Imagine a situação: sua empresa fechou ótimos negócios com um restaurante e uma loja de roupas e, entre os serviços prestados, está o gerenciamento de redes sociais. O restaurante explicou que os melhores horários para postagens no Facebook são 11h da manhã e 15h da tarde. No Instagram, o período mais movimentado é o das 18h. O cliente da loja de roupas também recomendou horários específicos para cada rede. Quer conteúdos exclusivos no Facebook às 12h e, no Instagram, às 16h. Ok, cenário traçado.
Não é preciso ser um gênio da matemática para perceber que essas demandas são quase impossíveis de serem cumpridas a não ser que você programe seus posts, certo?
O exemplo serve apenas para mostrar como é importante agendar posts no Instagram e outras Redes Sociais. Mas essa não é a única solução.
Com a quantidade de redes sociais disponíveis e, dependendo da quantidade de clientes, essa tarefa pode se tornar uma análise combinatória sem fim, com inúmeras possibilidades e combinações. Por isso, é preciso contar com uma plataforma que te ajude nesse processo.
Mas, afinal, como programar posts nas redes sociais?
Algumas delas, como o Facebook, por exemplo, permitem que você faça esse agendamento direto da ferramenta. Um recurso que pode facilitar muito sua rotina, especialmente se você tiver que agendar posts em apenas uma redes social.
Agora, se você gerencia perfis em várias redes sociais, como Twitter, Instagram, LinkedIn, o ideal é ter uma ferramenta de gestão de redes sociais.
Neste post, te ensinamos como programar post no Instagram e no Instagram Stories usando a mLabs!
Programe seus posts sem perder de vista uma boa estratégia de gerenciamento de redes sociais
É importante que sua empresa programe seus posts com total atenção e cuidado para que ela atinja os objetivos traçados em uma boa estratégia de marketing.
E, para fazer uma boa campanha em redes sociais, é preciso entender que se trata de um ambiente diferente dos tradicionais meios de propaganda.
A comunicação em lugares como o Facebook e o Instagram pressupõe engajamento e aproximação com o público.
Nesse sentido, entender a rotina, o cotidiano e interesses dos seguidores é imprescindível para campanha de marketing digital eficiente. Lembre-se sempre que seus anúncios e conteúdos devem estar sempre alinhados com a sua persona.
Não basta fazer um agendamento de posts. É preciso chegar até os clientes.
Algumas dicas são valiosas:
Programe seus posts, mas fique de olho!
Você já sabe que é possível contar com uma ferramenta que programe seus posts. A mLabs oferece uma que executa esse serviço com excelência. No entanto, o elemento humano é fundamental. Por isso, é preciso acompanhar de perto as postagens e avaliar se elas têm relevância e conveniência.
Imagine que a ferramenta programe seus posts para o dia seguinte e, entre os conteúdos, esteja um elogio a uma personalidade que acaba de se envolver em um enorme escândalo. A postagem se transformará em algo de profundo mau gosto e, claro, a ferramenta não consegue prever essa situação.
Por isso, agendar post no Facebook, ou agendar post no Instagram pode ser bastante prático, mas é preciso acompanhar de perto.
Mantenha um ambiente democrático e faça a gestão de crises
As redes são um ambiente aberto.
Por isso, é preciso saber lidar com diferentes opiniões e pontos de vista, além de reclamações.
Se as manifestações forem respeitosas, é importante manter comentários negativos e nunca apagá-los. Isso gera empatia e engajamento com seus clientes. Por isso, mesmo que você programe seus posts, é preciso acompanhar de perto as reações para fazer uma boa gestão de crises.
Agende seus posts com a mLabs!
A mLabs é uma plataforma gestão de redes sociais que ajuda marcas grandes ou pequenas a melhorar seus resultados.
Com suas ferramentas, é possível agendar posts no Instagram e outras Redes Sociais de forma mais simples e prática, gerenciando múltiplos clientes e canais. Com um controle maior das atividades, sua marca pode atender a mais clientes, gerando um lucro maior.
Em tempos difíceis como os atuais, aumentar a rentabilidade é a palavra de ordem. Entre as facilidades que a plataforma oferece estão:
- Agendamento de posts;
- Gerenciamento de redes sociais;
- Relatórios completos e personalizados;
- Sugestões de datas, horários e tipos de postagens;
- Aproximação com público;
- Desenvolvimento de engajamento com o público;
- Responder inbox e direct pela plataforma;
- Acompanhar (e responder comentários) da timeline e feed;
- Salvar idéias e calendário de datas para posts.