Imagina ter um vendedor que usasse todo seu poder de persuasão para atingir vários consumidores de uma vez só e não apenas um! O copywriting faz desse sonho uma realidade. ✍️
O copy é um conteúdo capaz de convencer os usuários a realizarem uma ação, usando armas da persuasão. Ativar alguns gatilhos mentais pode não ser tão fácil, por isso algumas técnicas podem ajudar.
Neste post, vamos desenrolar o que é copywriting e mostrar o que você precisa saber para usá-lo nas suas estratégias de redes sociais!
O que é copywriting?
Copywriting significa “escrever palavras para vender produtos”. Os primeiros jornais distribuídos nas ruas, lá pelo século XVII, já continham formatos de anúncios com essa técnica 😲.
Copywirter é o nome que damos para os profissionais que atuam na produção de conteúdo que tem como objetivo ajudar os leitores na tomada de decisão.
Com a chegada de novas técnicas de marketing digital, como o Inbound e o Marketing de Conteúdo, copywriters que escrevem bem e são craques nas técnicas de SEO, passaram a ser cada vez mais requisitados.
O copywriter é perfeito para criar conteúdos que ajudam a alcançar objetivos como atrair e manter a atenção do consumidor, além de persuadi-lo para comprar, baixar, seguir, compartilhar etc.
Isso não é 100% diferente do trabalho do redator publicitário, porém, este último cria conceitos criativos.
A redação publicitária está mais próxima de construir e tornar a marca conhecida, principalmente via Outbound, enquanto o copywriting está mais ligado a aumentar vendas e faturamento, sobretudo via Inbound.
O que é um copywriting ruim?
Sabe aquele texto que não convence nem a comprar água no deserto? Não dá para dizer que é bom, né?
Para fazer com que os consumidores avancem na jornada de compra, evite escrever textos:
- pobres/ruins: não têm coesão, nem sentido, não informam ou trazem informação incompleta;
- sem credibilidade: erros gramaticais, falta de embasamento e aquele ar de amadorismo deixam os consumidores com a pulga atrás da orelha;
- com excesso de informações: as pessoas estão sempre logadas nas redes sociais, mas rolam a tela rapidinho! Quase ninguém lê trocentas linhas, tampouco retém tanta informação;
- com abuso de jargões: todo nicho tem seus jargões, mas usar aqueles que só o pessoal da sua área entende não é bom. O público que não estiver familiarizado não será atraído;
- com mais características do que benefícios: para os consumidores, aquilo que se obtém com o uso daquele item, isto é, os benefícios, valem mais do que características técnicas. Porém, há casos em que elas são indispensáveis, aprenda a distingui-los.
Boas práticas para o copywriting nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas que ajudam a aproximar marcas de seus clientes, mas para conseguir vender e ter boas interações, é preciso conhecer algumas técnicas do copywriting.
Confira quais são elas!
Tenha compromisso e coerência
Alguém comprometido e coerente é visto como confiável pela sociedade, concorda? Isso é mais importante ainda quando as pessoas não te conhecem.
O mesmo vale para a sua estratégia de comunicação nas redes sociais. Portanto, nada de prometer e não cumprir ou anunciar coisas que, de fato, não oferece, ok?
Veja um exemplo de como é importante manter a coerência e se comprometer com o que é prometido:
Use o gatilho da escassez para atrair pessoas
Certamente, você já viu anúncios que diziam “últimas unidades!”, “promoção por tempo limitado” ou “oferta exclusiva para clientes”.
É que o marketing de escassez dá a sensação de que quantidades limitadas são mais preciosas e valiosas. Além disso, as pessoas têm satisfação ao sentir que podem obter algo antes da maioria ou inacessível a ela.
Tenha clareza e objetividade
Um copywriting objetivo e claro é o que tem mais chance de atrair a atenção. Ao visitar o perfil da marca, a persona espera encontrar em poucos segundos o que precisa.
👉 Botões, infográficos, imagens, espaçamento entre os tópicos e emojis podem ajudá-la a bater o olho e enxergar o que interessa.
