Hoje em dia, praticamente todos estão conectados pela internet, ela está presente em várias atmosferas das nossas vidas, inclusive na compra e venda de produtos e serviços.
Devido à praticidade e à diversidade de produtos e marcas, é normal que as pessoas prefiram fazer compras online! Mas, para planejar estratégias de vendas e de divulgação da sua marca pela Internet algumas ações são fundamentais.
Pensando nisso, nós da iSET criamos esse post com várias soluções, que abrangem estratégias e modelos de divulgação para todos os tipos de empresa e público.
Continue lendo e confira nossas dicas sobre Marketing Digital para e-commerce!
1- Use sempre palavras-chave
É impossível falar de Marketing Digital para e-commerce sem mencionar as palavras-chave. Afinal, elas são essenciais para estratégias de SEO.
A estratégia SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de práticas que têm como principal objetivo tornar uma empresa relevante para sites de busca, como o Google.
Portanto, faça uma pesquisa de palavras-chave usando ferramentas específicas, como o Google Trends ou o Ubersuggest.
Separe as melhores keywords, aquelas que possuem grande volume de busca e pouca concorrência e, claro, que tenham ligação com seu modelo de negócio.
Depois disso, monte uma lista ou mapa de calor com elas e use-as no conteúdo que produzir:
- cadastro de produtos (no título, descrição e tags);
- blog posts;
- publicações para redes sociais etc.
2- Invista nas descrições dos produtos
Além de usar palavras-chave nas descrições dos produtos, ainda há outras ações sobre isso que podem te fazer vender mais!
Não copie e cole os textos informados pelo fabricante. Lembre-se: a originalidade é um fator de ranqueamento para o Google.
Então, em vez disso, ofereça variedade de informações (nome, cor, especificações técnicas e qualquer detalhe relevante sobre o produto em questão).
O recomendável é utilizar pelo menos 300 palavras em suas descrições, mas o importante é passar a informação completa do produto, por isso, não poupe palavras!
3- Utilize diversos formatos de divulgação
Para destacar uma loja no ambiente online você precisa assegurar que o público se sentirá seguro fazendo uma compra.
Vender no ambiente digital pode ser ainda mais complexo do que pessoalmente, já que o público não consegue ver, tocar ou experimentar o que está comprando.
Uma forma de tornar o que está vendendo mais palpável é evidenciar as características, processo de envio e entrega do produto, utilizando diversos formatos para compor a comunicação em seus canais digitais.
Aposte em imagens, vídeos, sugestões de uso, avaliações, perguntas e respostas, infográficos e simuladores. E foque no que o seu produto proporciona para o consumidor, passando sempre segurança e confiança.
4- Produza e divulgue conteúdo de valor
A produção de conteúdo é uma das principais ferramentas do Marketing Digital, podendo ser usada em todas as etapas do funil de vendas!
Por meio das temáticas que envolvem a sua marca, você consegue atrair, educar e convencer o público que o seu produto ou serviço é a solução que ele precisa.
Conduzir essas etapas de uma forma natural é a melhor maneira de vender os benefícios que você oferece.
Sempre levando em conta aspectos importantes, como: autoridade na sua área de atuação, veracidade nas informações e confiabilidade nos processos de venda. Além disso, produção de conteúdo, quando feita de maneira estratégica, aumenta a audiência do seu site e melhor o seu posicionamento no Google.
Você também pode utilizá-los como iscas digitais, entregando valor para as pessoas em troca de seus contatos. Um exemplo disso é a disponibilização de páginas de captura com: e-book, infográficos, aulas ou cupons de desconto.
5- Crie um Blog
O blog é o principal canal para promover conteúdo que uma empresa pode utilizar. Ele é a ferramenta que possibilita o posicionamento de uma empresa como autoridade, de forma orgânica, nos buscadores (claro, se for realizado um ótimo trabalho de SEO).
