O que uma boa Landing Page deve ter? Você pode usar diferentes recursos visuais e de linguagem, mas, no final das contas, o que importa mesmo é a conversão!
Mas, saiba que você pode dar um empurrãozinho para que essa conversão aconteça, ok?
Layout responsivo, título chamativo, descrição objetiva, formulário curto, imagens atrativas e uma call to action para incentivar a ação são essenciais para uma página de captura de alta conversão!
14 melhores exemplos de Landing Pages de grandes marcas
Selecionamos 14 exemplos de Landing Pages para você entender por que elas convertem — e quais oportunidades de teste A/B poderiam gerar ainda mais conversões. Inspire-se!
1. Airbnb
O objetivo da Airbnb é atrair novos anfitriões para a sua base. Pensando nisso, a marca disponibiliza na sua página um formulário simples e intuitivo para o anfitrião calcular o seu potencial de ganho.
Ao preencher todos os dados (localização, espaço e hóspedes), o usuário, que tem interesse em tornar-se anfitrião, já fica sabendo o valor médio que a plataforma paga pelo serviço.
Além de focar diretamente nos ganhos para conquistar a atenção da persona, a marca também trabalha muito bem outros elementos em sua página, como a imagem de fundo que humaniza a abordagem, o título persuasivo com verbo no imperativo afirmando a ação e os botões de CTA em vermelho que se destacam na página.
2. Slack
O Slack oferece um cadastro gratuito para experimentar a plataforma. Na sua Landing Page, a marca solicita uma única informação para cadastro, o e-mail do usuário.
Esse exemplo de formulário curto, com apenas o campo de e-mail, é muito utilizado nas páginas para facilitar a conversão. Aquele velho e bom conceito de que menos é mais (quanto menos dados solicitar no formulário, mais fácil será o preenchimento).
Mas, é claro que o modelo não se aplica para todas as Landing Pages, os campos do formulário podem e devem variar de acordo com a sua estratégia de negócio.
A página possui outros elementos de destaque como a imagem da tela de conversa, mostrando que a ferramenta facilita a comunicação da equipe, os logos de clientes abaixo do formulário, fortalecendo a prova social e os botões de CTA em roxo que contrastam com o fundo branco.
3. Wistia
A Landing Page da Wistia é um exemplo clássico de simplicidade e objetividade. Com background na cor branca e com pouquíssimos elementos na página, não há qualquer ruído na comunicação que atrapalhe o processo de inscrição.
O formulário solicita apenas os campos necessários para a inscrição, existe também a possibilidade de se inscrever fazendo login pelo Google ou Microsoft, o que facilita ainda mais o processo.
Abaixo do formulário, é disponibilizado uma seção de perguntas frequentes para esclarecer as possíveis dúvidas dos usuários sobre o serviço. Questões relacionadas à limitação dos planos, formas de atendimento e segurança dos dados são abordadas nesta seção.
4. Unbounce
Não surpreende que a Unbounce esteja entre os melhores exemplos de Landing Page, afinal, a marca é especialista nisso, inclusive já lançou um livro sobre a criação de Landing Pages alta conversão.
Os destaques para a página da Unbunce são: o uso do chat ao invés de um formulário padrão e o emprego de informações estratégicas no decorrer da página.
A janela de bate papo facilita a captura dos dados do usuário de maneira criativa e menos formal que um formulário. As informações adicionais potencializam o SEO (mais conteúdo a ser rastreado pelos mecanismos de busca), sem distrair os usuários da janela de bate-papo.
5. SEMrush
Em sua página de entrada, a SEMrush disponibiliza logo de cara um campo para o usuário inserir o domínio, a palavra-chave ou a URL para ganhar uma inspeção gratuita. Ao oferecer uma demonstração do seu serviço, a SEMrush agrega valor para os usuários e deixa aquele gostinho de quero mais.
O título é objetivo e passa a mensagem principal com clareza. A descrição traz um resumo dos principais recursos e o botão de CTA, na cor laranja, ganha destaque na página.
Abaixo do botão “Comece seu teste grátis”, a SEMrush investe forte nos gatilhos mentais de autoridade e prova social, disponibilizando reviews da plataforma, depoimentos de usuários e premiações mostram que vale a pena se cadastrar para conhecer a plataforma.
6. Uber
O exemplo de Landing Page da Uber segue a linha da marca: simples, direta e objetiva. Na página, você encontra um formulário com campos de inscrição básicos, sem solicitar informações muito pessoais.
No título da página, é apresentado o benefício da mobilidade para os motoristas e na descrição, é abordado o tamanho da marca e sua autoridade no mercado, sendo considerada a maior rede de usuários ativos.
Logo abaixo, estão as vantagens de dirigir com a Uber e uma série de informações que miram nas principais dúvidas dos usuários.
7. Nubank
O que mais chama atenção na página de entrada do Nubank é o design simples e a cor roxa, inconfundível da marca.
Na sua página, a marca disponibiliza um formulário simples, nele é solicitado o CPF do usuário para iniciar o cadastro. Por requerer apenas uma informação inicial, o formulário passa a sensação de praticidade que também é a cara da marca.
O título se destaca na página pelo contraste de cores e tamanho da fonte, fazendo com que a mensagem seja passada de forma límpida, sem ruídos na comunicação.
