Que o LinkedIn é uma rede social incrível e pode ajudar sua carreira e negócio, você provavelmente já sabe, certo?
Também sabe que não basta estar na rede, você precisar conhecer alguns macetes pra tornar seu perfil no LinkedIn mais atraente e, claro, criar conteúdo relevante e enriquecedor, que te ajude a se conectar com as pessoas certas e gere autoridade e visibilidade para sua marca pessoal ou empresa.
Além de tudo isso, é importante saber o melhor horário para postar no LinkedIn, afinal, assim como diversas outras redes sociais, o LinkedIn também tem seu alcance orgânico melhorado em horários específicos, quando há mais gente online e consumindo conteúdo.
Vamos então falar um pouco mais sobre os horários certos para postar e, de quebra apresentar algumas dicas para você conseguir tirar o máximo de vantagem desta rede social.
Quais são os melhores horários para postar no LinkedIn?
De forma geral, existem alguns dias e horários que são conhecidos como os horários nobres do LinkedIn, onde há mais pessoas online e, dessa forma, o alcance orgânico recebe um “boost”.
Segundo uma pesquisa recente da Sprout Social os melhores horários são às 12h e às 17h das terças e quintas.
Analisando o gráfico acima é possível notar que os melhores horários são sempre aqueles próximos dos intervalos do horário comercial:
- às 7h, dando aquela olhadinha antes de entrar no trabalho, depois de acordar, ou no intervalo tomando um café;
- às 12h, durante o horário de almoço e descanso;
- às 17h, próximo do momento de sair do trabalho, quando tudo já está pronto e estamos dando aquela “morcegada”, esperando a hora de ir embora.
Isso significa que sempre que você postar nestes horários terá sucesso? Não é bem por aí. A seguir a gente te explica melhor o porquê!
Melhor horário para postar no LinkedIn: boas práticas
Levando em conta a informação anterior, sobre os melhores horários, e seguindo estas boas práticas, seus conteúdos no Linkedin tendem a ter um engajamento ainda maior. Se liga!
Conheça como funciona o algoritmo do LinkedIn
É mais fácil jogar um jogo quando você conhece as cartas em sua mão, não é mesmo?
Por isso, é importante que você entenda bem como funciona o algoritmo do LinkedIn. Você precisa entender o funcionamento desse mecanismo que avalia a qualidade do seu conteúdo, como ele é visto pela rede, as interações que recebe, passando até por uma revisão humana para, então, atingir mais pessoas.
Faça os seus próprios testes sempre que possível
Esses estudos servem para você ter uma boa base, mas é sempre bom fazer pesquisas e monitorar seus resultados para entender de verdade como o seu público se comporta.
Você pode estar inserido em um nicho onde as pessoas acessam a rede em um horário diferenciado, ou consumindo o conteúdo de outra forma. Por isso, é importante que faça seus próprios testes A/B para encontrar o horário que mais funciona para você!
Entenda o comportamento do seu público
Fazendo testes fica mais fácil entender o comportamento da sua audiência. Você pode chegar à conclusão de que seu público acessa o LinkedIn durante a noite, em casa e, portanto, acaba consumindo conteúdos mais densos. Porém, isso você só descobre por meio de testes, monitoramento e pesquisa.
Reflita sobre postar no horário comercial
Fazendo seus testes e entendendo o comportamento do seu público, finalmente você vai saber se postar em horário comercial é a melhor estratégia para você.
Lembre-se que você deve levar em conta também o fuso-horário. Se boa parte do seu público não vive no Brasil, é bom considerar que quando é final de tarde aqui, em alguns lugares já pode ser fim de noite.
Incentive os colaboradores a compartilhar
Se você tem uma página de empresa no LinkedIn, é importante que também incentive os colaboradores a compartilhar o que é postado, também estimule que a criação de conteúdos autorais por parte deles e, claro, a marcação da empresa no post.
Pessoas confiam e interagem mais com pessoas. Por isso, apostar na credibilidade dos seus colaboradores pode fazer seu conteúdo atingir mais gente e passar mais credibilidade.
Como descobrir o melhor horário para postar no LinkedIn pela mLabs?
Agora é que vem o pulo do gato!
Você pode seguir todas as dicas anteriores e fazer isso manualmente, olhando post por post os resultados em seu LinkedIn.
Porém, amigx, se você usar uma ferramenta de gestão de redes sociais como a mLabs, será possível otimizar ainda mais o desempenho dos seus posts e crescer sua marca pessoal ou empresa no LinkedIn.
Já começa pelo fato da mLabs ser a única ferramenta de gestão de redes sociais que é “partner oficial” do LinkedIn! Isso significa que nós temos todo suporte de desenvolvedores e acesso a toda equipe da plataforma para buscar sempre as melhores soluções para nossos clientes.
As vantagens de ter uma ferramenta de gestão de redes sociais para te ajudar no desenvolvimento das estratégias de marketing começa já na criação de conteúdo em que você consegue:
- criar o seu post na medida certa da rede social usando as ferramentas de design para desenvolver artes gráficas;
- organizar seu calendário de postagens marcando datas importantes;
- definir o dia e horário que cada postagem deve ocorrer, com o recurso de agendamento de posts.
Tudo isso só na fase de criação e agendamento. Após fazer suas publicações, a mLabs te ajuda a identificar o melhor horário para postar no LinkedIn através de diversos relatórios personalizados, com informações sobre a sua audiência, a performance das suas publicações e até comparativos com concorrentes.
Desta forma, você terá todo o suporte necessário para conseguir definir os melhores horários de postagem, o tipo de conteúdo que mais engaja (texto, foto, vídeo), o perfil do seu público e diversos outros Insights.
Parece bom demais para ser verdade ter toda essa facilidade em apenas alguns cliques, né?
Calma, ainda temos uma surpresa.
Você pode fazer um teste grátis na plataforma pra conhecer todas as funcionalidades e entender se isso vai servir ou não pra você. Simples assim.
É só acessar, começar seu teste e facilitar a sua vida com uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais completa!