Olha esse exemplo de repost:
Domine o assunto e passe segurança
Que decepção falar com um vendedor que não sabe responder nem o básico sobre o produto ou serviço oferecido!
O mínimo que se espera é que explique funcionalidades, benefícios e características do que vende, certo?
E o copywriter? Ele deve ir além e conhecer também o perfil da marca, para se dirigir ao público. Isso influencia no posicionamento e referência da marca no mercado.
Faça perguntas para o seu público
Que tal ter um perfil interativo, daqueles que geram mais engajamento? Aproveite que as pessoas adoram responder desafios, pesquisas e quizzes!
Perguntar também é excelente para descobrir o que as pessoas pensam ou esperam da marca, como nesta enquete:
Aposte em técnicas de storytelling
Engajar seguidores com histórias é uma arte!
Assim como quadrinistas, radialistas e, pasme, redatores publicitários, o copywriting também pode ter forma de narrativa. As pessoas adoram uma boa história!
Pode ser uma sequência de posts relacionados, com imagens, metáforas e ilustrações incluídas para envolver o público.
Até um vídeo curtinho do Reels pede storytelling:
Ofereça “algo a mais” nos seus copys
Sem falsas promessas, mostre que a marca escuta os consumidores e quer resolver dificuldades. Quando puder, ofereça além do que foi solicitado.
Além disso, responda aos comentários nas redes, ainda que negativos, e não deixe de lado os positivos!
Por exemplo:
Use gatilhos mentais
No marketing, eles são estímulos para que os usuários digam “SIM”, de preferência, sem pestanejar!
Há outros exemplos de gatilhos mentais além de compromisso & coerência e escassez:
Reciprocidade
Quem quer rir tem que fazer rir! Que tal uma troca? O consumidor fornece os dados cadastrais em troca de um material gratuito.
Veja que proposta sutil:
Prova social
Quando têm dúvidas sobre o produto, as pessoas procuram a opinião de conhecidos, relatos no “Reclame Aqui” e nas redes sociais.
Usar o gatilho da prova social é dar um empurrãozinho nesse potencial cliente com cases de sucesso e depoimentos positivos.
Assim, ó:
Afeição/afinidade
Não duvide de que investir no relacionamento com o cliente vale a pena, afinal, é mais fácil dizer “sim” quando o consumidor tem afinidade.
Mostrar como a marca entende e lida empaticamente com dificuldades do consumidor é ótimo:
Autoridade
As pessoas sempre buscam quem é referência, especialista ou o mais recomendado.
Manter bom relacionamento, divulgar conquistas e distribuir conteúdo de qualidade auxiliam no percurso para tornar a marca uma autoridade no segmento.
Urgência
Relacionado ao gatilho da escassez, desperta a sensação de que “se não for agora, vou perder!”.
Avisar que o produto está acabando é um baita estímulo para consumir depressa.
Conexão
Atrelado à afeição, esse gatilho mostra como um conteúdo parece ter sido escrito para aquela pessoa e situação específicas.
Para obter esse efeito, conhecer e se conectar com o consumidor é importantíssimo.
Especificidade
Quando você é específico, as pessoas tendem a acreditar que você diz a verdade. Esse gatilho implica escolher os aspectos de cada tema que serão abordados.
Em vez de ser generalista, este post foi bastante específico no assunto:
Transformação
O consumidor tem expectativa de que alguma coisa mude depois de ler seu texto. Ele espera ser capaz de aprender o que é copywriting, comprar o aparelho ideal para suas necessidades ou corrigir algo.
Ao escrever, pense em como transformar problema em solução, dúvida em aprendizado! 💡
Ao compreender o que é copywriting e utilizá-lo adequadamente nas suas redes sociais, fica mais fácil atrair mais e mais pessoas para as suas páginas e propostas.
A gente fica por aqui, mas esperamos que este artigo tenha aberto seu apetite pelo assunto! Aproveite a sua visita para aprender sobre gatilhos mentais nas redes sociais!