Gerenciar perfis de Instagram é um desafio para todo social media. Primeiro, porque o APP ainda possui poucos recursos nativos para gestão de perfis comerciais e, segundo, porque toda a experiência dentro do Instagram foi pensada para o mobile.
E, acredite: gerenciar posts, directs, comentários e interações de múltiplos perfis no Instagram pelo celular podem ser bem difícil. Se você faz isso, já merece um prêmio.
Mas, não estamos aqui para chorar as pitangas. Estar no Instagram é praticamente obrigatório para muitas marcas, e elas precisarão encontrar caminhos de viabilizar sua presença nesse canal.
Neste post, vamos te contar como fazer isso da maneira mais simples e profissional possível! Se liga!
Comece a gerenciar perfis de Instagram com maestria!
Ao gerenciar perfis de Instagram você deve pensar em cada estratégia, desde como organizar o feed, otimizar a bio, organizar editorias até como segmentar anúncios.
Grandes nomes que investiram na rede perceberam que, mais do que “empurrar” seu produto aos clientes, era preciso contar algo, criar um contexto.
Em vez de pedir para o público comprar a “roupa x”, era interessante mostrar o estilo de vida de quem usava aquela roupa ou o ambiente de trabalho na fábrica em que ela era produzida. Mas isso é só um exemplo.
Não há fórmulas e as grandes empresas descobrem todos os dias novas maneiras de fazer essa comunicação.
Certamente, ainda há muitas novidades por vir. A própria rede social lança novas funcionalidades e atualizações para perfis comerciais com frequência.
De uma coisa nós temos certeza: não basta somente agendar posts no Instagram. É preciso fazer isso de forma consciente e estratégica, em conjunto com muitas outras ações.
A primeira empresa que começou, de fato, a gerenciar perfis de Instagram com muuuuita atenção e a investir pesado nessa rede foi a Michael Kors, em dezembro de 2013.
A marca fez um post promocional de acessórios de luxo que começou a aparecer na timeline dos usuários, inclusive na daqueles que não seguiam a página da empresa.
Nas 18 primeiras horas da postagem o anúncio gerou:
- 218 mil likes (370% a mais que um post comum);
- 4,4 milhões de impressões;
- 33 mil novos seguidores para a marca.
Diante desse resultado animador, não demorou muito para que outras marcas percebessem o potencial de negócios dessa rede e como era importante investir no Instagram.
Mas não foram só as empresas que enxergaram essa oportunidade.
O público em geral percebeu que esse era um canal mais democrático para promover seus trabalhos e até mesmo suas vidas, como é o caso dos influenciadores digitais (ou instagrammers, quando falamos dessa rede social mais precisamente) que chegam a faturar milhares de reais com posts patrocinados.
Como fazer a gestão de perfis no Instagram?
Quando falamos sobre gerenciar perfis de Instagram, estamos falando de cuidar da conta como um todo, ou seja:
- fazer posts com certa periodicidade;
- responder comentários;
- aproveitar diferentes formatos para conteúdos — fotos, vídeos, boomerangs, stories;
- realizar transmissões ao vivo;
- anunciar;
- interagir com o público;
- conhecer seu público para definir quais são os temas mais interessantes e a abordagem certa;
- saber quais parcerias fazer;
- organizar o feed;
- responder directs.
Para facilitar a organização e a gestão dos perfis, é possível contar com a ajuda de ferramentas como a mLabs.
Como gerenciar perfis no Instagram com a mLabs?
Com a mLabs é possível gerenciar mais de um perfil no Instagram em um só lugar, fazer tudo pelo computador e controlar todos os recursos da rede em um só lugar. Entenda as funcionalidades.
Agende posts e Stories com facilidade
Pela mLabs, você consegue agendar os posts e Stories nas múltiplas contas que você gerencia no Instagram. O agendamento da mLabs também possui recursos como:
- Criar grupos de hashtags padrão para cada perfil que você gerencia;
- Criar uma assinatura padrão para cada perfil;
- Desabilitar comentários no post;
- Incluir hashtags no primeiro comentário;
- Inserir menções, quebras de linha e emojis nas legendas;
- Agendar em todos os formatos: imagem, vídeo, carrossel, Stories…
- Fazer reposts;
- Customizar Stories com GIFs, stickers, perguntas, enquetes, menções, hashtags;
- Marcar produtos no Instagram Shopping, entre outros.
Interaja com seguidores pelo direct
Você sabe o quanto é importante se aproximar dos seguidores e respondê-los, certo? Com o Inbox da mLabs você conseguirá responder todas as mensagens do direct (de todos os perfis que você gerencia) pelo computador. Além disso, você poderá:
- Salvar respostas em um banco de mensagens prontas (e enviar para perguntas frequentes);
- Atribuir um atendimento para outra pessoa da sua equipe;
- Taguear conversas como quiser;
- Identificar conversas Pendentes, Concluídas, Spams, Atribuídas a você;
- Ver mensagens do Direct do Instagram, Inbox do Facebook e WhatsApp na mesma tela.
Automatize relatórios e prove resultados
Acompanhar o feed, agendar posts, interagir… tudo isso pode não ter valor nenhum se você não monitorar os resultados e otimizar sua estratégia.
Para entender se suas ações estão tendo o efeito certo em seus seguidores, é preciso analisar e enxergar resultados. Até mesmo os ruins, já que servem como ponto de melhoria para a próxima. Afinal, tudo é aprendizado, né?
Mas, voltando à mLabs, você consegue analisar métricas do Instagram e ainda gerar os relatórios para entender melhor suas estratégias!
A mLabs possui relatórios para Instagram e Stories, com informações como:
- Melhores posts e Stories (por alcance ou por interações);
- Overview de Interações e média de interações no período selecionado;
- Detalhamento de interações por post;
- Melhores Stories/Posts por tipo;
- Desempenho de hashtags;
- Melhores dias e horários para postar (desempenho por dia e hora);
- Número de seguidores (gráfico comparativo ou contínuo);
- Perfil de seguidores (faixa etária, gênero, localização);
- Concorrentes (monitore até 5);
- Influenciadores do seu nicho.
A mLabs permite também que você crie relatórios em PDF, PPT ou link. Bem simples se precisar enviar para clientes.
Feed: interaja com todos os comentários do feed
Pela mLabs, você poderá responder e curtir comentários do feed facilmente. A plataforma permite que você crie painéis customizados com feeds de diferentes clientes, tanto do Instagram quanto do Facebook.
Workflow
Com este recurso, você vai conseguir organizar o fluxo de criação e aprovação de posts de maneira simples e sem precisar sair da plataforma. Pela mLabs, você poderá:
- Convidar todo o time de criação para a mLabs e editar as permissões de acesso de cada usuário;
- Convidar clientes para pedir ajustes e aprovar posts pela mLabs;
- Criar demandas e briefings para posts do Instagram;
- Controlar todos os ajustes do post em um só lugar.
Você ganha tempo e ainda melhora a organização do seu trabalho, tendo uma visão melhor sobre tudo o que está acontecendo ali naquela conta. Sem falar também na atenção aos prazos!
Como você pode ver, gerenciar perfis no Instagram pode ser bem simples pela mLabs! Ficou curioso para saber mais?? Então experimente os sete dias grátis da plataforma da mLabs para testar todos os recursos e sinta a diferença!