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Como aparecer no Explorar do Instagram e aumentar a visibilidade

Como aparecer no Explorar do Instagram e aumentar a visibilidade
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Sabemos que o Instagram é uma ferramenta poderosa para o marketing!

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos e inúmeras funcionalidades, a plataforma oferece um mar de oportunidades para as marcas conquistarem visibilidade, reconhecimento e, por que não, vendas?!

É aí que entra a importância de aparecer na página “Explorar” do Instagram, através dela você consegue expandir seu alcance, encontrar novos seguidores e obter mais visualizações em suas postagens.

Aparecer na página Explorar do Instagram é como estar no horário nobre da TV aberta! Mas apesar de ser uma grande vitrine, não é qualquer pessoa que consegue aparecer por lá, pois não há uma receita de bolo que garanta como fazer isso.

Porém, seguindo as estratégias certas e tendo perseverança você terá mais chances de sucesso. Vem com a gente e confira algumas dicas de como aparecer no Explorar do Instagram para potencializar os seus resultados!

O que é a aba explorar do Instagram

A página ou guia Explorar do Instagram é o local onde a rede social seleciona conteúdo para seus usuários. Nela, cada usuário acessa a um conteúdo diferente.

Abra o Instagram no seu smartphone. Abriu? Agora, clique no ícone da lupa 🔎ali no canto inferior direito. Pronto, você está na aba Explorar do Instagram.

Peraí, você reparou que não segue nada do que aparece, certo? Mas também notou que muito do que é exibido tem a ver com suas preferências, né não?

É que o recurso funciona também como um cardápio cheio de sugestões de coisas que poderiam te interessar.

Recentemente, o Instagram até segmentou o conteúdo do Explorar em categorias como “IGTV”, “Shop”, “Humor”, “Música”, “Beleza” etc, para você chegar mais rápido no tipo de conteúdo desejado, como mostra a imagem:

como aparecer no explorar do instagram: imagem da tela explorar do instagram

Como o conteúdo é escolhido para aparecer no Explorar

O Instagram só sabe que você adora vídeos de filhotinhos ou que se interessa por câmeras fotográficas porque você demonstra isso de várias formas.

A própria plataforma fica cheia de segredinhos e não dá detalhes quando a gente pergunta quais os parâmetros para escolher o que é exibido no Explorar de cada pessoa.

O que se sabe é que ao menos três critérios são considerados para a curadoria de imagens do Instagram:

  • Postagens com as quais o usuário interagiu anteriormente, seja por comentário, curtida, itens salvos ou compartilhamento via DM;
  • Postagens que atraíram milhares de outros usuários, desde que tenham a ver com o tipo de conteúdo com o qual você está acostumado a interagir;
  • Conteúdo parecido com aquele das páginas que você já segue.

Isso acontece porque os algoritmos do Instagram identificam as suas atividades no app e, assim, montam um padrão do que você gosta. Seria muito difícil saber o que tem “a sua cara” se você nunca comentasse, curtisse ou seguisse qualquer coisa!

A propósito, se você não curte os posts que aparecem para você no Explorar, é só clicar nos três pontinhos do post indesejado e selecionar “Mostrar menos posts como este”.

Desta forma, os algoritmos entenderão que você não está interessado naquele tipo de conteúdo, pelo menos naquele momento.

Por que investir em aparecer no Explorar do Instagram

Segundo o Instagram, mais de 50% de seus usuários usam a página Explorar. E isso é muita gente! 😱 Imagina o aumento de visualizações que você pode ter com a exposição dos seus posts visíveis na lupa!

E, detalhe! A sessão Explorar não te expõe a qualquer um, não, mas a um público segmentado, isto é, que está propenso a se interessar pela sua oferta.

Sem contar que é um ótimo caminho aumentar o engajamento do post, à medida que mais pessoas podem ver seu conteúdo, ganhar seguidores, porque as pessoas que checam seu perfil podem segui-lo se gostarem do seu conteúdo e, até mesmo, melhorar a sua conversão com o uso de CTAs (chamadas para ação) adequados.

