Se você usou o Instagram hoje, provavelmente foi impactado por algum anúncio no Feed ou nos Stories e talvez nem tenha percebido.
Isso acontece porque o algoritmo do Instagram apresenta anúncios de forma natural em sua plataforma, atribuindo uma confiança maior para as marcas que investem em publicidade na rede social.
E não é só isso!
As campanhas no Instagram contam com segmentações assertivas. Elas permitem o alcance de usuários que possuem afinidade com o produto ou serviço apresentado e, sendo assim, maior tendência de adquiri-lo.
Mesmo que um consumidor não clique logo de primeira no anúncio, só pelo fato de ver algo relacionado à marca na rede social, ele começa a se familiarizar e confiar mais na empresa.
Mas por onde começar?
Segue a leitura para saber mais sobre como fazer campanhas no Instagram de forma prática e veja também ideias que vão inspirar os seus anúncios!
O que é Instagram Ads?
Começando pelo básico, afinal, o que é esse Instagram Ads que tanto falam?
Instagram Ads é a ferramenta disponibilizada pelo próprio Instagram para veiculação de anúncios em sua plataforma.
A ferramenta na verdade é unificada, sendo funcional para anúncios tanto no Facebook quanto Instagram e é oficialmente chamada de Gerenciador de Anúncios.
Agora veja algumas motivações para começar a criar seus anúncios na ferramenta!
Por que anunciar no Instagram?
Bom, nem precisamos falar que não dá para depender apenas dos posts orgânicos no Instagram, devido a limitação de alcance do algoritmo, né?
Ufa… Ainda bem que já passamos dessa fase!
Então, vamos começar por uma das vantagens mais relevantes: o custo-benefício.
Você tem controle total sobre seu orçamento para investir em anúncios com amplo alcance. Se bem feito, o anúncio pode dar um retorno positivo, mesmo com orçamento mais baixo.
Outro ponto positivo além do custo-benefício é o fato dos anúncios no Instagram serem “disfarçados”, ou seja, eles se camuflam melhor em meio aos outros posts na rede social, parecendo mais naturais aos usuários.
Além disso há vários formatos de anúncios para atingir os usuários com mais eficácia, como o próprio “arrasta para cima” do Stories, que aparece de forma natural e intuitiva.
Sem contar que, de acordo com os dados do Facebook Business, 60% das pessoas afirmam que descobrem novos produtos no Instagram, ou seja, é uma ótima maneira para conquistar mais visibilidade.
Além de aumentar a visibilidade, os anúncios permitem melhorar a sua taxa de engajamento com o público e o reconhecimento da marca na rede social.
Quais são os tipos de anúncios disponíveis no Instagram?
Agora que você já sabe o que é o Instagram Ads e porque deve investir na plataforma, veja os principais formatos de anúncio disponíveis na rede social.
Carrossel
Nos anúncios de carrossel você pode disponibilizar mais de uma foto ou vídeo para que o usuário deslize e encontre outros produtos relacionados, por exemplo.
Esse é um formato muito utilizado no Instagram e pode ser feito de maneira criativa, para conta histórias, apresentar uma “vitrine” de produtos, coleções novas e mais!
Imagem única
Nos anúncios de imagem única, como o próprio nome já indica, você apresenta uma imagem para o usuário.
Essa imagem pode ser breve e simples, mas passar uma mensagem marcante ao usuário, que o leve a compra. Mais uma vez, use a criatividade para ter mais engajamento e conversões.
Vídeo único
Neste formato você pode utilizar o recurso de vídeos para apresentações mais completas e impactantes, ideal para apresentação de cases de sucesso por exemplo e serviços que requerem que uma visão 360º seja apresentada ao consumidor.
Coleção
Por fim, os anúncios de coleção são ótimos para lojas com diversos produtos, proporcionando uma experiência de compra positiva para o consumidor, que pode ver todos seus produtos mais importantes em um só anúncio!
Anúncios nos Stories
Com anúncios nos Stories, é possível se conectar com mais de 600 milhões de contas que estão usando os stories diariamente.
Confira todas as dimensões de fotos e vídeos do feed agora são suportadas (de 1:91 a 4: 5):
Tipo de arquivo
.mp4 ou .mov (Vídeo)
.jpg ou .png (foto)
Tamanho máximo do arquivo
4 GB (vídeo)
30 MB (foto)
Duração do vídeo
Máximo: 120 segundos
Observe que as imagens serão exibidas por 5 segundos por padrão
Dimensões
Resolução recomendada: 1080 x 1920
Mínimo: 600 x 1067
Codecs Suportados
Vídeo: H.264, VP8
Áudio: AAC, Vorbis
Para conhecer mais a fundo as políticas de anúncios do Instagram, visite o site de Políticas de Publicidade. Para especificações e informações adicionais, recomendamos que você consulte o Guia de Anúncios do Facebook.
