Se você é daqueles que acha que o Gerenciador de Anúncios do Facebook é um bicho de sete cabeças, este post vai acabar com os seus problemas!
Aqui, vamos explicar tim-tim por tim-tim como criar anúncios no Facebook do zero! 🚀
Inclusive, vamos mostrar a diferença entre criar anúncios e impulsionar publicações – para você fazer a escolha certa –, quais são os tipos de anúncios existentes e em quais situações eles são mais indicados.
Como criar anúncios no Facebook pelo Gerenciador de Anúncios
Antes de começar, é importante que você defina as metas dos seus anúncios. Uma marca pode ter como objetivo aumentar as vendas, ou melhorar a interação com o público para gerar uma lembrança e por aí vai.
Para acertar na escolha das metas, um bom plano de mídia é fundamental, ele ajudará a enxergar essas informações com mais objetividade para alcançar o objetivo da mídia paga.
Depois de definir as metas para a sua campanha, comece o passo a passo logo abaixo! 👇
1. Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook
Para criar seus anúncios no Facebook, depois de ter os objetivos definidos, é preciso entender como funciona o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Essa ferramenta permite criar diferentes formatos de anúncios tanto no Facebook como no Instagram e personalizar a segmentação para alcançar um público mais qualificado.
Ao acessar a sua conta do Facebook que administra as Fan Pages às quais seu anúncio estará vinculado, clique na coluna da esquerda em “Ver mais” e depois em “Gerenciador de Anúncios”.
E, se você pretende anunciar no Instagram por aqui, tem que associar o perfil dessa rede social à página do Face da empresa também.
Em seguida, escolha a sua conta para começar a criar anúncios na ferramenta.
2. Defina o objetivo da sua campanha
Voltando a falar sobre metas, conseguir curtidas e visualizações com anúncios é fácil, mas você deve entender como elas se encaixam na estratégia do seu cliente, encarando a coisa toda do ponto de vista do funil de marketing, que tem 3 estágios:
- atração (ou consciência);
- consideração;
- decisão.
São exatamente essas etapas, porém nomeadas de uma forma um pouco diferente, que a primeira tela do Gerenciador de Anúncios do Facebook exibe quando você começa a criar sua campanha.
E não é à toa que a ferramenta começa por aí.
e não tiver um objetivo claro, você não consegue medir suas campanhas direito, e corre o risco de criar ótimos anúncios que não acrescentam nada aos negócios dos seus clientes.
3. Escolha o seu público-alvo
Depois, é necessário entender quem deve ver esses anúncios. Aqui, você tem muitas opções, e estabelecer o público é um dos momentos da criação de anúncios que dependem muito da sua criatividade aliada a testes, resultados e ajustes.
A grande facilidade é que você pode salvar seus públicos, e a plataforma oferece ótimos pontos de partida para eles.
Você pode usar a página do Instagram ou Facebook do seu cliente para encontrar pessoas com os mesmos interesses e comportamentos, por exemplo. Esse é o chamado “público semelhante” ou look alike, uma verdadeira mão na roda.
Para isso, clique em “Criar novo” (1) e escolha se você quer criar um público semelhante ou personalizar a segmentação (2), incluindo interesses, páginas que as pessoas seguem e critérios demográficos como idade, gênero e região.
O processo é simples: uma vez segmentada, a sua audiência pode ser salva com um clique em “Salvar este público” (3). A partir daí, ela fica disponível na guia “Usar público salvo” (4).
4. Defina o seu orçamento
A primeira coisa que você deve saber antes mesmo de anunciar são as formas de cobrança que o Facebook utiliza. Ao criar a sua conta, ele vai pedir que você escolha entre dois tipos de pagamentos: manuais e automáticos.
Nos pagamentos manuais você adiciona primeiro o dinheiro, que depois será gasto nos anúncios. Por exemplo, se você coloca 200 reais e faz suas campanhas, elas rodam até esse valor se esgotar.
Nos pagamentos automáticos essa ordem é invertida. Primeiro, você define um limite de cobrança, isto é, um valor que, toda vez que é atingido, determina uma cobrança no seu cartão de crédito.
Depois, basta ativar os anúncios. Então, digamos que o seu limite de cobrança seja 200 reais. A partir do momento que seus anúncios vão ao ar, os gastos vão sendo feitos e, toda vez que eles atingirem seus 200 suados dinheirinhos, uma nova cobrança no cartão é realizada.