Como aparecer no explorar do Instagram?

Como você pode perceber, o conteúdo que aparece na guia explorar é selecionado, logo é preciso enviar sinais ao Instagram para que o algoritmo identifique sobre o que é o seu negócio e com o que ele se parece.

Veja algumas dicas de como fazer isso!

1. Descubra quais posts o seu público gosta

Se passou pela sua cabeça comprar seguidores ou aumentar a frequência de postagens publicando aleatoriamente, esqueça.

Seus seguidores precisam ter interesse no seu conteúdo. Isso significa que você precisa saber o que eles procuram quando navegam pelo feed e qual conteúdo eles mais se envolvem.

Pelo Instagram Analytics ou com uma ferramenta de gestão de redes sociais, como a mLabs, você consegue descobrir quais posts tiveram melhor desempenho (curtidas, comentários e compartilhamentos) para produzir mais conteúdos parecidos.

Além disso, provavelmente, algum conteúdo da marca já está aparecendo no Explorar do Instagram e você nem sabe!

Para rastrear essa informação é simples, vá até o feed do Instagram e toque no botão “Ver Informações” abaixo de sua postagem, deslize a janela para cima para visualizar mais informações da publicação.

como aparecer no explorar do instagram: imagem de um post da mLabs no Instagram

Na parte de “Descoberta” você terá acesso a quantidade de pessoas que descobriram o seu post através da aba Explorar do Instagram.

como aparecer no explorar do instagram: imagem de um post da mLabs no Instagram indicando onde se localiza a informação de impressões da guia explorar

Como você pode notar, esse nosso post entrou na guia Explorar e mais de 2.616 impressões vieram de lá, ou seja 23% das contas que alcançamos com esta postagem nem estavam seguindo o nosso perfil no Instagram.

Ao fazer essa análise você terá Insights sobre qual conteúdo tem o melhor desempenho para reproduzir ou se inspirar em formatos e abordagens para conteúdos futuros.

2. Use hashtags locais e estratégicas

Outro truque indispensável é utilizar hashtags no Instagram, elas tornam seu conteúdo detectável para quem ainda não te segue.

Segundo uma pesquisa da Sprout Social, posts com pelo menos uma hashtag do Instagram geram em média 12,6% mais engajamento do que posts sem hashtag, logo, dá para perceber o poder que elas têm para conseguir mais curtidas e comentários.

O ideal é escolher as hashtags locais e estratégicas que classifiquem o seu conteúdo de acordo com as categorias do Explorar (Decoração, Arte, Comida etc). E, não se esqueça de usar hashtags nos Stories do Instagram, pois isso pode dar uma forcinha para que eles alcancem mais pessoas também.

Outra dica é em vez de usar as hashtags mais populares, seja mais seletivo, combine as tags da marca com locais, tendências e frases divertidas que relacionem os seus posts ao seu público-alvo.

3. Invista no formato de vídeo (IGTV, Reels, Animações)

Não é de hoje que conteúdo no formato de vídeo bomba no Instagram, não que os outros formatos sejam menos importantes, mas os vídeos despertam o interesse do usuário por um período mais longo e, por isso, possuem uma classificação elevada no algoritmo.

Além disso, os formatos IGTV e Reels são reproduzidos automaticamente em locais de destaque na página Explorar o que aumenta as chances de receber mais a atenção dos usuários.

Mas sabemos que criar um conteúdo de vídeo do zero é bem trabalhoso, principalmente quando você não tem um evento específico para gravar, fora que você pode ter toneladas de fotos boas no rolo da câmera prontas para publicar.

Nesses casos, adicione movimento ao seu conteúdo estático e faça com que ele fique mais atraente! Use os recursos do Insta e dê mais vida às suas fotos, boomerang, filtros de movimento e animação são alguns exemplos que podem ser utilizados.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

4. Conecte-se com o público, use CTA atraente

Para aumentar as chances de aparecer na página Explorar, você precisa interagir com seu público e gerar engajamento (posts que atraem muitos usuários aparecem no Explorar, lembra?).