Como criar anúncios no Instagram do zero?
Bem, agora que os formatos de anúncio já foram apresentados, vamos para a prática!
Antes de mais nada, você deve acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Essa é uma ferramenta que você usará bastante, pois como falamos é por meio dela que você poderá criar, veicular e gerenciar as suas campanhas.
Para acessar a ferramenta, você deve estar logado no dispositivo que vai acessar e entrar direto na página.
Após acessar você entrará em contato com a interface da ferramenta e poderá explorar à vontade, afinal, seus recursos são gratuitos!
É recomendado fazer o tutorial guiado caso seja sua primeira vez, mas para te ajudar já montamos o passo a passo de como criar uma boa campanha aqui mesmo.
Dá uma olhada!
Defina o objetivo da campanha
O objetivo da campanha é uma das partes mais simples, porém ao mesmo tempo mais difíceis de se chegar a um acordo.
Isso porque o negócio pode ter vários objetivos secundários, que refletem outros objetivos.
Para definir seu objetivo de campanha no Instagram é preciso entender as limitações na rede social e definir o que colabora com o objetivo macro do negócio.
Temos um post que aborda quando usar cada um dos objetivos disponíveis do gerenciador de anúncios do Facebook, se você tem dúvidas nesta etapa, com certeza, ele vai te ajudar!
Aqui estão os objetivos que o Instagram disponibiliza:
Nomeie a campanha e defina o orçamento
Após escolher o objetivo é preciso nomear a sua campanha e definir um orçamento que poderá ser diário ou vitalício.
No orçamento diário, você informa à plataforma quanto vai ser gasto por dia. Já no orçamento vitalício a campanha gastará o dinheiro ao longo de todo o dia por quantos dias você determinar, até que seu orçamento total se esgote.
Nesse passo você também tem a opção de criar um teste A/B para testar duas diferentes campanhas/anúncios para um mesmo produto ou serviço.
Crie um público e escolha o posicionamento
Esta é a hora de nomear o conjunto de anúncios que será veiculado dentro da campanha criada, escolher um público e o posicionamento.
Calma! Vamos explicar cada uma dessas funcionalidades.
A parte do público é uma das mais importantes, você pode tanto criar um público novo, quanto usar um já salvo na ferramenta. Escolha as opções que melhor correspondem a seu público e siga!
O posicionamento, consiste nos locais do Instagram onde seu anúncio será veiculado (feed, stories, parceiros, etc.).
Ao optar pelo posicionamento automático você deixa essa função a cargo do gerenciador, que em verá quais locais seu anúncio tem melhor engajamento e testará ele em diferentes locais.
Já no posicionamento manual, você pode escolher exatamente onde quer que ele seja veiculado na plataforma.
Crie o anúncio e escolha a plataforma
Agora, basta clicar em continuar e seguir para a área de criação de anúncios da ferramenta.
Aqui você poderá escolher o formato do anúncio, enviar os arquivos de mídia criados para tais anúncios e escolher a plataforma onde eles serão veiculados.
Pronto seu anúncio será criado!
Lembrando que geralmente, a cobrança do anúncio é feita de acordo com o objetivo de campanha, e existem três tipos de compra de anúncio:
- CPA (Custo por Ação): você paga de acordo com a ação do usuário
- CPC (Custo por clique): você paga por clique na sua chamada para ação
- CPM (Custo por mil impressões): você paga a cada mil exibições do seu anúncio
Você definir o valor do lance máximo de cada ação estipulando um teto para os gastos, ou optar por manter no automático, deixando à escolha do Facebook, que decidirá o teto do lance pensando sempre na otimização da sua campanha.
7 ideias de anúncios para inspirar sua campanha no Instagram
Agora que você sabe como criar seus anúncios, veja algumas ideias legais que podem ajudar no processo de criação!
1 – Conte uma história
Histórias bem contadas são sempre boas de ouvir, não é mesmo?
A prática de Storytelling já não é segredo para ninguém, sendo muito utilizada em diferentes estratégias, o que prova o seu valor.
As histórias têm um poder persuasivo muito forte, podendo fazer com que o público se identifique com elas e tenha empatia pelo que a marca tem a dizer.
Ao gerar essa confiança, fica bem mais fácil apresentar uma solução para a dor desse consumidor, pois o mesmo confiará com mais facilidade e, com isso, terá mais propensão de realizar a ação solicitada, como a compra de um produto.
Mas não se engane, contar boas histórias não é sinônimo de contar longas histórias.
