Enviar e-mails com materiais educativos, ofertas de produtos, lançamentos e descontos é uma estratégia muito eficiente no marketing digital.
Mas, para ter resultados incríveis e engajar a audiência com e-mails enviados de forma automatizada, você precisa de uma plataforma que ofereça bons recursos.
Tem dúvidas sobre qual ferramenta de e-mail marketing usar? Relaxa! Separamos 48 opções para que você avalie qual faz mais sentido para o seu negócio! 😎
6 melhores ferramentas de E-mail Marketing
Para começar, você precisa conhecer as ferramentas mais famosas do mercado e que muitos consideram como as melhores. Lembre-se de analisar as funcionalidades de cada uma e comparar com a sua demanda interna e com a verba disponível!
1. Mailchimp
O Mailchimp permite a criação de listas, segmentação e disparo de mensagens, além de oferecer templates prontos para montar e-mails atraentes. É possível mensurar os resultados das campanhas e, caso tenha um e-commerce, fazer a integração com a ferramenta.
Com a versão gratuita é possível enviar até 12 mil e-mails por mês para uma base de 2 mil contatos. Já as versões pagas, com funcionalidades mais avançadas, variam entre US$ 10,00 a US$ 299,00 mensais.
2. RD Station
A RD Station é a ferramenta de disparo de e-mails mais completa do Brasil. A plataforma conta com diversas funcionalidades como criação de fluxo de nutrição, envio de e-mails, criação de Landing Pages, qualificação de leads e mensuração de resultados.
É possível testá-la gratuitamente e, caso goste, contratar um plano mensal a partir de R$ 59,00.
3. HubSpot
Com esta ferramenta de e-mail marketing é possível criar peças de e-mails sem a ajuda de designers e, com a integração ao CRM da HubSpot, acessar dados relevantes sobre as atividades do seu público-alvo.
Assim, você pode aumentar a personalização das mensagens.
A versão gratuita oferece 2 mil disparos por mês e existem planos mais robustos a partir de US$ 50,00.
4. E-goi
O E-goi é uma ferramenta supercompleta que permite envio de e-mails e SMS, criação de Landing Pages, atração e acompanhamento de leads e integração com diversas plataformas como Shopify e WordPress.
Para enviar e-mails ilimitados, você pode contratar um plano a partir de R$ 78,50 por mês.
5. SendInBlue
O software da SendInBlue é perfeito para negócios que precisam enviar e-mails transacionais, como confirmações de pedidos e mensagens de alteração de senhas. É possível criar páginas de formulário, fazer testes A/B e gerenciar os contatos em um só lugar.
O plano gratuito permite o envio de 300 e-mails diários, sem limite de contatos. As soluções avançadas começam a partir de US$ 25,00 por mês e contam com 40.000 e-mails mensais.
6. GetResponse
Se você deseja capturar leads e aumentar as vendas, a GetResponse pode ajudar. A plataforma possui integração com as redes sociais, permite a criação de Landing Pages e de testes A/B, além de oferecer mais de 500 templates para os e-mails.
Existem planos a partir de US$ 15 mensais, que incluem 1000 contatos.
Outras ferramentas de disparo de e-mail marketing — incluindo as gratuitas
A seguir, veja muuuuitas outras plataformas de disparo de e-mails que podem ser úteis na sua estratégia. E tem ferramenta gratuita na lista, viu? 👀
1. Mailjet
Com o Mailjet você tem acesso a um editor de e-mails moderno e pode segmentar sua lista de contatos, automatizar o envio de mensagens personalizadas e criar e-mails responsivos, que valorizem a experiência do usuário.
A ferramenta está disponível gratuitamente, com 6 mil e-mails mensais (é possível enviar até 200 por dia). Você encontra versões pagas a partir de US$ 7,50.
2. Benckmark
O Benckmark é uma ferramenta projetada para suprir as necessidades de empresas de diversos portes. Simples e intuitiva, a plataforma permite a criação de e-mails, Landing Pages e campanhas de marketing automatizadas.
Com o plano gratuito você pode enviar 14.000 e-mails por mês para uma base de até
2000 contatos. A versão paga custa a partir de US$ 13,99.