8. Shopify
O Shopify quer mostrar o sucesso que lojistas alcançam ao usar sua plataforma. Para isso, na sua Landing Page, a marca usa como destaque principal a foto de vendedoras que humanizam a abordagem.
O título é direto e foi pensado para estimular a ação do usuário, ele contém apenas algumas palavras e não parágrafos extensos com descrição de como o serviço funciona, o que torna a comunicação mais direta.
O formulário é simples e requer apenas o e-mail o usuário para o cadastro, assim como muitos outros exemplos que mostramos por aqui.
9. Wise
A Wise (antiga TransferWise) facilita o envio de dinheiro ao exterior. Na sua Landing Page, o usuário se depara com um simulador de transferência de dinheiro para o exterior. Após fazer a simulação, é solicitado o e-mail do usuário para o cadastro na página.
No título, a marca passa a mensagem de como é simples fazer transferências para o exterior e na descrição, é destacado o número de pessoas que já realizaram o serviço. Assim, passando credibilidade para os novos visitantes.
Como segurança é um ponto decisivo para esse tipo de negócio, duas informações são destacadas na página abaixo do texto principal: um link para um artigo sobre a segurança da marca e ou outro link para uma plataforma de reputação online com a sua nota de avaliação.
10. Salesforce
A Landing Page da Salesforce incentiva o cadastro com um formulário dividido em três etapas. Na primeira etapa, é solicitado o nome, sobrenome e cargo. Na segunda, é perguntado a quantidade de funcionários, nome da empresa e país. Na terceira e última etapa, é requerido o telefone e e-mail.
O título da página é bem objetivo sobre o que a página oferece: “Comece seu teste de vendas grátis”, e o usuário já consegue visualizar o valor que pagará depois dos 30 dias gratuitos.
No texto descritivo, são apresentados todos os recursos que estarão disponíveis para o usuário durante o período de teste grátis. Abaixo da descrição, tem uma imagem do sistema que fornece aos visitantes uma visão real do que ele vai encontrar.
11. Intercom
Intercom é uma plataforma de mensagens que permite às empresas se comunicarem com clientes existentes e em potencial por meio do aplicativo.
Na sua Landing Page, a marca disponibiliza uma demonstração do produto: um chat se abre no canto direito da tela para instigar a curiosidade do usuário. Quem se interessar em conhecer mais só precisa deixar o seu e-mail no cadastro e começar a usar.
Além da demonstração do produto e facilidade do cadastro, o título da página também é outro fator de destaque. Com fontes grandes e uma mensagem positiva, o título aborda o benefício de adquirir o aplicativo de forma precisa, incentivando o usuário a fazer a sua avaliação
12. Lyft
A Landing Page da Lyft é um ótimo exemplo de como disponibilizar informações relevantes a favor da marca de forma estratégica. Sem precisar descer a tela, o usuário – que vai se candidatar a motorista – consegue simular qual será o seu ganho por semana na cidade em que irá trabalhar.
São dois formulários precisos na mesma página. O primeiro, chamado “Apply Now” ou “Inscreva-se Agora”, solicita os dados principais do usuário para o cadastro (nome, e-mail, cidade e telefone).
O segundo, chamado “See How Much You Can Make” ou “Veja o Quanto Você Pode Ganhar”, solicita o número de horas e a cidade onde o motorista pretende dirigir por uma semana para calcular o ganho.
Ao preencher as informações do simulador e clicar em “Calcular”, o usuário não é direcionado para uma nova página. Ao invés disso, é disponibilizado na tela o valor estimado de ganho junto com um novo botão “Inscreva-se Agora”, incentivando a inscrição. 🤑
13. Edupath
A Edupath é uma plataforma de ensino que prepara os alunos para realizarem testes e alcançarem objetivos. Na sua Landing Page, a marca tem uma abordagem focada no público-alvo: os pais de alunos.
O formulário possui poucos campos para o preenchimento (nome, e-mail e número de celular). Ao inserir todos os dados, os pais recebem um link para baixar o aplicativo e incentivar o uso dos seus filhos.
O botão de CTA “Envie o aplicativo para seu filho”, na cor laranja, se destaca no topo da página e passa a sensação de praticidade. Com poucos cliques os pais finalizam o cadastro e já indicam o aplicativo.
Essa Landing Page da Microsoft foi criada para gerar leads para o Webinar da IT Showcase, e é um ótimo exemplo de como usar as informações relevantes na estratégia de conversão.
Com um design simples e direto a mensagem é passada com clareza, logo de cara é possível identificar que se trata de um webinar oferecido para os profissionais de TI. O contraste de cores do background (branco e azul), destaca o formulário na página.
Na descrição, constam todas as informações que os usuários procuram: uma sinopse rápida sobre o que será discutido no Webinar, informações sobre os palestrantes, links para webinars semelhantes e para recursos da Microsoft que abordam os tópicos que serão discutidos.
Se você estava sem inspiração para criar a sua Landing Page, agora já tem várias ideias para adaptar, testar e identificar a que melhor funciona para o seu público.
Para saber mais, veja nosso post em que explicamos todos os detalhes de como criar uma Landing Page. Lá você vai encontrar boas práticas, dicas de ferramentas e muito mais! 😉