Com as postagens em seu blog, você atrai mais visitantes que estão interessados no seu ramo de atuação e consequentemente, no seu produto. Assim você obtém resultados em tráfego de pessoas com alto potencial de efetuarem uma compra no seu e-commerce.
Conheça aqui as principais vantagens de ter um blog para e-commerce
6- Esteja nas redes sociais
As redes sociais são ótimas aliadas para a divulgação da sua loja virtual e dos seus produtos.
Elas têm o poder de conectar pessoas e marcas de forma muito versátil e ágil. Além disso, se estabelece nesses canais uma cultura de influência de compra ou uso entre os usuários, que intensifica as vendas.
Pela comunicação nas redes sociais ser mais direta e imediata, se torna mais provável que você se comunique com seus potenciais clientes, criando um relacionamento mais próximo e se envolvendo com as pessoas que já compraram na sua loja virtual.
Com uma boa comunicação e técnicas de atendimento, você consegue estabelecer o sentimento de valorização no cliente, pois ele percebe que obtém um retorno personalizado e eficiente a suas solicitações, reclamações, dúvidas e elogios.
Procure criar postagens mais humanizadas e que repassem conceitos, histórias e sentimentos despertados pela sua marca.
7- Utilize e-mail marketing
O E-mail marketing é uma ação de marketing digital muito utilizada pelas marcas, principalmente quando se trata de e-commerce.
As ações de e-mail são ótimas para manter seus leads interessados na sua marca, uma vez que é um meio de manter a comunicação com os seus potenciais clientes e clientes ativos.
Além de estreitar o relacionamento, o disparo de e-mails pode conduzir o cliente a passar pelas etapas da jornada de compra, reconhecendo o problema, analisando as soluções que a sua marca pode proporcionar e por fim, comprando seu produto.
Além do planejamento focado na jornada de compra, você também deve apostar em tipos de e-mail marketing básicos e padrões como:
- newsletter;
- e-mail promocional;
- e-mail comemorativo e/ou sazonal;
- e-mail de boas-vindas.
Para esse tipo de comunicação, é importante estabelecer proximidade na linguagem textual, se mostrar como um facilitador para que o seu possível cliente crie um laço de confiança com sua marca.
8- Produza webinars e lives
Os formatos ao vivo também tendem a gerar maior engajamento da base, o que é uma ótima estratégia para vender mais online, dentre eles os que mais se destacam são os webinars ou lives nas redes sociais.
No caso do Webinar, as temáticas são sempre voltadas a ensinar algo, pois esse formato nada mais é do que uma aula online.
Já as lives podem ser exploradas de outras formas, com foco em mostrar algo inédito, informar sobre uma novidade ou responder dúvidas e questionamentos.
Um novo formato que vem sendo explorado em países como Estados Unidos e China, e que já vem se tornando uma tendência para os próximos anos são as chamadas live sellings.
Elas se baseiam na venda ao vivo de produtos pelas mídias sociais, e já conseguiram arrecadar 60 bilhões de dólares nos EUA em 2019, de acordo com uma pesquisa da Coresight.
9- Aposte em criação de vídeos
Se seu objetivo é vender mais online usando estratégias de Marketing Digital para e-commerce, produzir vídeos deve ser uma de suas ações.
É inegável que o consumo de vídeos cresceu muito nos meios digitais.
Por ser um formato mais interativo e dinâmico, as pessoas acabam se identificando mais e consequentemente se sentem mais próximas da marca.
Um relatório produzido pela We Are Social e Hootsuite, afirma que o YouTube foi a terceira rede social mais utilizada no mundo em 2020. Por isso, vale a pena criar um canal no Youtube e produzir conteúdo valioso para seus seguidores!
Agora, mãos à obra!
Espero que você tenha gostado deste post e tenha aprendido bastante sobre estratégias de Marketing Digital para e-commerce!
Tenho certeza de que colocando as estratégias acima em prática, seu e-commerce irá vender muito mais!
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Esse texto foi escrito por iSET