Se você chegou neste conteúdo, provavelmente já sabe o que é Landing Page, a famosa página de formulário que tem como foco converter um visitante em lead.
É nesta etapa que o usuário topa passar informações pessoais e, em troca, recebe algum tipo de material rico, tornando-se um lead em potencial.
Depois da conversão, o lead é redirecionado a uma Thank You Page: uma página de agradecimento. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, essa “etapa final” da conversão pode ser um novo começo, sabia?
A seguir, vamos mostrar mais informações sobre essa página de obrigado, dar dicas de como usá-la estrategicamente, apresentar exemplos de templates e mais!
O que é uma Thank You Page
A Thank You Page é uma página de agradecimento que aparece para o lead após ele concluir uma determinada ação de conversão. Seu papel inicial é mostrar para o usuário que a etapa anterior foi concluída com sucesso.
Por exemplo, imagine que o usuário preencheu uma Landing Page para ter acesso a um e-Book topzêra. Depois de ter preenchido o formulário, ele é direcionado para uma página de agradecimento.
Diversas informações podem ser inseridas nessa página — vamos falar sobre isso daqui a pouco —, mas antes de tudo, a Thank You Page precisa ter duas coisas:
- uma mensagem de agradecimento pelo interesse do usuário no conteúdo;
- informações claras sobre quais serão os próximos passos.
No caso do e-Book, é importante garantir que o link ou o botão para download sejam encontrados facilmente na página e, caso o material seja enviado por outro canal, como o e-mail, é preciso ter uma mensagem avisando o usuário sobre o envio.
A importância da Thank You Page para a estratégia de conversão
Quando se trata de páginas de agradecimento, tenha uma coisa em mente: você pode e deve ir além do “obrigado”! Não perca a chance de explorar todo o potencial dessa página usando apenas uma mensagem de agradecimento.
Um dos principais objetivos da Thank You Page é manter o lead envolvido com a marca. É uma baita oportunidade de alimentá-lo com informações e fazer com que ele se torne um cliente! 🙌
Por já ter finalizado alguma ação, o lead está mais propenso a engajar com a marca, ou pelo menos ele já sabe da sua existência. A ideia é fazer uma qualificação e estimular o lead a realizar uma nova conversão.
Mas para que o plano funcione da maneira esperada, você precisa pensar nos próximos passos de acordo com a jornada do usuário.
Este é o momento de identificar em qual fase o lead se encontra e oferecer algo de valor para fazer com que a percepção de marca aumente ainda mais!
Quais são as possibilidades de interação na página de agradecimento?
Tem dúvidas sobre o que inserir na sua Thank You Page? Separamos as opções mais usadas no mercado, fica de olho porque uma delas vai servir para você!
Botões para outros canais
Ao inserir botões para outros canais na sua Thank You Page, você incentiva o lead a consumir mais conteúdos da marca e aprender mais sobre a empresa.
O ideal é explicar, em poucas palavras, o porquê o visitante deveria seguir as redes sociais, acessar o site ou acompanhar o blog da empresa. Então, mostre as vantagens e o que ele vai ganhar ao embarcar nessa experiência.
Botão de compartilhamento
O botão de compartilhamento serve para que o usuário promova o material rico em suas próprias redes socais. Assim, o lead qualificado passa a recomendar de forma orgânica um conteúdo feito pela marca.
Com tantas conexões nas redes sociais, imagine o alcance que os seus e-Books, infográficos e outros materiais podem ter!
Realize uma nova oferta
Que tal oferecer outro conteúdo que complemente a experiência do lead? Pense de forma estratégica e indique algum material relacionado ao que ele baixou anteriormente. Faça-o caminhar pela jornada do consumidor!
Aqui, é possível criar um campo com sugestões de vídeos do canal da empresa no YouTube, webinars, e-Books e até mesmo um teste grátis de um produto ou serviço da marca.
Links para artigos do Blog
Inserir artigos do blog na Thank You Page para incentivar que o visitante leia os seus melhores posts é uma maneira de promover a educação do mercado e mostrar autoridade no segmento.
Assim, o usuário vai entender mais sobre o negócio, tirar possíveis dúvidas e sanar dores. Tudo isso enquanto caminha rumo à fase final da jornada de compra. 😍
Banner promovendo uma ação
Use o espaço da Thank You Page para inserir banners e promover ações específicas da marca.
Aproveite que você tem a atenção do lead e direcione-o para outra Landing Page, estimulando que ele se inscreva e tenha acesso a mais materiais exclusivos, por exemplo.