Quanto mais comentários e curtidas receber, mais provável que encontre seu lugar na vitrine do Instagram. Além disso, as interações positivas ajudam a construir a reputação da marca.

Já viu como grandes nomes como Netflix e Burger King interagem com as pessoas? Claro que tem alguém por trás do computador, mas a impressão é de que a própria marca é uma pessoa com senso de humor.

Promova a interação nos seus posts, peça aos seguidores que usem sua legenda para fazer perguntas, por exemplo. Isso incentivará os usuários a iniciar uma conversa, dar opinião sobre a marca ou esclarecer dúvidas.

Além de pedir para comentar, peça também para que os seguidores marquem seus amigos nos comentários, assim ampliando o alcance do seu post para outros usuários interessados que talvez ainda não conheçam a sua marca.

Portanto, vá além das CTAs (chamadas para ação) padrões como “compre já”, use a criatividade para personalizar esse momento de interação. Veja no exemplo abaixo como nós usamos a criatividade para estimular a interação com o nosso público.

Neste post usamos o formato de carrossel e duas imagens de emoji (que é referência da nossa marca) para fazer uma analogia aos impactos da pandemia do Coronavírus e contar as novidades de como temos passado por esse período.

Na primeira foto, o emoji está novinho em folha e o mês é janeiro de 2020, na segunda, estamos em agosto de 2020 e o emoji já está todo destruído. Na CTA pedimos para os nossos seguidores compartilharem quais foram as conquistas deles esse ano.

O post teve uma ótima repercussão com os seguidores que se identificaram com o conteúdo e interagiram, mesmo que fosse apenas com uma risadinha nos comentários!

5. Publique no horário certo

Descobrir o melhor horário para postar no Instagram é importante para encontrar seguidores online que possam interagir com suas postagens e aumentar as chances do seu público em potencial encontrar seu conteúdo na página Explorar.

Quanto mais rápido acontecer o envolvimento com o seu post, mais o algoritmo do Instagram entende que o seu conteúdo é “valioso” e que vale a pena disponibilizá-lo na página Explorar para que outras pessoas também o descubram e se envolvam com ele.

Essas informações você também consegue descobrir pelo Analytics do Insta ou por uma ferramenta de redes sociais, a diferença é que pelo Instagram Analytics você terá um pouco mais de trabalho pois fará a extração dos dados manualmente, para depois montar o relatório e analisar o melhor horário. Já com uma ferramenta específica, essas informações aparecem mastigas, você bate o olho no relatório e já tem o Insight que precisa para otimizar suas postagens no melhor horário.

impulsionar-posts: uma imagem com postagens do instagram flutuando e os dizeres: impulsione seus posts pela mLabs.

6. Faça anúncios para aparecer na guia Explorar do Instagram

Desde 2019, o Instagram liberou anúncios para a página Explorar.

A primeira coisa que você precisa saber ao escolher esse tipo de posicionamento é que os seus anúncios não aparecerão no feed, eles ficarão disponíveis apenas na guia Explorar do Insta mesmo.

Segunda informação importante, não é porque você está anunciando que será mais fácil conseguir visualizações e engajamento na aba Explorar. Para obter o ROI (retorno sobre investimento) de do seu anúncio, você terá que criar um post tão atraente quanto os outros posts que você publica de forma orgânica.

Se você ainda tem dúvidas de como fazer anúncios no Instagram para ampliar o alcance dos seus posts, confira o nosso post sobre Instagram Ads e descubra como criar anúncios sem cometer erros.

E aí, pronto para começar a ganhar espaço na vitrine do Instagram?

Aproveite o embalo e veja também nosso post sobre Stories Ads e aprenda como aumentar o alcance dos seus anúncios nos Stories do Instagram.

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