A sua campanha ainda pode ser realizada de dois tipos: diária e vitalícia.
Orçamento diário
Na opção de orçamento diário, você informa à plataforma quanto vai ser gasto por dia. Com esse tipo de orçamento você corre o risco de deixar de anunciar em certos períodos do dia porque o valor já esgotou.
Orçamento vitalício
Já na opção vitalícia uma campanha gasta dinheiro ao longo de todo o dia por quantos dias você determinar, até que seu orçamento total se esgote. No orçamento vitalício você tem a vantagem de gastar apenas o que você determinou, e não vai gerar novos custos se você se esquecer de interrompê-la.
5. Crie o seu anúncio do zero
Repare que o menu abaixo também mostra como o Gerenciador de Anúncios do Facebook divide as etapas. Você tem uma campanha, que pode conter diversos conjuntos de anúncios. Cada conjunto de anúncio, por sua vez, pode conter inúmeros anúncios.
Use essa hierarquia para organizar seus anúncios e evitar que você tenha que começar do zero toda vez que for anunciar. Anúncios com o mesmo objetivo podem fazer parte da mesma campanha, por exemplo.
Então, recapitulando: você escolhe um objetivo (tráfego, visualizações de vídeo, alcance, reconhecimento de marca etc), depois nomeia a sua campanha.
Em seguida, você será redirecionado para a tela onde vai definir o grupo de anúncios, informando para qual público quer anunciar.
Depois, é a hora de escolher o posicionamento dos anúncios (onde eles vão aparecer, como feed do Instagram, Stories do Facebook etc).
E, por fim, quanto deseja gastar.
Quais são os tipos de anúncio existentes?
Escolher o formato ideal vai depender do seu objetivo com aquela campanha, do que pode trazer mais impacto para o seu público e, claro, de como é a identidade da marca que os anúncios vão representar.
Confira as possibilidades para comparar e planejar uma boa estratégia que pode, inclusive, envolver mais de um tipo de anúncio.
Imagem
Esse é o tipo mais básico de anúncios, mas isso não significa que ele não seja eficiente. Aqui na mLabs, por exemplo, conseguimos ótimos resultados com essas versões estáticas de publicidade no Face e Insta.
Vídeo
O vídeo é ainda mais chamativo que as imagens, sendo hoje o conteúdo preferido de quase todos os públicos na internet.
Vídeos mais curtos costumam ser vistos até o final, e você também pode criar vídeos curtos como os gifs, que têm enorme poder de captar a atenção da audiência.
Coleção
Nesse tipo de anúncio do Facebook é usado o formato de grade, em que você coloca uma imagem ou vídeo principal em destaque e os demais ficam em tamanho menor.
Eles são ótimos para mostrar catálogos de produtos e aumentar a conversão, sobretudo em conteúdos que apresentam uma hierarquia que influencia na ordem e colocação das imagens.
Carrossel
No carrossel você consegue inserir 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio e, o melhor, cada uma delas pode ter seu link próprio!
Assim, você pode agrupar produtos diferentes ou usar o formato para apresentar detalhes e recursos de um único produto ou serviço, dar informações adicionais, explicar processos etc.
Apresentação multimídia ou slideshow
Atraindo ainda mais os usuários do Facebook, você pode usar movimento, som e texto para contar uma historinha! É como se fosse um vídeo, mas sem precisar ter uma meeeeeeega produção.
É ideal para quem quer impactar o público de forma breve, mas mais profunda, simplificando algo de maneira dinâmica e didática.
Experiência Instantânea ou Canvas
Com esse modelo, é possível criar anúncios que ficam em tela cheia! É um jeito diferente e oferece outro tipo de experiência ao usuário. Porém, ele só funciona em dispositivos móveis, ok? Nada de mal com isso, já que a maior parte do seu público vai acessar seus anúncios de celulares e tablets mesmo.
Anúncios de geração de cadastros ou Lead Ads
Você também pode captar leads por meio de um anúncio no Facebook! Assim, é possível coletar informações do lead sem precisar direcioná-lo para fora dessa rede social.
O botão usado leva o usuário a um formulário, que será preenchido automaticamente com os dados de contato da conta da pessoa no Facebook.
