Não criar posicionamento de marca nos canais digitais hoje em dia, é como não existir no mercado.
Todo mundo aqui já sabe o quanto as redes sociais fazem parte da rotina de todo mundo e é claro que as marcas não perderam a oportunidade de explorar esse baita formato de comunicação e conexão com consumidores!
Mas o que isso gera? COMPETITIVIDADE. E essa competitividade aumenta cada vez mais o nível de qualidade do conteúdo e, por consequência a qualificação dos profissionais que são responsáveis por criar posts nas redes sociais.
Quer saber como criar posts para mídias sociais que sejam estratégicos, com dicas essenciais e as melhores ferramentas para te ajudar nessa missão? Vem comigo!
Como criar posts para as redes sociais com estratégia?
Quer aprender como criar posts para Instagram e outras redes da forma correta? Então inspire, expire e se prepare para a etapa mais importante de todas: o planejamento.
Parece contraintuitivo, mas a criação de fato é a última etapa do processo. Isto é, se você realmente quer fazer um post incrível.
Antes de botar a mão na massa, existem diversos outros fatores que você precisa considerar.
1. Construa o perfil da sua brand persona e crie uma identidade visual
A brand persona é uma personificação da marca, com ela é possível definir como será o posicionamento por meio de elementos como linguagem, tom, e valores.
É ela que vai ditar como deve ser toda interação com clientes, funcionários e stakeholders, sempre remetendo a valores fixos, às vezes pode adaptar a abordagem ao canal e público, mas é importante manter o estilo, linguagem e valores intactos.
Criar uma brand persona é essencial para que as pessoas se identifiquem com a marca e você gere conexão.
Aliada à brand persona, a identidade visual também é muito importante e se refere ao conjunto de elementos visuais que representam a marca, como cores, logo, ilustrações e avatares.
2. Entenda quem é sua buyer persona
Você só vai criar posts incríveis se souber exatamente com quem está falando, em qual estágio da jornada de compra essa pessoa está e qual abordagem mais adequada de acordo com seu perfil demográfico e comportamental.
A única forma de saber tudo isso é criando a buyer persona do seu negócio!
Personas são representações detalhadas do público ideal da marca. Elas trazem informações essenciais sobre um personagem que representa grande parte da clientela da marca e contribui para uma comunicação mais próxima e humana!
3. Trace a jornada de compra da sua persona
A jornada de compra representa as etapas pelas quais um consumidor passa até comprar um produto, sendo as principais:
- Aprendizado e descoberta: é quando o consumidor nem sabe que precisa de sua solução, mas tem interesse/conhecimento do nicho (exemplo de conteúdo: “Como aumentar a produtividade”);
- Reconhecimento do problema: é quando o consumidor, após ler conteúdos sobre o tema, percebe que tem um problema (exemplo de conteúdo: “Como melhorar a gestão de seu tempo?”);
- Consideração da solução: agora o consumidor pesquisa possíveis soluções para seu problema e encontra algumas (exemplo de conteúdo: “Como um relógio pode te ajudar a administrar melhor o tempo?”);
- Decisão de compra: por fim, o consumidor sabe o que quer e começa a avaliar as opções e comparar (exemplo de conteúdo: “Qual é o melhor relógio?”).
Percebe que para cada etapa é possível apresentar um conteúdo que acompanha e direciona o consumidor?
Entender o tipo de conteúdo que você pode criar para as etapas pode garantir ótimos resultados!
4. Planeje e utilize a estratégia 3H’s em suas editorias
Planejar o tipo de conteúdo para cada jornada de compra não é uma tarefa fácil. Felizmente, temos várias metodologias que podem ajudar no processo.
Uma delas é a metodologia dos 3H´s, que visa trazer mais consistência e alcance nas diferentes etapas da jornada de compra.
A metodologia classifica os conteúdos em:
- Help: conteúdos mais básicos que visam sanar dúvidas sobre o produto, trazer reviews, tutoriais e educar o consumidor (exemplo: blog da mLabs);
- Hub: conteúdos com menor frequência para estreitar o relacionamento com quem já se conectou com a marca. Webinars, parcerias e depoimentos de clientes são todos bons conteúdos para essa etapa, por exemplo;
- Hero: são conteúdos exclusivos que entregam muito valor aos consumidores já engajados com a marca (exemplo: nossos conteúdos exclusivos pra quem é cliente).
5. Crie o copy do post e legenda
Se você tá se perguntando o que é o copy, ele nada mais é que toda a parte textual de um post. E um bom copywriting é essencial para atrair a atenção das pessoas nas redes sociais.
Não adianta ter uma identidade incrível e conteúdos supercompletos, se a sua copy não for chamativa e estratégica, a marca será um fantasma nas redes.