Principalmente em uma rede como o Instagram, onde as informações são consumidas de forma muito rápida, é importante ser breve e impactante com suas histórias.
A Bem Mais Seguro (marca de seguros para celulares) fez isso muito bem com ao contar com imagem e pequeno trecho uma história que representa o que acontece com muitas pessoas, podendo gerar empatia.
2 – Interaja com o público
A interação com o público é fundamental tanto para saber se o mesmo está gostando de seus anúncios, quanto para melhorar o engajamento e criar anúncios mais assertivos.
Aqui alguns recursos do Instagram podem te ajudar bastante como as figurinhas, enquetes e outros stickers dos Stories.
Lembre-se também de usar CTAs (chamadas para a ação) atrativas e mensagens que despertam a atenção, interesse e desejo nos usuários.
Veja um exemplo bem interessante da Renner, em que a marca utiliza um CTA claro e incentiva a interação do público com o anúncio.
3 – Gere autoridade com os anúncios
Os anúncios terão amplo alcance, principalmente quando falamos em redes sociais, onde há tantos usuários ativos diariamente.
Portanto, é uma ótima oportunidade para se tornar uma referência em seu segmento e ser uma autoridade no mercado.
Para isso, você deve agir como tal. Um ótimo exemplo é a própria mLabs, que divulgou um estudo para ajudar muitos de seus potenciais consumidores e atribuir certa autoridade à marca.
4 – Veicule ofertas limitadas
A escassez é um gatilho mental poderoso para a conversão. Isto é, quando um usuário vê uma oferta limitada, a tendência é que tenha o sentimento de estar perdendo algo.
Isso gera uma urgência na compra de produto ou serviço em promoções, o que pode levar a mais interações e conversões do usuário.
Abaixo está um anúncio do iFood, onde a marca apresenta uma oferta do Ragazzo.
Neste exemplo, aplicando o recurso da escassez, a marca poderia ter colocado uma data ou quantidade de pedidos limitados, para gerar ainda mais urgência na compra.
5 – Crie uma Brand Persona e transmita uma mensagem ao público
A brand persona corresponde de forma concisa à personalidade de uma marca.
É ela que define como a marca se comporta e se comunica com o seu público, é fundamental criar a sua para que a mensagem do anúncio esteja alinhada com os valores da empresa.
Ao criar uma brand persona, você deve considerar diversos aspectos como a abordagem nas campanhas, identidade visual e valores.
Afinal, ninguém quer que a marca seja vista como chata pelos consumidores, não é mesmo?
Uma marca que trabalha muito bem sua brand persona é o Nubank.
Ela mantém uma comunicação sempre clara e simples, para passar a mensagem de que os bancos não precisam ser complicados e chatos, fugindo do tradicional.
Não só isso, o Nubank também investe bastante em uma identidade visual padronizada, que segue em todas suas campanhas para gerar reconhecimento e confiança nos usuários, passando a mensagem de uma marca sólida e consistente, características fundamentais para um banco.
6 – Gere expectativas no público
Criar expectativas para seus consumidores é uma das melhores estratégias para conseguir mais engajamento e alcance.
Essa tática provou ser ótima para alcançar mais vendas com um negócio, pois faz com que os consumidores anseiam pelo que a marca tem a oferecer.
Uma boa prática para gerar expectativa no público é divulgar produtos que serão lançados em breve, eventos que acontecerão ou até novas funcionalidade em um software.
Para isso, a comunicação deve ser feita de forma a despertar o desejo no público pelo lançamento, por isso é importante investir em campanhas atrativas e com grande alcance.
Um exemplo disso é a marca Bacio di Latte, que todos mês divulga novos sabores de sorvete que começará a vender.
Isso gera uma expectativa no público para todos meses experimentar os novos sabores que a marca lançará.
7 – Use o poder de influenciadores digitais
Uma forma muito eficiente de ter mais sucesso com suas campanhas e atrair um público maior, é consolidando parcerias com influencers para divulgarem seus produtos.
Os influencers costumam ter relações mais próximas com seus seguidores, os quais tendem a confiar nas dicas relacionadas à área de influenciador.
Em marcas de moda, por exemplo, essa prática é muito comum. Ao consolidar parcerias com referências na moda e beleza, as marcas aumentam seu poder de influência e podem ter ótimos resultados.
Um exemplo é a marca RoC Skincare, que fez uma parceria com a influencer Camila Coelho para divulgar um de seus produtos no Instagram.
E aí, curtiu nossas ideias para criar as suas campanhas no Instagram?
Agora que você sabe como fazer, veja também algumas dicas específicas para criar bons anúncios nos Stories e se torne um expert no assunto!