É a sua chance de impulsionar a divulgação de um webinar, um evento corporativo e outras campanhas de marketing digital que estiverem saindo do forno por aí!
Pesquisa de opinião
Use a página de agradecimento para fazer uma pesquisa rápida com os leads qualificados. Você pode selecionar perguntas que ajudem a segmentar facilmente sua base de leads e entender em que momento da jornada eles estão.
Outra sugestão é fazer perguntas relacionadas ao material baixado e sobre a experiência do usuário até aquele momento. É uma ótima maneira de obter insights para melhorias futuras. 😉
Boas práticas para criar uma Thank You Page de sucesso
É preciso planejamento para criar Thank You Pages que aumentem as chances de conversão. Mas ao definir um objetivo para essa etapa e pensar nos próximos passos do seu lead, tudo fica mais simples.
Para ficar ainda mais fácil, a gente separou algumas boas práticas que podem ser aplicadas na sua página de obrigado. Olha só:
- insira informações básicas de contato da empresa – deixe números de telefone e e-mails importantes à vista, coloque-se à disposição caso o visitante tenha dúvidas;
- tenha uma CTA (chamada para ação) clara – o lead precisa saber exatamente o que fazer, sem rodeios. Use verbos no imperativo como clique, acesse e descubra para despertar o seu interesse;
- informe aos visitantes o que acontece a seguir – o material rico foi enviado para o e-mail? Um vendedor entrará em contato nas próximas horas? Informe o lead sobre os próximos passos para que ele saiba o que fazer e o que esperar;
- reafirme o valor da oferta – repita o quanto o material rico baixado vai ajudá-lo, quais dúvidas e informações exclusivas o lead está prestes a ter acesso;
- use provas sociais – mostre depoimentos de clientes que indicam o produto/serviço da empresa. Isso dará mais credibilidade e pode ajudar a gerar mais conversões;
- insira URLs rastreáveis – com URLs rastreáveis você consegue identificar e acompanhar o caminho que o visitante resolveu trilhar a partir da Thank You Page. Assim, você pode acompanhar os passos do seu lead;
- disponibilize um campo para assinatura de newsletter – nada melhor do que sugerir que o usuário receba os e-mails da empresa com novidades, não é mesmo? A página de agradecimento também pode ser usada para essa finalidade.
Templates de Thank You Page para se inspirar!
Dá só uma olhada nos templates criativos de Thank You Pages que nós separamos para você se inspirar!
HubSpot
Essa Thank You Page da HubSpot é bem enxuta, com opções para fazer o download do arquivo diretamente no Microsoft Word ou fazer uma cópia para o Google Docs.
A empresa aposta em oferecer um pouco mais de valor, citando alguns de seus serviços e incentivando o visitante a fazer um teste grátis de sua plataforma.
Hotmart
Veja como a página de agradecimento da Hotmart é simples e objetiva. A proposta dela é informar o lead sobre os seus próximos passos.
Logo no topo da página tem a mensagem de agradecimento e, no decorrer dela, as orientações sobre a confirmação do cadastro, facilitando a experiência do usuário com a marca.
Rock Content
A proposta desta Thank You Page da Rock Content é, além de informar o lead sobre o e-mail enviado, oferecer uma nova oferta: a conversa com um especialista. Caso opte por essa opção, o usuário deve preencher um novo formulário.
Note que existe uma correlação entre o material baixado e a nova oferta: “Já que você está pesquisando sobre Marketing de Conteúdo, por que não aproveita e conversa com um especialista?”.
Este é um bom exemplo para que você entenda a importância de sugerir materiais adequados e relacionados à jornada de cada lead.
mLabs
Essa página de agradecimento lindona aí é da mLabs🧡, claro que ela não poderia ficar de fora!
Além de informar sobre o envio do material rico, o objetivo da página é mostrar os benefícios e diferenciais da empresa, oferecendo ao visitante um teste gratuito da ferramenta mais top das galáxias.
Como você pôde conferir ao longo deste post, a Thank You Page é mais que apenas uma página de agradecimento, afinal, ela pode e deve ser usada de forma estratégica para nutrir, engajar e converter leads em clientes.
E, caso você ainda não tenha muuuuitas ideias de Landing Page ou tenha dificuldades de criar uma página que converte, dá uma olhada no nosso artigo com 15 exemplos de Landing Page que convertem para você se inspirar!