Aqui vão algumas dicas para escrever um bom copy:
- Tenha compromisso e coerência
- Tenha clareza e objetividade
- Use o gatilho da escassez para atrair pessoas
- Faça perguntas para o seu público
- Domine o assunto e passe segurança
- Ofereça “algo a mais” nos seus copies
- Use depoimentos de clientes satisfeitos
6. Crie a arte utilizando uma ferramenta de design
Consolidar a identificação de uma marca é fundamental e, para isso, você precisa explorar bem os elementos visuais que compõem a identidade visual.
A composição de elementos dos posts deve ser única, mas é claro que templates prontos e referências ajudam – e muito! – principalmente se você está começando.
São eles que vão nortear sua criação no começo, até que você consiga trazer mais originalidade e singularidade aos posts.
Ao criar a arte, considere:
- tipografia;
- cores;
- formas;
- imagens (existem vários bancos de imagens gratuitos para te auxiliar);
- grafismos;
- logo;
- ícones.
Ah, e não se esqueça de considerar o tamanho de imagens adequado para as redes sociais! Não adianta fazer o post mais lindo do mundo, mas não adequá-lo às dimensões corretas de cada formato.
E falando em criação, nada melhor que uma ferramenta para te ajudar a criar posts a partir de templates e com os tamanhos certos. Confira algumas sugestões abaixo!
Melhores ferramentas para criar posts para as mídias sociais!
Finalmente é hora de colocar a mão na massa e aprender como criar posts na prática!
Depois de seguir as dicas dos tópicos anteriores deste artigo, você pode seguir com mais tranquilidade rumo à criação de seu post.
Para nossa felicidade, podemos contar com ferramentas que quebram um baita galho – um não, milhares!
Canva
O canva é uma das ferramentas mais populares na criação de posts e não é à toa!
Ela conta com milhares de templates de conteúdos dos mais variados temas, é completa, intuitiva e você aprende a usar superrápido!
O canva tem a versão gratuita que já te ajuda bastante a criar alguns posts. Você pode acessar a ferramenta clicando aqui.
Para utilizar, basta entrar no site, fazer seu registro, escolher um template e explorar as funcionalidades para criar uma imagem no Canva.
Trakto
A Trakto tem uma dinâmica similar ao Canva, com múltiplos templates e um banco de imagens à disposição dos criadores de conteúdo na plataforma, além de seu editor de imagens completo.
Para usar a ferramenta basta acessar este link, criar sua conta e começar a explorar seus recursos gratuitamente.
VistaCreate
VistaCreate (ex Crello), é uma ferramenta de design gráfico gratuita que também conta com milhares de templates!
Clique aqui para acessar a ferramenta e criar sua conta gratuita.
Adobe Express
A Adobe é famosa por suas soluções de design mais sofisticadas – e caras – como Photoshop e Premiere.
Um de seus produtos recentes é a Adobe Express (antigo Adobe Spark), que traz a sofisticação de seus outros produtos para uma ferramenta gratuita, também repleta de templates, imagens e opções de edição!
Saiba mais em nosso post sobre apps para criar imagens para o Instagram!
Quanto cobrar para criar um post!
Antes de falar sobre os valores, é importante ressaltar que, assim como a maioria das coisas na vida: depende do contexto!
Para definir um valor assertivo você precisa considerar fatores como o seu tempo de experiência, complexidade do projeto e o próprio mercado, pois o preço varia dependendo do nicho e região em que você atua.
Dito isso, ano passado realizamos um uma pesquisa com mais de 2000 profissionais do ramo para saber quanto o social media costuma cobrar.
Esses dados foram colhidos considerando o nível de experiência e um pacote com: planejamento de conteúdo, criação, postagens e interação para um volume de 12 posts/mês.
- Social Media com pouca experiência: Entre R$500 e R$1000 por mês;
- Social Media Pleno: Entre R$1.000,00 e R$2.500,00;
- Social Media Sênior: Resposta dividida entre “Acima de R$3000 por mês” (34,65%); “Entre R$2000 e R$2500 por mês” (36,01%) e “Entre R$2500 e R$3000 por mês” (20,85%).
Ou seja, o social media costuma cobrar entre R$500,00 e R$3.000,00 para o planejamento estratégico, criação, publicação, interação e análise de um volume de 12 posts/mês.
Lembrando que os dados de quanto cobra um social media foram obtidos a partir de respostas de profissionais e não são regras!
E aí, é muita coisa pra assimilar, não é? Mas comece aos poucos e não se esqueça de considerar a autenticidade e a relevancia na hora de criar seus posts, beleza?
Bora! Já está na hora de aplicar os conhecimentos adquiridos aqui e criar posts incríveis para sua marca!
Aproveite também para aprender um pouco mais sobre como criar um bom planejamento de redes sociais, essencial para impulsionar seus canais.