3. MailerLite
Esta plataforma de e-mail marketing oferece soluções avançadas por meio de ferramentas simples de usar. Com ela, você tem acesso a templates para criar e personalizar seus e-mails e formulários, automatiza suas tarefas e conta com um suporte disponível 24 horas.
No plano gratuito, você pode enviar 12.000 e-mails por mês para até 1.000 assinantes. A versão paga custa US$ 10,00 mensais.
4. Aweber
Elogiada pelo bom custo-benefício, com a Aweber você pode criar campanhas e listas segmentadas, usar templates de e-mail disponíveis no editor e acompanhar seus resultados.
Após o teste de 30 dias grátis, os planos custam a partir de US$ 19,00 por mês.
5. Constant Contact
Com o Constant Contact você tem acesso a um banco de templates e pode customizar os e-mails, além de visualizar métricas robustas sobre suas campanhas. A plataforma também permite a integração com as redes sociais para captação de leads.
É possível testar gratuitamente por 30 dias ou contratar um plano a partir de US$ 20,00 ao mês.
6. Drip
Esta ferramenta de automação oferece soluções para e-commerces e tem como foco aumentar o relacionamento com os clientes. Com o Drip é possível criar formulários e e-mails personalizados, realizar testes A/B e segmentar sua audiência.
Você pode testar gratuitamente por 14 dias ou usufruir do plano básico por US$ 49,00 mensais.
7. ConvertKit
O ConvertKit é uma plataforma simples e intuitiva que permite a criação de Landing Pages e de e-mails personalizados para sua base de contatos. O disparo automatizado de mensagens ajuda a aumentar as conversões e a estreitar laços com um público segmentado.
Existe um plano gratuito para até 1000 assinantes. Os planos pagos variam entre US$ 29,00 e US$ 59,00 mensais.
8. Keap
O Keap é uma ferramenta que busca simplificar a gestão de relacionamento com clientes por meio da segmentação de contatos. Você pode automatizar o disparo de e-mails e acessar relatórios detalhados sobre suas campanhas.
É possível testar grátis a plataforma por 14 dias e o plano básico custa US$ 49,00 por mês.
9. ActiveCampaign
A proposta da ActiveCampaign é transformar as experiências das empresas com os clientes. A ferramenta oferece funcionalidades de e-mail marketing, CRM, automação, segmentação e conta com suporte online.
Você pode fazer um teste gratuito e, se gostar, escolher entre os planos disponíveis. Há opções a partir de R$ 50,00 por mês.
10. Mailify
A Mailfy é uma solução especializada no envio de e-mails e SMS. A plataforma oferece modelos de e-mails prontos, simplifica sua lista de contatos e ajuda a entender e segmentar melhor os destinatários da base.
É possível experimentar gratuitamente por 30 dias ou assinar um plano mensal a partir de US$ 59,00.
11. Slik
O Slik tem uma proposta bem diferente das demais ferramentas de e-mail marketing: a plataforma faz a atração de leads por meio do LinkedIn. Ela disponibiliza dados que envolvem todo o processo, para você acompanhar de perto a prospecção automatizada.
O plano grátis oferece o disparo de apenas 20 e-mails e as versões gratuitas estão disponíveis a partir de US$ 49,00.
12. Mad Mimi
Com funcionalidades semelhantes ao MailChimp, o Mad Mimi é uma ferramenta simples que permite a criação, personalização, envio e acompanhamento de e-mails. É muito útil para empresas que têm e-commerces, pois oferece a integração com canais como o Shopify.
O plano básico custa US$ 10,00 e até 500 contatos podem ser incluídos na base.
13. Litmus
O Litmus facilita a criação de testes A/B e ajuda a otimizar os e-mails para que não caiam na caixa de SPAM dos inscritos. Com a ferramenta, você terá suporte para criar campanhas de sucesso e acompanhar o desempenho das mensagens enviadas.
Os planos começam em US$ 99,00 por mês.
14. LeadLovers
Esta é uma ferramenta de e-mail marketing brasileira que permite criar Landing Pages e materiais ricos como infográficos, gerar leads pelas redes sociais, disparar e-mails automatizados e acompanhar relatórios de conversão.
O plano básico custa R$ 154,00 mensais e tem o limite de 5000 leads.
