para adicionar elementos ao Story.
5. Selecione “Link”
Entre as opções de figurinhas, selecione a que tem o nome “Link”.
6. Insira a URL
Insira a URL do link que deseja adicionar ao Story. Você pode tocar em “Personalizar o texto da figurinha” para criar chamadas personalizadas, como “Clique aqui” ou “Quero comprar”.
Há também a opção de “Ver prévia” para saber como ficará o story com o link depois de publicado.
7. Toque em “Concluir”
Após inserir a URL, toque em “Concluir” no canto superior direito da tela.
8. Ajuste o link
Para personalizar a figurinha do link, toque sobre ela. Você poderá alterar a cor e o fundo da figurinha. Há também a possibilidade de arrastá-la para qualquer parte da imagem.
9. Compartilhe o Story
Agora, aperte na seta no inferior da tela e, em seguida, finalize a ação em “Compartilhar” para compartilhar o Story com o link adicionado e aproveitar esse recurso!
Viu como é simples? Siga esses passos para incluir links no Stories e potencialize a interação com o público do Instagram.
Por que usar link no Stories do Instagram?
A estratégia de gerar tráfego do Instagram Stories para outros canais é uma das principais formas de qualificar o lead, ou seja, educá-lo sobre a marca ou um produto/serviço.
Entre as formas de utilizar o link nos stories, estão as chamadas para acesso de materiais gratuitos (cursos, aulas, ebooks, planilhas), artigos de blog e até mesmo as mais focadas em conversão.
Vamos nos aprofundar nos motivos pelos quais vale a pena usar o link no Stories em suas estratégias de marketing? Segue o fio!
Direcionar o usuário para outras redes sociais
Trabalhar estrategicamente cada formato das diferentes redes sociais para produzir uma cadeia complementar de conteúdo, é o que chamamos de estratégia transmídia.
A estratégia transmídia une várias plataformas para contar uma única história envolvente.
Começando com uma história central, ela se expande em cada plataforma explorando as possibilidades que cada uma oferece (fotos, vídeos, textos, carrosséis, podcasts, stories, entre outros)
O objetivo é engajar o público, criar conexões entre as plataformas e proporcionar uma experiência imersiva.
E é claro que a utilização do link nos Stories é essencial para conduzir o usuário do Instagram, para outras mídias. Criando assim, possibilidades de envolvimento do público com a marca e aumentando o engajamento dos diferentes canais.
Aqui na mLabs, seguimos essa lógica em todo nosso conteúdo.
Abaixo temos um exemplo disso, a divulgação do nosso podcast nos Stories do Instagram em que utilizamos o link para direcionar o público ao canal do spotify.
Oferecer materiais ricos e conteúdo de blog
Já falamos sobre a possibilidade de explorar o recurso para qualificar os seguidores do Instagram, mas ainda não te contamos que existem outras formas de fazer isso sem que seja pelo tráfego para outras redes sociais.
Os materiais ricos e artigos de blog são uma excelente forma de oferecer conteúdo de valor aos usuários com foco em trabalhá-los ao longo da jornada de compra.
Ao utilizar o link do story para criar uma chamada, você conquista autoridade e proximidade com seu público.
Abaixo, está um exemplo de um material divulgado por nós nos stories onde usamos o recurso do link para que o usuário pudesse acessar.
Possibilitar a conversão de seguidores em clientes
Além de utilizar o link dos stories para uma estratégia focada em conteúdo, também existe a possiblidade de trabalhar as etapas de conversão com esse formato.
Ou seja, por meio do link é possível explorar os stories para direcionar aqueles usuários qualificados a comprar um produto, realizar uma ação de interesse da marca ou entrar em contato com um consultor, por exemplo.
Abaixo, trouxemos o exemplo da inserção de link em um Story onde tínhamos como objetivo direcionar o usuário a votar em nosso CMO, na competição para melhor Influenciador de Marketing Digital da iBest.
Além de um exemplo de uso do link nos stories, fica o aprendizado para aqueles que acham que conversão é estritamente focada em vendas. A conversão dependerá do objetivo de uma ação e, neste caso, o objetivo era a arrecadação de votos.
Como usar o link no Stories de maneira estratégica?
Implementar o uso do link nos stories no plano de conteúdo traz diversos benefícios, mas existem algumas dicas que vão tornar sua ação ainda mais estratégica.
Veja nossas dicas para conquistar mais cliques nesse formato!
Aposte em uma boa Call-to-action
Uma boa chamada para ação (call-to-action) que fará toda a diferença. Mas o que é uma boa call to action? Aquela que instiga, chama atenção e deixa claro seu propósito.
Veja o exemplo da @riachuelo, que apostou em uma chamada que cria um senso de proximidade com o público, o colocando em uma posição de identificação.