Envolvimento com a publicação
Se você acha que um post merece ser impulsionado e tem potencial para isso, pode promovê-lo, para que ganhe mais visibilidade, curtidas, compartilhamentos, visualizações, cliques etc.
Por exemplo: se a página que você administra é de uma confeitaria, está em época de Páscoa e você publica um vídeo montando um ovo de chocolate, pode anunciar esse post para que tenha o alcance de outras pessoas e não só daquelas que seguem você.
Curtidas na página
Aqui, você promove a sua própria página para que outras pessoas a conheçam. Assim, ganha mais seguidores e visibilidade, numa campanha de reconhecimento de marca com efeitos permanentes na sua audiência.
Dark Post
O Dark Post é aquele formato em que o anúncio não aparece na sua página, apenas para quem é impactado por ele. Ele fica escondido, quase que como um segredo destinado às pessoas que fazem parte da sua segmentação.
É ideal para promover ações específicas de datas comemorativas ou promoções por tempo limitado que você não quer que continuem no seu feed depois de algum tempo. Experimente também fazer dark posts usando a conta de parceiros do seu negócio.
Principais diferenças entre impulsionar post e criar anúncios no Facebook
Agora vamos nos aprofundar um pouco mais na diferença entre cada um desses tipos de anúncios para que você possa entender qual deles se encaixa melhor na sua estratégia de marketing nas redes sociais.
Possibilidade de efetuar testes
Uma das grandes vantagens de criar anúncios no Facebook é a possibilidade de fazer um teste A/B para entender quais tipos de anúncios funcionam melhor.
Textos, imagens e segmentação são experimentados até que você entenda o que dá certo, o que não traz tantos resultados e como as pessoas respondem às campanhas.
Essas variações ajudam você a entender qual é o melhor modelo de anúncio a ser veiculado para tirar o máximo de resultado com a sua campanha.
Escolher posicionamentos diferentes
Ao optar pelo impulsionamento de um post você pode escolher apenas se ele vai aparecer no Instagram, no Feed de notícias do Facebook em dispositivos móveis e no desktop.
Já um anúncio criado pelo gerenciador de anúncios do Facebook possui mais opções de posicionamento, como ao lado do feed de Notícias do Facebook, nos anúncios do Messenger, no Instagram Stories, no Instant Articles e no Audience Network.
Usar objetivos de anúncio específicos
Quando você escolher impulsionar post, pode definir como objetivo obter mais cliques no site, mais envolvimento com a página ou promover um negócio local.
No entanto, ao usar o gerenciador de anúncios você pode escolher outros objetivos específicos como gerar visitas ao estabelecimento, conversões e geração de cadastros, instalação de aplicativo, visualização de vídeo, entre outros.
Manter o controle criativo
As opções de personalização das publicações são maiores quando você decide criar anúncios no Facebook através do gerenciador.
É possível, por exemplo, criar anúncios em carrossel, adicionar descrições específicas e incluir um botão de chamada para ação para incentivar mais pessoas a interagir, entre outras variadas opções.
Usar recursos de direcionamento avançados
Ao impulsionar post você pode definir seu público por interesses, idade e sexo.
Porém, ao utilizar o gerenciador de anúncios você consegue ir além, criando públicos sobrepostos, públicos semelhantes, até mesmo usar o Pixel do Facebook pra criar um público baseado naquelas pessoas que acessaram uma página específica do seu site.
Quando usar anúncios do Facebook e publicações impulsionadas?
Os dois formatos podem gerar resultados interessantes para a sua estratégia de marketing digital. A escolha de cada um deles estará sempre atrelado aos seus objetivos, seu contexto de trabalho e o que pretende conseguir com uma campanha no Facebook.
O impulsionamento é uma alternativa indicada para aqueles que pretendem aumentar o alcance de uma publicação específica de forma rápida e prática.
Caso você tenha tempo e “braços” para tocar essa frente da estratégia, o impulsionamento é uma boa forma de começar.
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Mas… não estamos fazendo jabá apenas. Nós recomendamos que você evolua nisso e comece a criar anúncios no Facebook de forma bem segmentada!
Com campanhas estratégicas de anúncios, alcançando um público altamente qualificado e, claro, gerando mais engajamento e conversão.