15. Optin Monster
A Optin Monster é uma ferramenta que vai te ajudar a ter contatos de qualidade. Ela permite realizar testes A/B, inserir pop-ups nas páginas e criar formulários automáticos de acordo com as ações dos usuários dentro do site.
Você pode começar a usar a ferramenta pagando US$ 9,00 por mês.
16. Zoho
Não apenas uma plataforma de disparo de e-mails, a Zoho é também um ótimo CRM capaz de integrar equipes e gerenciar campanhas de vendas e marketing. Com o Zoho você pode criar e-mails e automatizar seus processos internos, acompanhando as ações dos leads em potencial.
Os planos custam a partir de US$ 3,00 por mês.
17. OmniSend
A OmniSend é uma ferramenta de e-mail marketing e SMS para e-commerces. Com ela, você tem acesso a templates para criar seus e-mails e formulários, faz a segmentação dos contatos e tem acesso a métricas sobre as campanhas.
É possível fazer um teste gratuito ou pagar pelos planos avançados, disponíveis a partir de US$ 19,00 por mês.
18. LeadPages
Se o seu objetivo é criar Landing Pages com alto poder de conversão, o LeadPages pode te ajudar. A ferramenta é muito intuitiva e conta com um editor prático, basta arrastar e colar os ícones desejados.
Os valores dos serviços da LeadPages começam a partir de US$ 25,00 mensais.
19. HelloBar (com opção gratuita)
A HelloBar é uma ferramenta desenvolvida pelo Neil Patel, o guru do marketing digital, e consiste em uma barra adicionada no topo das páginas ou um pop-up de tela inteira.
O principal objetivo da HelloBar é facilitar a captação de dados dos leads, aumentando sua base de contatos.
Você pode usá-la gratuitamente, ou adquirir os planos avançados que custam a partir de US$ 12,00 por mês.
20. Campaign Monitor
A Campaign Monitor é uma plataforma de automação de marketing e nutrição de leads que oferece serviços úteis para suas campanhas. Além de templates para ajudar na criação dos e-mails, você pode criar listas segmentadas com alto nível de personalização.
Com o plano básico, que custa US$ 9,00 por mês, é possível enviar 2.500 e-mails para até 500 contatos.
21. Vertical Response (grátis)
O foco da Vertical Response é o envio de e-mails promocionais. A plataforma conta com templates personalizáveis e você pode configurar e-mails automáticos para contatar novos clientes.
Você também tem acesso a métricas para monitorar o desempenho das campanhas. A ferramenta está disponível gratuitamente e permite enviar até 4 mil e-mails para até 300 assinantes.
22. MDirector
Esta plataforma de disparo de e-mails e SMS oferece templates customizáveis para a criação de mensagens e formulários, além da integração com outras ferramentas como o WordPress. A proposta é unificar as ações de marketing em apenas um software.
Você pode testar grátis por 30 dias ou contratar o plano avançado por 349€ ao ano.
23. Button Optimizer
O Button Optimizer facilita a criação de botões personalizados e você pode inseri-los em suas mensagens, analisando as opções que geram mais cliques. Um CTA (call-to-action) atrativo é fundamental para incentivar conversões e outras ações dentro dos e-mails.
A ferramenta é gratuita e você pode criar botões em poucos minutos.
24. Mautic (grátis)
O Mautic é um software que pode ser integrado a diversos meios (mídias sociais, e-mail, páginas de Landing Pages) e ajuda a gerar contatos qualificados nesses diferentes canais. Você pode acompanhar a evolução de cada lead e integrar as informações em seu próprio CRM.
A ferramenta é gratuita e, em poucos passos, você já consegue usar todas as funcionalidades disponíveis.
25. PutsMail (grátis)
O PutsMail é uma boa opção para quem gosta de conferir as informações de um e-mail antes de enviá-lo para toda a base de inscritos. Na ferramenta, você vê uma prévia da mensagem e pode enviá-la como teste para até 10 contatos.
A funcionalidade está disponível gratuitamente, é só acessar o site e começar a usar.
26. Act-On
O Act-On é uma ferramenta de e-mail marketing bem completa. Nela, é possível acessar templates para criar as mensagens, analisar relatórios com o desempenho das campanhas, além de ativar fluxos de nutrição acionados de acordo com cada ação do lead.
Os planos começam em US$ 900,00 e variam de acordo com o número de contatos ativos na base.