Ao entrar em contato com esse Story, uma seguidora ou seguidor da marca que esteja precisando de uma roupa de praia, vai se identificar de primeira com a chamada aumentando as chances de clique!
Mas entenda que uma chamada autêntica precisa conectar exatamente o que o público está sentindo com o que a marca tem a oferecer. Ou seja, para descobrir o que funciona para você (não existe receita), não tem outro jeito: faça testes A/B.
Sempre levando em conta as boas práticas: termos curtos, cores contrastantes, posicionamento de destaque no layout e sempre utilizar apenas uma única chamada para ação em cada conteúdo.
Crie templates que chamem atenção para o link
Dependendo do template usado no story, o link pode passar despercebido pelos usuários. Então é preciso apostar em layouts que chamem atenção para o foco principal: o link.
Use a criatividade e faça um design que grude na mente da galera. Cores vibrantes, fontes estilosas e elementos visuais cativantes são sempre uma boa pedida.
Capriche na arte e faça com que o link seja o destaque do Story. Para isso, você pode utilizar aplicativos como o Canva ou Adobe Express, que oferecem modelos prontos e são mega intuitivos.
Aposte em formas criativas de explorar o link
Não existe uma única forma certa de usar os links no Stories, então, bora abusar da criatividade e inovar.
Para isso, utilize outro recurso em paralelo com o link, o de adicionar fotos nos stories. Com isso, você pode incluir setas indicando para o link, gifs de mãozinhas apontando e também pode criar “botões” personalizáveis em png e colocar o link atrás da foto adicionada.
Assim, você dribla o layout do próprio Instagram e consegue reproduzir um modelo totalmente diferente do restante. Para isso, siga o passo a passo:
1 – Crie o seu botão personalizado no Canva ou em outro app, baixe em png sem fundo.
2 – Após o download a imagem ser feito, clique no stiker de imagem e suba selecione o botão criado. Insira o link desejado e coloque em cima da imagem do botão, após isso, clique na imagem de novo para ela ficar em cima do link adicionado. Prontinho, agora ao estar publicado, a imagem funcionará como um botão!
Pense fora da caixinha e encontre formas criativas de explorar o link.
Perguntas frequentes sobre como colocar link no Stories do Instagram
Ainda ficou sobrando alguma dúvida sobre o uso de links no Stories? Encontre as respostas que você precisa na lista a seguir.
É possível alterar o link?
Depende! Você tem a liberdade de personalizar o link antes de publicar o Story. Além de adicionar a URL, dá para alterar a cor e o pano de fundo da figurinha do link.
Mas vale ressaltar que só é possível fazer essas alterações antes da publicação. Após publicar o Story, não é mais possível mudar o link ou os seus elementos.
Qual a diferença entre o link no story e o link na bio?
O link no Story é uma forma de adicionar uma URL específica a um conteúdo efêmero. Ou seja, o link estará disponível apenas enquanto o Story estiver ativo (até 24 horas).
Já o link na bio do Instagram, ou seja, na seção de biografia do perfil, é uma URL fixa que pode ser atualizada sempre que necessário.
Posso ter link na bio e o link no Stories?
Absolutamente! Você pode aproveitar o melhor dos dois mundos. Ter um link na bio permite que você mantenha um destino permanente e de fácil acesso para os seguidores.
Ao mesmo tempo, você pode utilizar os links no Stories para criar um senso de urgência, promover ofertas por tempo limitado ou destacar conteúdos específicos
Posso adicionar mais de um link em um story?
Atualmente, o Instagram permite adicionar apenas um link em cada Story. Porém, há uma estratégia que pode ajudar você a contornar essa limitação e fornecer mais de um link em um Story: usar aplicativos que criam páginas de destino com vários links.
Você adicione esse link único ao Story e, a partir daí, os seguidores possam escolher qual link desejam acessar.
É possível colocar link no Instagram Stories pelo computador?
Sim, é possível! Mas o processo não é tão simples quanto é pelo celular. Isso acontece porque a versão web do Instagram não oferece alguns recursos que estão disponíveis no aplicativo, como a possibilidade de publicar Stories.
Felizmente, existe uma maneira de contornar essa limitação. Você vai precisar mexer nas configurações do seu navegador e mudar a interface da página do Instagram para uma versão semelhante ao feed do aplicativo do celular.
Feito isso, será possível clicar no sinal de “+” no canto superior do feed do Instagram e carregar uma imagem do computador que você deseja publicar. Em seguida, basta adicionar o link sobre a imagem.
Agora que você já sabe todos os truques de como usar os links no Stories do Instagram, é hora de botar a mão na massa! Aproveite para usar a criatividade, chamar a atenção da galera e direcioná-la para onde você quiser.
Quer aprender a agendar Stories no Instagram? Confira agora nosso guia que explica tudo sobre como agendar essas publicações pela mLabs!