27. Adobe Campaign
O Adobe Campaign é uma das ferramentas da Adobe, e seu principal objetivo é automatizar e gerenciar campanhas de marketing realizadas em diferentes canais, incluindo o e-mail.
Você pode coletar informações dos seus contatos para enviar conteúdos cada vez mais certeiros.
Para usar a plataforma, você deve preencher as informações sobre o seu negócio no site e solicitar um teste grátis.
28. BombBomb
A proposta da BombBomb é colocar o e-mail marketing sob uma ótica diferente: ao invés de mensagens com texto, a plataforma permite criar e-mails com conteúdos em vídeo.
A ferramenta está integrada aos principais serviços de e-mail, como Outlook e Gmail.
O plano básico inclui até 2500 contatos e custa US$ 29 por mês.
29. Mailigen
O Mailigen unifica a estratégia de e-mail marketing ao SMS. Assim, é possível criar campanhas combinadas, que tenham mais chance de atingir os contatos. A ferramenta também disponibiliza a criação de testes A/B e um editor próprio para as mensagens.
O serviço está disponível gratuitamente por 30 dias e os planos começam em US$ 10,00 mensais.
30. Is Not Spam (grátis)
A Is Not Spam ajuda a identificar termos e expressões no título e corpo do e-mail que podem ativar o filtro de Spam, fazendo com que sua mensagem chegue para mais contatos.
Assim, evitando um dos maiores receios de quem trabalha com e-mail marketing: que suas mensagens caiam na caixa de Spam. Você pode usar o Is Not Spam gratuitamente e não é necessário se cadastrar.
31. Mailbiz
O Mailbiz é uma plataforma de e-mail marketing para e-commerces que possibilita o disparo de mensagens, criação de testes A/B, segmentação de contatos e acompanhamento de relatórios das campanhas.
O diferencial desta ferramenta são as consultorias prestadas por profissionais experientes, que ajudam as empresas a venderem mais com o e-mail marketing. Os planos custam a partir de R$ 329,00 por mês.
32. Nitronews (grátis)
O Nitronews foi a primeira ferramenta de e-mail marketing com modalidades gratuitas desenvolvida no Brasil, e conta com um recurso que organiza os contatos conforme a interação que eles têm com as mensagens.
Isso facilita a higienização da base e mantém nela apenas usuários engajados.
O plano grátis possibilita o envio de até 10.000 e-mails mensais para até 2.000 contatos.
33. SendX
O SendX é uma plataforma simples e intuitiva, com um preço bacana para quem está começando (o plano básico custa US$ 7,99 por mês).
Com um editor de mensagens no estilo arraste-e-solte, a ferramenta permite o disparo de e-mails, segmentação de listas de contato e relatórios sobre quais CTAs estão funcionando nas campanhas.
34. MailerWeb
O MailerWeb é um sistema de envio de e-mail marketing desenvolvido em Portugal. A plataforma conta com editor próprio com templates, relatórios sobre as campanhas e um serviço antispam para avaliar o conteúdo das mensagens.
Você pode começar a usar a ferramenta desembolsando um valor a partir de 6€.
35. SendGrid (grátis)
O SendGrid é uma plataforma simples de envio de e-mails que conta com suporte global 24h. Ela oferece ferramentas para otimização de disparos, um editor de mensagens com templates próprios e métricas com insights sobre as campanhas.
Você pode usar gratuitamente o plano básico que inclui o envio de 100 e-mails por dia.
36. SendLoop
O SendLoop é uma plataforma profissional de e-mail marketing voltada para pequenos negócios. O software faz a análise das mensagens enviadas e identifica qualquer problema, monitorando também a reputação do e-mail do remetente.
Você pode ter acesso ao plano básico por US$ 9,00 ao mês, e também é possível testar o SendLoop gratuitamente por 30 dias.
37. Lahar
O Lahar é um software de automação de marketing que oferece ferramentas para nutrição de leads, criação de Landing Pages e disparo de e-mail e SMS, tudo pensado para aumentar suas vendas.
O plano básico custa R$265,00 por mês e conta com muitas funcionalidades.
38. Infusion Soft
O Infusion Soft é muito mais que uma ferramenta de CRM, ele permite a criação de e-mails e o gerenciamento de campanhas de automação.
A plataforma pode ser integrada a lojas virtuais, coletando insights sobre o comportamento dos consumidores dentro do site.
O plano básico custa US$ 79,00 mensais e tem 500 contatos inclusos.
39. Visual Web Optimizer
O Visual Web Optimizer é a ferramenta perfeita para quem quer apostar em testes A/B. Ela realiza comparativos entre as campanhas para que você entenda qual traz mais resultados.
Com o recurso de mapa de calor, é possível analisar em que ponto da página o usuário clica mais.
Também dá para criar mensagens no editor na plataforma e fazer a segmentação dos contatos. Tudo isso a partir de US$ 49,00 mensais.
40. Sender
O Sender é uma plataforma voltada para e-commerces que permite, além da integração com diversas plataformas, a automatização no disparo de e-mails. Com ele, você terá acesso a templates e a informações que demonstram a responsividade de suas mensagens.
A ferramenta é gratuita para até 2.500 contatos.
41. Raven URL Builder
Se você precisa de links parametrizados e otimizados para o Google Analytics, o Raven URL Builder é uma boa opção. Com a ferramenta, você tem acesso a links personalizados para cada campanha e pode analisar os resultados da sua estratégia de e-mail marketing mais facilmente.
Os planos estão disponíveis a partir de US$ 39,00 por mês.
42. Hemingway App (grátis)
O Hemingway App é uma ferramenta que ajuda a otimizar os textos dos seus e-mails! Ela tem um editor eletrônico que sinaliza para trechos longos, palavras ou expressões técnicas e dá dicas para que a leitura seja mais fluida.
Afinal, o objetivo é que seu e-mail engaje o maior número de pessoas, certo?! A plataforma está disponível gratuitamente e pode ser usada online.
Você conhece todas as possibilidades de uma ferramenta de envio de E-mail Marketing?
Uma ferramenta de e-mail marketing é uma verdadeira mão na roda para quem trabalha com estratégias de marketing digital.
A plataforma automatiza e simplifica processos, aumenta a produtividade das equipes, gera economia de tempo e proporciona uma comunicação mais próxima e personalizada com a base de contatos através dos e-mails.
Além disso, muitas delas oferecem relatórios sobre o desempenho das campanhas, o que pode te ajudar a entender falhas e realizar melhorias, seja no texto ou no design dos botões, por exemplo.
Como você viu, existem váaaarias opções de ferramentas no mercado e, com certeza, alguma delas atenderá às suas necessidades 😉
Dicas para escolher uma boa plataforma de E-mail Marketing
Antes de escolher a sua plataforma de disparo de e-mails, é importante se atentar a alguns pontos.
Primeiramente, você precisa saber quais são os seus objetivos com o disparo do e-mail marketing e quais funcionalidades você considera indispensáveis em uma ferramenta.
Veja, a seguir, o checklist que preparamos com questões que você deve se perguntar antes de escolher a sua plataforma:
- a empresa apresenta cases de sucesso e avaliações de clientes?
- a ferramenta oferece informações sobre o desempenho dos e-mails (taxa de abertura, descadastros, cliques, mapa de calor etc.)?
- a plataforma permite a segmentação de leads e a criação de fluxo de nutrição com base nas interações dos e-mails?
- há um editor próprio, com templates para as mensagens?
- é possível importar contatos já coletados pela empresa?
- a ferramenta tem automação de marketing?
- ela pode ser integrada ao CRM da sua empresa?
- a plataforma possui um histórico com as ações dos leads e faz a higienização de contatos inválidos?
Atente-se a esses pontos para fazer uma boa escolha! 😉
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância de uma ferramenta de e-mail marketing e conferiu 48 opções de plataformas disponíveis no mercado! #WOW
Sabemos que a escolha de uma ferramenta de disparo de e-mail marketing é essencial para garantir a entrega de conteúdos personalizados, de acordo com a jornada de compra de cada usuário, e fazer com que ele avance para o próximo estágio, até chegar na conversão!
Mas, para que tudo isso dê certo, você precisa criar um fluxo de nutrição de leads eficiente, que conduza o usuário até o momento final. Para saber mais, veja o nosso artigo sobre o que é nutrição de leads e como criar um fluxo de automação eficiente!